“O crescimento cria mais problemas do que resolve… mas os problemas são o de menos.”
Um engenheiro da EchoSign, experiente no desenvolvimento de empresas de internet voltadas ao consumidor e tecnologia empresarial, uma vez comentou que ele não gostava de vendas de SaaS para empresas pois o processo nunca se tornava mais fácil.
Mas uma das principais lições que Aaron aprendeu na própria EchoSign, é que a facilidade vem em outros aspectos e isso vale para todos os empreendedores e startups de tecnologia.
As coisas ficam muito mais fácil quando se ultrapassa a marca dos 50 colaboradores e a receita recorrente anual passa dos US$10 milhões, depois dos US$15 milhões a US$20 milhões.
Isso não significa que fica mais fácil crescer, satisfazer investidores ou seguir o plano, mas os problemas operacionais parecem desaparecer. Quando entra-se nesse cenário vemos alguns fatos se revelarem:
- a base de clientes é diversa e não depende de peixes grandes;
- as equipes de venda e customer success trabalham de um modo colaborativo, mesmo com algumas imperfeições, mas de forma eficaz;
- o produto ainda pode ter algumas falhas, mas possui diversos recursos e oferece o que muitos clientes precisam.
A cada seis meses o nível terá de ser elevado, afinal a concorrência será cada vez mais difícil, e para as empresas que abrirem o capital, a pressão será mais forte do que nunca.
Em meio a esse cenário há 5 principais medidas que os melhores líderes de vendas devem saber:
Medida 1: aumentar o tamanho das transações assim que possível.
Medida 2: os melhores representantes apresentam bons resultados em 30 dias.
Medida 3: toda sua equipe de vendas seja sincera.
Medida 4: as melhores equipes de vendas permanecem unidas.
Medida 5: o outbound e o inbound são complementares.