Negócios e Gestão

Automatização de tarefas: 3 formas de fazer e importância

Quer eliminar as atividades repetitivas da sua empresa e aumentar a performance? Então, invista na automatização de tarefas. Afinal, com ela o fluxo de trabalho funciona melhor e você reduz a perda de tempo com ações manuais.

Além disso, também é com ela que se diminui o retrabalho e se ganha em produtividade. Por isso, nas próximas linhas você confere:

  • Qual o conceito de automatização de tarefas;
  • Porque ela é importante;
  • 3 formas de fazê-la.

Mas, antes, um spoiler, com o sistema de CRM da Linkseller você tem muito mais do que automatização. Tem resultado! Ao final, você saberá mais sobre ele. Boa leitura!

Qual o conceito de automatização de tarefas

Em primeiro lugar, entenda que não são todos os processos que podem passar pela automatização de tarefas. Portanto, é preciso escolher com inteligência aqueles que receberão a tecnologia.

Explicado isso, então, o conceito refere-se ao que pode ser feito de forma automática, sem intervenção direta das pessoas o tempo todo. Assim, se gera mais produtividade e se melhora o uso de recursos, sejam financeiros, físicos ou humanos.

Nessa estratégia, os funcionários ou vendedores, por exemplo, entram para incluir e conferir informações em um sistema. Porém, as ferramentas tecnológicas de automação já realizam cruzamento de dados ou ações automaticamente.

Esses apps e plataformas podem ser usados para diversas funções, como envio de e-mails marketing, nutrição de leads e logística. Da mesma maneira, elas se aplicam a várias áreas. Atendimento, marketing, vendas, financeiro e até o SAC podem ser beneficiados.

Enfim, definido o conceito, para tomar a decisão de quais processos aplicar a automatização de tarefas, dê uma olhada nas diretrizes de mercado da Associação Brasileira de Automação, GS1 Brasil.

Porque a automatização de tarefas é importante

Automatização de tarefas_modos

Embora o ganho de tempo e o aumento da produtividade sejam os principais benefícios da automatização de tarefas, existem outros motivos que a tornam importante:

  • Reduz a necessidade de intervenção humana;
  • Diminui ciclos, como o de produção e vendas, por exemplo;
  • Descentraliza funções, melhorando a integração entre equipes e a troca de informações entre os tomadores de decisão;
  • Minimiza a chance de erros e perda de dados;
  • Aumenta a segurança, tanto dos processos quanto da troca de materiais e conteúdos;
  • Não oferece risco, pois é usada em ações repetitivas, recorrentes e que não sofrerão modificação, apenas serão melhoradas e feitas com mais rapidez;
  • É confiável;
  • Eleva o controle sobre atividades;
  • Melhora o monitoramento de resultados, inclusive muitas plataformas são 100% online e oferecem acesso em tempo real.

É claro que existem outras vantagens dependendo da área e ação onde a automatização de tarefas for implantada. Porém, as listadas acima são as principais.

Para você entender o impacto no time de vendas, por exemplo, veja abaixo alguns dos benefícios adquiridos com a automação nesse setor:

  • Verificação rápida do faturamento;
  • Acompanhamento de métricas importantes como, por exemplo, Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e Ticket Médio;
  • Fácil levantamento de informações sobre os prospects, o que aumenta a capacidade de captação de leads qualificados;
  • Criação de metas individuais e coletivas, de acordo com os resultados avaliados, inclusive com possibilidade de ajustes em tempo real;
  • Geração de relatórios completos e com filtros por vendedor, cliente ou lead;
  • Controle do funil de vendas, entre outros.

Assim, os aplicativos e ferramentas contribuem para o aumento da taxa de conversão e melhoria constante do processo comercial.

No sistema de CRM da Linkseller, por exemplo, você tem acesso a todos os pontos listados acima e a mais recursos essenciais.

Confira também esses artigos:

👉  Automatização de processos, porque é importante e 3 ferramentas para investir

👉  Como prospectar clientes B2B com mais eficiência?

3 formas de fazer a automatização de tarefas

Para finalizar, foram separadas abaixo 3 opções de ferramentas para você começar a fazer a automatização de tarefas na sua empresa. Confira!

1) Unidade de Resposta Audível (URA)

Em primeiro lugar, o telefone ainda é um recurso procurado pelas pessoas para contatar uma organização. Inclusive, geralmente ele é usado quando se tem a tomada de decisão ou para fazer reclamações, dois momentos cruciais para o relacionamento.

Portanto, vale a pena ter uma URA. Ela é uma máquina ou sistema que irá interagir com o cliente e direcioná-lo por meio de comando. É muito comum, por exemplo, em laboratórios, SACs de operadoras de telefonia e clínicas.

2) Chatbots ou Hellobars

Em segundo lugar, esses são dois recursos semelhantes que são usados na internet, principalmente em sites.

Eles fazem a automatização de tarefas iniciais dos vendedores, por exemplo, e até do time de atendimento, começando o relacionamento com os visitantes.

Porém, é importante ter pessoas de plantão para entrarem em ação no lugar dos robôs, caso seja solicitado.

3) Invista em um sistema de CRM

Por fim, como você viu ao longo deste texto, essa é uma das melhores formas de fazer a automatização de tarefas. Afinal, esse é um sistema completo, com foco em vendas e que ainda pode ser personalizado.

Para se convencer de vez a usá-lo, faça um teste grátis da plataforma da Linkseller por até sete dias e sinta a diferença. Melhoria de performance e resultados depende de mudanças de atitude. Faça acontecer e boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]