Já pensou em usar estudos científicos para impulsionar suas vendas? Vem que a gente te mostra como!
Você sabe o que leva as pessoas a comprarem seus produtos? Você consegue definir se suas vendas ocorrem por causa da necessidade do consumidor ou se sua empresa oferece um produto que supre um desejo de consumo dos compradores?
O estudioso Ale Smidts, professor de pesquisa mercadológica na Rotterdam School of Management, cunhou o termo neuromarketing para definir o campo de pesquisa que estuda o comportamento dos consumidores a fim de facilitar o processo de vendas.
As pesquisas desenvolvidas nessa área revelam o que leva as pessoas a adquirirem um determinado produto. Seria o design? A necessidade? A forma como você se comunica com o leitor? Ou seriam as tendências mercadológicas e o medo de ser deixado de fora?
Gustavo Ferreira, especialista em marketing digital e copywriter, ensina em seu livro “Gatilhos Mentais” ferramentas de marketing capazes de melhorar as vendas. Essas ferramentas são copies capazes de ativar no cérebro do consumidor o desejo e necessidade de realizar a compra.
Continue a leitura para descobrir mais sobre esses gatilhos mentais capazes de fazer qualquer um comprar seu produto!
1. Mostre credibilidade
Quem nunca pediu uma indicação para um amigo ou parente sobre qual marca comprar ou qual produto adquirir? Ninguém quer gastar dinheiro com algo e depois se arrepender, por esta razão, as pessoas compram de marcas que elas conhecem e confiam.
Dessa forma, para ganhar confiança é necessário mostrar credibilidade, fazer com que os clientes vejam que sua marca é autoridade no que oferece.
Veja a diferença entre os seguintes exemplos apresentados por Gustavo Ferreira:
“A melhor limpeza de janelas da região”.
“Limpo janelas de prédios utilizando o produto X e a tecnologia exclusiva Deep Clean, que permite limpar 2 m² de janelas por minuto. Como uma janela média de prédio possui 5 m², em apenas 2, 5 minutos ela é completamente limpa.”
Pensando nisso, escolha para a sua empresa uma comunicação que transpareça e descreva o valor que seu produto ou serviço oferece. Dessa forma, seus clientes entenderão o que eles realmente estão adquirindo.
2. Prove seus resultados
Não adianta tentar conquistar a confiança com a dica anterior sem provar seus resultados.
Você pode utilizar, para promover seu serviço ou produto,uma prova social, ou seja, o depoimento de algum cliente. Mas também há a possibilidade de colocar o que você oferece em um vídeo e deixar um campo para que entrem em contato caso queiram saber mais.
No livro “Gatilhos Mentais” é elucidado que:
“Mesmo se você não souber como fazer a sua comunicação, só por provar que o que você diz é verdade, já conseguirá vender.“
3. Explore as emoções
Nem sempre compramos movidos pela razão. Na verdade, graças ao capitalismo, somos fortemente movidos pelo desejo de comprar.
Pensando nisso, um gatilho mental essencial para conquistar clientes é estimular seu desejo de compra através de suas emoções.
Gustavo Ferreira pontua:
“Se você explorar os ‘sete pecados capitais’, saberá quais emoções ativar. Seu cliente não quer um carro. Ele quer prazer, luxo, quer atrair a atenção das mulheres e a inveja dos homens. Quer ter a sensação de ser dono do próprio nariz.”
Portanto, estude a fundo qual emoção você gostaria de despertar em seu cliente para que sua comunicação seja efetiva. Utilize de elementos que aguçam a imaginação para que o cliente imagine a satisfação que terá após adquirir seu produto.
4. Limite as opções de seus clientes
Já chegou numa loja e ficou confuso sobre qual produto escolher porque a gama de variedades era enorme?
Gustavo Ferreira explica que a chance de realizar uma compra em um estabelecimento que possui um número pequeno de opções é maior, por esta razão é necessário limitar as opções do cliente para facilitar a tomada de decisão.
Dessa forma, uma ótima estratégia é mostrar somente uma oferta para o cliente para que ele não compare preços e produtos e tome uma decisão rápida.
5. Aplique a técnica do contraste
Analise o seguinte exemplo de anúncio e veja se não te soa familiar?
“Esse produto poderia ser vendido por R$3 mil, mas você não vai pagar esse valor e nem mesmo a metade dele. Para ter acesso a tudo isso você vai precisar investir apenas R$ 800,00”.
A técnica do contraste mostra uma referência de preço e diminui o valor, mostrando para o cliente o benefício de comprar. Porém, não tente ser espertinho! Não engane o cliente com contrastes absurdos e fora da real faixa de preço.
Essa técnica é eficaz para promoções e campanhas específicas.
Lembre-se também de manter apenas por um período determinado, afinal, se durar muito, deixa de ser promoção, certo?
Aprenda a encantar seus clientes!
O mundo do marketing está cheio de estratégias capazes de facilitar o processo de vendas de uma empresa.
E para que você tenha em suas mãos apenas as melhores, selecionamos estratégias que foram estudadas a fundo e provaram sua eficácia.
Se aprofunde mais no campo do neuromarketing e aprenda como utilizar os gatilhos mentais a seu favor!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!