Como escrever um e-mail marketing? Por onde começar? Que tipo de conteúdo compartilhar? Onde colocar o CTA? Quais imagens incluir no material?
Todas essas e outras perguntas surgem na cabeça de quem está em busca de como começar um e-mail marketing.
E é justamente para te ajudar a dar esses primeiros passos que criamos este artigo sobre como escrever um e-mail marketing. Confira nossas dicas!
Como escrever email marketing?
Vamos começar este guia de como redigir um e-mail marketing dividindo o material em três partes:
- assunto do e-mail,
- o conteúdo do e-mail,
- o CTA.
Cada uma dessas partes, quando juntas, formam um e-mail marketing de sucesso, que vai alcançar bons resultados em relação a taxa de abertura, engajamento e cliques.
Assunto do e-mail
A escolha do assunto para email marketing é uma etapa fundamental de como escrever um e-mail marketing.
Sem um bom assunto as suas taxas de abertura tendem a ser muito baixas e com taxas de abertura baixas todo o resultado da campanha é afetado.
Entre as dicas de como escrever um bom assunto para e-mail marketing estão:
- seja objetivo,
- busque gerar curiosidade,
- evite palavras como “promoção”, “grátis, “clique aqui” etc (elas podem levar seu e-mail para a caixa de SPAM)
- seja pessoal ao incluir o nome do lead e ao oferecer um conteúdo alinhado ao que ele tem interesse,
- desperte o senso de urgência e escassez e considere usar outros gatilhos mentais no e-mail marketing,
- considere o uso de dados e números para despertar interesse no lead,
- a presença de emojis pode ajudar nas taxas de abertura,
- assuntos de e-mails com perguntas também é uma boa ideia,
- use o humor para engajar.
Essas são apenas algumas ideias de como começar um e-mail marketing ao criar um assunto poderoso!
Conteúdo do e-mail
Depois de convencer um lead a abrir seu e-mail é bom que você tenha algo de valor para oferecer a ele, caso contrário você corre o risco de perder a credibilidade e, até mesmo, o lead.
Você já ouviu falar em copywriting? Estamos falando de uma técnica de escrita que tem como objetivo convencer os usuários que têm contato com o material a agir.
Seja em textos escritos ou falados, o copywriting tem como objetivo convencer o interlocutor.
E convencer, diferente do que algumas pessoas acham, não é usar a velha estratégia do imperativo, usada por exemplo em campanhas como a clássica “Compre Batom”.
Os consumidores mudaram seus comportamentos e cabe às empresas acompanharem essa evolução.
A “arte de convencer” atualmente está muito mais relacionada a se conectar com o “outro”.
Logo, ao usar o copywriting para e-mail marketing deve buscar criar um conteúdo que apresente elementos como:
- conhecimento total sobre o lead (a segmentação de clientes e a automação de marketing vai te ajudar),
- linguagem simples, objetivo e clara,
- comunicação personalizada,
- empatia com os problemas do lead,
- oferta de uma solução para as demandas do usuário,
- senso de urgência, escassez, exclusividade,
- antecipe objeções,
- dê uma motivo para o lead agir,
- ofereça valor durante o seu e-mail.
Leia também: Design de e-mail marketing: 6 táticas para aumentar a conversão de suas campanhas
Para entender melhor o que é copywriting e como usar o copywriting para e-mail marketing, indicamos que assista ao vídeo a seguir.
Outros elementos importantes ao aprender como escrever e-mail marketing são:
- use um design criativo, moderno e clean,
- alinhe o material à identidade visual da empresa,
- organize as informações mais importantes, colocando-as logo no topo do e-mail ou em destaque ao longo do material,
- use a linguagem adequada para seu cliente.
Atenção: nunca coloque o texto do e-mail em formato de imagem! Use o template em HTML.
CTA
Fazer o lead clicar no CTA do e-mail é um dos principais objetivos e desafios para quem está começando a aprender sobre como escrever e-mail marketing.
Para criar um CTA eficiente, algumas dicas também pode ser seguidas, entre elas:
- mais uma vez explore o senso de urgência e/ou escassez,
- destaque o benefício que o lead terá ao clicar,
- use cores chamativas e em contraste com o restante do e-mails, para atrair o olhar do lead,
- organize e posicione o call to action antes da “primeira dobra do e-mail” e também ao final do material.
Uma das formas de otimizar os resultados de cliques é fazendo testes A/B com o CTA e descobrir como funciona melhor com a sua base de leads.
Como criar um template de E-mail marketing?
Além do conteúdo escrito, ao aprender como começar um email marketing é importante seguir outras dicas relacionadas ao template do material.
Mas, afinal, como criar um template de e-mail marketing? É simples:
- faça o template em HTML ao invés de usar uma imagem única inserida no corpo do e-mail,
- otimize e reduza o peso das imagens que for usar, elas devem ter alta qualidade, mas não podem demorar a abrir. Uma dica para isso é usar o Tiny.png, que diminui o peso das imagens sem fazer com que percam a qualidade,
- deixe o material responsivo para mobile: lembre-se que 66% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel, logo, sua mensagem precisa ser completa também dentro dessas plataformas,
- use as cores para organizar e destacar informações,
- brinque com a tipografia para dar destaque e personalidade ao conteúdo.
Se você ainda não domina as técnicas de como escrever email marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing. Com tudo sobre como iniciar uma campanha de e-mail marketing e como coletar bons resultados com a estratégia.
E para finalizar, não se esqueça que a escolha da ferramenta de envio de e-mail marketing é uma etapa fundamental para ter sucesso nessa empreitada.
A plataforma correta permite que você crie e-mails em HTML de maneira rápida e fácil, sem precisar da ajuda de um programador ou desenvolvedor web. Além disso:
- facilita o disparo dos e-mails,
- permite a segmentação de leads,
- realizar testes A/B,
- controla e monitora os resultados,
- qualifica leads e mais.
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