Criar um formulário para captação de leads é uma etapa muito importante na estratégia de conversão de visitantes em leads. Isso porque um formulário mal construído pode fazer o usuário desistir de se inscrever. E é exatamente isso que você deve evitar.
Talvez você já tenha vivido a experiência de entrar em uma landing page, ter se interessado na oferta, mas ver um formulário muito extenso, pedindo muitos dados sobre você. Você preencheu? Foi embora? É comum que formulários extensos desestimulem o usuário a preencher.
Mas atenção: ter um formulário enxuto, significa ter um formulário que capta informações que você precisa naquele momento para oferecer um conteúdo segmentado para o futuro lead. Não necessariamente seu formulário precisa ter apenas dois campos de preenchimento.
Pode parecer complexo, mas acredite, com algumas dicas simples você vai descobrir que criar um formulário para captação de leads não é nenhum bicho de sete cabeças. Acompanhe nosso guia. Vamos te ajudar nesta jornada!
Como criar um formulário para captação de leads
O formulário é o último ponto que separa um visitante de se transformar em lead. Por isso, mesmo que você tenha o primeiro impulso de achar que basta fazer uma lista de perguntas, lembre-se que um formulário mau feito pode jogar por água abaixo todo o trabalho que você já teve até ali para atrair seu lead.
A seguir, listamos cinco dicas de como criar um formulário para captação de leads:
- Estabeleça quais serão os campos de preenchimento do formulário
- Considere o design e layout do formulário
- Defina o local do formulário na Landing Page
- Atenção do CTA que acompanha o formulário
- Inclua a caixa de seleção em que o usuário autoriza o contato
Entenda cada um, a seguir!
1. Estabeleça quais serão os campos de preenchimento do formulário
Começamos este artigo falando sobre os campos de preenchimento do formulário e como eles são importantes para estimular ou desestimular seus visitantes a se inscreverem.
Como você pode confirmar no gráfico abaixo, o e-mail do usuário é a informação mais pedida, afinal, e por meio desse canal que grande parte do trabalho de nutrição dos leads é realizado.
De maneira geral é importante que você e sua equipe estabeleçam quais informações são relevantes para sua empresa criar um bom relacionamento com o lead logo nos primeiros conteúdos enviados.
Afinal, o lead está mais aberto a ouvir sua empresa assim que permite o envio de conteúdos por sua marca.
Em caso uma landing page B2B, além de nome e e-mail, você pode solicitar:
- cargo,
- número de pessoas que trabalham na empresa,
- localidade do negócio,
- site da empresa
- um ponto de dor mais específico entre outras opções.
Para landing pages B2C, é possível incluir perguntas como:
- e-mail,
- nome,
- idade,
- número de telefone,
- assuntos de interesse.
Nos dois casos lembre-se de incluir apenas campos que vão te ajudar a direcionar o trabalho de nutrição dos leads, a partir da segmentação dos contatos de acordo com o perfil do lead.
2. Considere o design e layout do formulário
Assim como é sugerido para a criação de sites e landing pages, o formulário deve se clean, ter um bom tamanho de fonte para que seja fácil a leitura e deve estar otimizado para dispositivos mobile.
Elementos retangulares e quadrados são os mais usados para a criação dos campos de preenchimento d informações dos contatos.
Na imagem abaixo você tem acesso a um modelo de formulário usado pelo Airbnb que apresenta os elementos que citamos acima.
Para ter acesso a outros formulários para captação de leads e landing pages sugerimos que acesse o artigo, “10 dos melhores exemplos de landing page que você precisa ver”.
3. Local do formulário na Landing Page
É importante que o formulário para captação de leads esteja localizado no topo da landing page.
Pesquisas apontam que o número de usuários convertidos em formulários de inscrição que ficam acima da dobra da landing page chega a ser 84% maior do que dos formulários localizados mais abaixo.
Visto isso, ao criar uma landing page, considere primeiro a posição do formulário e distribua o restante das informações.
4. Atenção do CTA que acompanha o formulário
O CTA, ou seja, o botão que confirma a inscrição do lead também é um elemento importante para a construção de um formulário para captação de leads mais eficiente.
Muitas pessoas se questionam se há uma cor que gere mais cliques.Para você saber sobre isso dentro da sua empresa nós aconselhamos que faça testes A/B. Somente elas vão te ajudar a confirmar, ou não, se botões vermelhos geram mais ou menos inscrições.
Independente da cor, priorize que o botão tenha destaque no layout da página.
Atenção também ao texto do botão. Evite chamadas genéricas, como “enviar”. Prefira textos mais “explicativos” como:
- receba seu e-book,
- ganhe seu brinde,
- receba o cupom de desconto,
- aproveite o desconto para o curso e mais.
Mais um ponto é importante aqui. Muitas landing pages informam erros de preenchimento apenas após o usuários clicar no CTA. Isso gera retrabalho e pode fazer o contato desistir da oferta. Informe erros durante o preenchimento.
5. Inclua a caixa de seleção em que o usuário autoriza o contato
Talvez você não saiba mas existem regras sobre captação de leads e envio de mensagens para esses contatos.
O GDPR é uma regulamentação europeia sobre o uso de dados de usuários online, mas que impacta todos os países do mundo, e que está em vigor desde 2018.
Entre outras coisas ele aponta a necessidade de descrever claramente quais dados estão sendo coletados e por quê e incluir uma uma caixa de seleção que solicita que um usuário forneça o consentimento do contato da empresa com ele. Caixas pré-marcadas são proibidas.
Aproveite essas regras para oferecer segurança ao lead incluindo uma frase como “Não se preocupe, não enviaremos spam!”.
Para entender mais profundamente o que é GDPR e como ele impacta no seu dia a dia, assista o vídeo abaixo.
O que vem depois do formulário de captação de leads?
A captação de leads é apenas um passo de toda a estratégia de Inbound Marketing. O próximo passo é a realização da nutrição de leads com o objetivo de fazer os contatos caminharem pelas etapas restantes do funil de vendas.
Por isso, ao pensar em como montar um formulário para captação de leads indicamos que você também organize como serão as próximas etapas.
Para tornar esse processo mais eficiente e simples você pode contar com um software de automação de marketing. Ele vai permitir que você crie formulários, monte landing pages, envie e-mails, crie fluxo de nutrição e muito mais, dentro de um único sistema, com todas as informações integradas.
Ficou interessado? Conheça mais sobre esse modelo no vídeo abaixo.
Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.