Criar formas de atrair leads para o seu negócio e transformá-los em clientes é um dos grandes desafios de empresas de todos os ramos e tamanhos. No entanto, existem boas estratégias que podem ajudar a alcançar o sucesso. Neste artigo, você vai descobrir como fazer uma newsletter e como ela pode ajudar a alcançar seu objetivo de aumentar as vendas da empresa.
No artigo, “Tudo sobre o que é Newsletter: como funciona e boas práticas” apresentamos o que é uma newsletter, como ela funciona e quais as vantagens de se aplicar essa estratégia, no entanto vale relembrar que se a newsletter é um canal usado para se comunicar com seus potenciais clientes e clientes através do e-mail.
A partir da produção de conteúdo relevante e compartilhamento com seus leads, a estratégia contribui para avançar seus contatos por meio do funil de vendas.
A ideia é usar a newsletter para oferecer informações relevantes para o potencial cliente, criando um relacionamento entre ele e sua marca. Tudo para que seus leads se tornem clientes.
Mas, como fazer uma newsletter de sucesso? Acompanhe nossas dicas, a seguir.
Como fazer uma Newsletter: 4 etapas
A seguir separamos quatro etapas de como fazer uma newsletter, confira:
- Segmentar o público
- Produzir conteúdo
- Atentar para o corpo da Newsletter
- Fazer testes
Passo 1: Segmentar o público
Uma campanha de newsletter deve ter como etapa central o lead, ou melhor, a persona por trás do lead e a etapa da jornada e compra em que ele se encontra.
Por isso, é importante que você entenda quem é o seu cliente, quais são suas demandas e interesses.
Depois disso, priorize a criação de uma comunicação segmentada e personalizada de acordo com informações coletadas em landing pages e pelo rastreamento do comportamento do lead com recursos como o lead tracking.
A Newsletter precisa ser informativa e não apelativa, foque no conteúdo dela para deixar seu lead confortável para clicar no seu CTA e não o pressione a fazer isso, senão pode acabar na caixa de spam.
Dê nome a cada grupo e de tempos em tempos, de acordo com o comportamento de cada um deles frente aos conteúdos enviados, refaça as denominações e crie grupos mais específicos para personalizar mais as suas Newsletters.
Passo 2: Produza e reúna todo o conteúdo disponível
Agora que você já separou o seu leads em grupos de acordo com os tipos de conteúdos que possam interessá-los é a hora de produzir esse conteúdo.
Se você já tiver alguns conteúdos disponíveis já pode começar a reunir esse catálogo, do contrário é recomendado que você faça alguns antes para já ter algo a oferecer.
Com isso você pode criar uma rede onde determinados e-mails sejam vinculados a outros. Por exemplo, se seu objetivo é vender bicicletas da sua loja, separe todos os conteúdos disponíveis e programe para que eles atendam a determinado tipo de segmentação.
A ideia é buscar uma maior taxa de cliques, por isso, adapte o mesmo conteúdo em outros formatos: e-books, podcast, vídeos para entender melhor como seu público deseja consumir o que você está produzindo.
Passo 3: O corpo da Newsletter
Independente do tipo e conteúdo da sua Newsletter, algumas coisas são essenciais para o seu sucesso e entender quais são é uma das formas mais claras de se compreender como fazer uma Newsletter de sucesso.
Alguns ponto importantes são:
- links para redes sociais no rodapé do e-mail
- CTA com link para redirecionamento para o seu site logo na parte inicial do e-mail
- links de blogs post relacionados para que o cliente visite seu site e siga consumindo conteúdo
- limite de conteúdos por Newsletter, no geral até 5 conteúdos diferentes são necessário mais que isso pode ficar confuso
- atenção ao assunto do e-mail para que seja atrativo o suficiente para os leads abrirem.
Os tipos de conteúdos abordados também são um ponto importante de destacar para entender como fazer uma Newsletter, veja alguns exemplos:
- Promoções
- Datas de eventos
- Novos blog posts
- Cases de sucesso
- Novidades da empresa ou um aviso de novidade, famoso “em breve”
Tudo isso sempre lembrando de preparar e localizar bem os CTA’s com redirecionamento para o seu site.
Passo 4: Faça testes
Depois de ajustar tudo isso, antes de sair enviando e-mails a torto e a direita, você deve realizar testes, primeiro mande para os seus próprios funcionários e pessoas próximas (se possível para servidores de e-mail diferentes) para saber se os e-mail chegam corretamente ou se algum serviço de firewall pode bloqueá-los.
Se algo falhar, volte, revise e teste todos os botões e confira os links, aproveite para conferir todo o texto para que não tenha erros gramaticais ou de concordância.
Depois mande para 10% da sua base de leads e aguarde para medir a reação deles, isso vai servir para ter um termômetro para saber se está correndo tudo bem e ter uma breve noção se o conteúdo está agradando.
É sempre interessante fazer testes trocando a posição desses botões, títulos, imagens, para entender onde eles funcionam melhor. Para saber mais sobre esse assunto indicamos que leia o artigo, “O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão”.
Após essa constatação envie para os outros 90% e monitore diariamente as movimentações deles em relação ao seu e-mail, fique de olho na taxa de abertura e de cliques de todos os links disponíveis.
Leia também: Indicadores de e-mail marketing: 4 métricas que você deve acompanhar
Sabemos que entender como fazer uma Newsletter e pôr em prática não é a mesma coisa, por isso temos um material especial para que você cheque antes de enviar qualquer e-mail para sua base: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.
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