Desde que foi lançado, o Facebook Ads tem como premissa fazer o que a mídia tradicional tinha mais dificuldade de conseguir: segmentar o público do anunciante com eficiência. Mas, como aproveitar essa e outras vantagens desse canal? Confira, a seguir, 5 dicas de Facebook Ads para otimizar seus anúncios.
Tanto Facebook quanto o Instagram, desde que foram permitidos anúncios patrocinados, tem apresentado mudanças e desafios para quem os utiliza, desde de quantidade de texto na imagem até anúncios que a rede considera sensível ou impróprio.
E essas questões influenciam muito no alcance e conversão do anúncio, por isso se você tem dúvidas de como criar um anúncio na maior rede social do mundo, se liga nessas 5 dicas de Facebook Ads.
Dicas Facebook Ads
Criamos um guia com as principais dicas para Facebook Ads:
- Tenha um objetivo claro
- Coloque um CTA atraente
- Atente-se a lei dos 3 segundos
- Testes os públicos
- Planeje sua campanha antes de ir para o gerenciador
Esse passo a pass vai te ajudar a organizar suas campanhas e a ter melhores resultados.
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1. Tenha um objetivo claro
As estratégias de marketing digital através do Facebook Ads podem ser variadas, mas o próprio gerenciador de anúncios do Facebook separa em 3 grandes categorias de anúncios:
- Reconhecimento
- Consideração
- Conversão
Os três funcionam de forma parecida com o conceito de funil de vendas, onde se busca atrair um cliente em 3 etapas.
A primeira onde o cliente reconhece que tem uma dúvida e vai pesquisar sobre, o segundo onde ele começa a entender sobre aquilo e considera algumas soluções e na terceira etapa, quando ele se decide sobre onde resolver sua demanda podendo resultar em uma conversão.
Portanto é fundamental entender isso para fazer o seu anúncio. É preciso entender qual é o objetivo da sua empresa dentro do Facebook. Em qual etapa do funil, a campanha criada deseja agir.
2. Coloque um CTA atraente
Todo anúncio tem como objetivo que o usuário faça algo ao vê-lo, por exemplo, clicar no anúncio. Para isso é importante colocar um CTA atrativo e claro sobre o que você espera que o usuário faça.
Os tipos de CTA variam de acordo com o objetivo final esperado com a campanha, entre os mais usados estão:
- saiba mais,
- compre agora,
- cadastre-se,
- inscreva-se,
- siga nossa página, e por aí vai.
Alinhe o CTA ao objetivo do anúncio definido na etapa anterior.
3. Atente-se a lei dos 3 segundos
Quando se trata de vídeos, uma regra estabelecida pelo próprio Facebook é de que os 3 primeiros segundos tem que ser os mais atrativos e resumir a ideia do vídeo para que ele tenha maiores chances de retenção e conversão dos usuários.
Sempre que você for fazer vídeos nos anúncios lembre de checar os seguintes pontos:
- Tempo de duração: os vídeos curtos, de até 1 minuto, tem melhores resultados já que as taxas de retenção caem bastante após esse período.
- Legendas: é sempre interessante acrescentar legendas, mesmo que automáticas, para aumentar as visualizações quando o vídeo tiver alguém falando. Além da inclusão deficientes auditivos, facilita quem não estiver podendo ouvir naquele momento ficar no seu vídeo.
- Aposte em vídeos com histórias: essa dica vale para as publicações normais também, as pessoas no geral consomem e assimilam melhor conteúdos que contam uma história. Por isso, conduzir o leitor desta forma mantém ele mais tempo no seu anúncio
- Pense no mobile: essa é outra das dicas do Facebook Ads que também serve para as demais postagens, sempre verifique como sua postagem será visualizada na versão para celular. Esse fator influencia a performance da sua postagem.
4. Testes os públicos
O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo, por isso, tem usuários em tudo que é lugar, das mais variadas faixas etárias, gostos e interesses. Então não é fácil atingir em cheio seu cliente ideal logo de cara.
Por conta disso, outra dica de Facebook Ads valiosa é testar seus públicos sempre:
- faça pesquisas com o seu público para entendê-lo melhor,
- busque informações sobre quem utiliza produtos e serviços como os seus,
- se preciso até contrate uma pesquisa de mercado.
Tudo isso vai te ajudar a formatar sua persona e fazer testes cada vez mais assertivos de público.
Aos poucos você vai identificando padrões, cortando algumas caraterísticas que não estão dando resultado e investindo naquelas que melhor perfumarem nas suas publicações
Muito cuidado para não descartar certas fatias de público rápido demais. Às vezes uma campanha mal formatada pode te dar uma informação incorreta e com isso você começa a desandar e se afastar do seu cliente ideal.
5. Planeje sua campanha antes de ir para o gerenciador
Nem preciso comentar que sem organização a chance de você se perder em meio a tantas campanhas e estratégias é quase que certa né?
Por isso, outra dica de Facebook Ads fundamental é se programar e planejar suas postagens, sempre monitorando os resultados de tempos em tempos e testando algumas alterações.
Só assim você conseguirá ter controle da situação de cada uma de suas postagens e tomar as melhores decisões para otimizar cada vez mais suas postagens.
Para ter esse controle é necessário que você conheça ferramentas que gerenciam redes sociais e monitoram resultados gerais desses canais, incluindo informações do Facebook Ads.
Se você ainda não criou a conta da sua empresa no Facebook Ads, confira o vídeo abaixo com um passo a passo completo.
E aí curtiu essas 5 dicas do Facebook Ads? Sabemos que é só o começo, mas essas dicas serão um norte para você dar um “up” nos seus anúncios e otimizar os seus resultados.
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