A busca por leads é uma realidade do marketing digital. Entretanto, além de volume, todo profissional de marketing quer qualidade ao receber novos contatos em seu banco de dados. Para responder a pergunta “como gerar leads qualificados?” nós indicamos as seguintes estratégias:
- conteúdos de fundo de funil;
- use o Facebook Ads para atingir os usuários certos;
- long tail para SEO;
- referências de clientes.
Se você não entendeu como gerar leads qualificados a partir dessas dicas, continue lendo este artigo, porque vamos explicar cada ponto!
Como gerar leads qualificados: as principais estratégias do momento
1. Conteúdos de fundo de funil
Para aprender como gerar leads qualificados você deve começar gerando conteúdos voltados para esse tipo de lead.
Entre os conteúdos que vão te ajudar a encontrar os leads qualificados estão conteúdos de fundo de funil, como cases e depoimentos de clientes.
Você pode, por exemplo, criar uma landing page chamando para o download de um ebook com o case de sucesso de um cliente, detalhando toda a estratégia do negócio.
Também é possível fazer um webinar para apresentar o mesmo conteúdo, junto com o cliente, e contar as estratégias que foram usadas.
Enfim, essa é apenas uma das ideias de produção de conteúdo relevante para usuários de fundo de funil.
Para que você tenha outras ideias a nossa sugestão é: conheça bem a sua persona e identifique quais são as necessidades de usuários que estão no fundo do funil, buscando por uma solução.
Crie conteúdo que responda às dúvidas desses usuários e crie formas desse visitante se transformar em lead, seja por meio de uma landing page, pop-ups ou outras ferramentas de captação de leads.
2. Use o Facebook Ads para atingir os usuários certos
Você já fez alguma campanha de anúncios pagos no Facebook?
Se você nunca fez, indicamos que leia nosso artigo “O que é Facebook Ads e como montar uma campanha perfeita?”. Nele você vai entender que o Facebook Ads é uma das formas mais eficazes de alcançar qualquer segmento de público.
Isso não acontece apenas pelo volume de usuários na plataforma (que já passa de 2,2 bilhões de usuários no mundo), mas pela possibilidade que o gerenciador de anúncios oferece de segmentar quem vai receber o anúncio da sua empresa.
Além de dados demográficos como idade, gênero e localização, com o Facebook Ads você é capaz de criar anúncios que segmentam usuários por comportamento e interesses.
Então a lógica de como gerar leads qualificados no Facebook Ads é a seguinte: segmente o público do anúncio e crie campanhas que levem esse público para a landing page na qual você deseja converter o visitante em lead.
Uma vez que o visitante é qualificado, você terá em mãos também um lead qualificado.
Entretanto, levar um usuário para uma landing page externa não é a única forma de gerar leads no Facebook Ads.
Para que você conheça as outras possibilidades de gerar mais leads no Facebook, vamos indicar mais um artigo; “Como gerar lead no Facebook: do Sales Ads às boas práticas”. Acredite, vale a pena conferir! Se preferir, assista ao vídeo abaixo.
3. Long tail para SEO
Se você não está acostumado a termos de SEO, o SEO de long tail é o SEO que busca rankear páginas no Google em pesquisas de usuários que usam palavras chaves mais longas em suas buscas.
Por exemplo, ao invés de pesquisar por “marketing digital”, o usuário que usa long tail pesquisa por “ferramentas de marketing digital”.
É claro que o usuário não percebe a diferença (ele nem sabe o que é long tail), entretanto, você como profissional de marketing deve perceber e usar isso a seu favor para captar um lead qualificado.
Para a produção de conteúdo de fundo de funil use palavras-chave long tail e se apresente para usuários que estão em fases mais avançadas da jornada de compra.
Leia também: Como descobrir as palavras mais procuradas no Google: GUIA prático com 4 ferramentas
Lembre-se de incluir no conteúdo formulários e CTAs que convidam o usuário à conversão. O CTA pode levar o visitante para uma landing page com conteúdo aprofundado, que vai fazer o usuário se converter em um lead (um lead qualificado).
4. Referências de clientes
Existem muitas formas de pedir referências de leads aos seus clientes. A marca de maquiagem “Quem Disse Berenice” fez uma campanha muito inteligente nesse sentido.
Na semana do Dia do Beijo ela disparou um e-mail marketing para suas clientes com a seguinte campanha “preencha este formulário e indique uma amiga. Você e ela vão ganhar um batom na hora”.
Não tinha pegadinha. O lead preenchia o formulário, indicava o e-mail de outra amiga e recebia em sua caixa de entrada um voucher (a amiga indicada também recebia um outro voucher). Bastava ir à loja indicada e retirar o batom gratuitamente.
A lógica foi usar os leads que eles já tinham no banco de dados, em grande parte clientes ou pessoas interessadas na marca, e pedir que indicassem outras pessoas que gostariam de ganhar um batom de graça. Bom, agora você entendeu.
A pessoa que ganhou o batom é um lead qualificado, afinal, ela usa batom. Se ela usa batom, as chances de usar todos os demais itens de maquiagem da marca também é grande. Correto?
Leads qualificados captados é hora de trabalhar para que se tornem clientes pagantes.
Captação e gestão de leads: escolha a ferramenta certa
Esperamos ter te ajudado a dominar melhor as técnicas de como gerar leads qualificados.
Sim, o trabalho de marketing é cada vez mais estratégico e detalhista.
O funil de vendas é extenso, a necessidade nutrição de leads ampla,o número de estratégias não para de crescer, e você tem que considerar campanhas de atração, conversão, nutrição, vendas e fidelização. Ufa!
Para que tudo isso seja possível e possa ser realizado da maneira correta, você precisa de uma ferramenta de marketing digital. Infelizmente não dá mais para fugir.
Os softwares de automação de marketing permitem a qualificação de leads com muito mais agilidade, além de permitirem a criação de fluxos de nutrição automáticos e altamente personalizados.
Esses sistemas identificam os contatos que estão prontos para receber uma proposta comercial, ficando a cargo da equipe de marketing encaminhar esses contatos para a equipe de vendas, que deverá contatá-los.
A LAHAR foi eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do Brasil pela ABCOmm.
Nosso sistema ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar:
- redes sociais;
- landing pages;
- fazer automação de marketing e mais.
Veja algumas das funcionalidades que você pode usufruir da nossa ferramenta de automação de marketing e como gerar leads qualificados pode ser mais fácil com elas:
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