Você deseja saber como criar personas? Imagine se pudesse ter em mãos todas as informações e dados sobre o seu cliente ideal?
Imagine se tudo o que você fizesse fosse baseado nos gostos e necessidades dele? Isso é possível? Sim, e nós vamos te explicar como!
A partir do momento em que você cria um negócio, saber como criar personas é fundamental. Sem isso em mãos, você corre o risco de estar sempre atirando no escuro e não vender como deseja. Mas o que seriam essas tais personas? E como eu posso defini-las?
Isso é o que vamos responder a partir de agora!
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O que são e como criar personas
Buyer personas, ou apenas personas, são personagens fictícios criados para simular um cliente ideal. Elas são feitas com base em perfis, que incluem informações demográficas e características fundamentais, coletadas através de pesquisa com pessoas reais. Quando você cria uma persona, está na verdade fazendo uma representação direta de um grupo de clientes que compartilha valores, comportamentos e objetivos semelhantes.
Entenda uma pouco mais nesse post do blog da Agendor
Depois da reunião de dados gerais, a ideia é dar nomes, rostos, personalidades e famílias à persona. É como “pintar um retrato” da pessoa que vai comprar de você, deixando claro o que ela quer e precisa na vida real. Esse trabalho vai te ajudar a descobrir como falar, interagir e vender para ela.
Como criar personas para sua empresa
Em geral, a forma mais eficaz de criar personas é entrevistar os clientes que já compraram de você. Afinal, eles já tomaram uma decisão semelhante àquela que você quer que outras pessoas tomem. Ao entrevistar as pessoas que já são seus consumidores, você tem clareza do que funcionou ou não para eles, tendo uma visão mais precisa de como eles evoluíram através depois da decisão de compra.
A verdade é que boa parte dos consumidores gosta de opinar, e se você orientar o cliente com o tipo certo de pergunta poderá aprender como eles tomam a decisão de comprar ou não seu produto ou serviço.
Quanto ao formato de criação de personas, não existe uma regra. Você só precisa saber como reunir os dados e informações, e depois, considerar o que foi mais relevante, criar um ou mais perfis e documentá-los.
Para te ajudar, segue abaixo um passo a passo com 3 etapas simples para você aplicar na construção de suas personas.
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1- Crie um roteiro de perguntas e entreviste seus clientes
Crie perguntas que você considera importantes e agrupe-as em categorias distintas. A ideia é criar um roteiro que te auxilie a encontrar comportamentos e hábitos que possam ser determinantes na hora da criação de suas personas.
Destacamos que quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais completas suas personas serão.
Você pode fazer perguntas sobre:
- Trabalho (cargo, função, rotina)
- Empresa (segmento, tamanho, etc.)
- Objetivos (o que pretende alcançar)
- Desafios (problemas enfrentados)
- Informação e conteúdo (como busca informações)
- Hábitos de compra (onde compra, como compra, produtos que já usou, etc)
Ao definir as perguntas com base nesses pontos, vá atrás das pessoas e converse com elas.
Utilize ferramentas que possam te ajudar com isso, como o e-mail, formulários online e aplicativos de pesquisa de mercado, disponibilizados na internet.
2- Analise os dados
Depois que você entrevistou o público, é a hora de saber quais são as características mais comuns entre os entrevistados.
Quais os problemas mais citados por eles? Quais hábitos se assemelham? Enfim, analise quais são as coisas que convergem entre os consumidores.
Essa etapa é muito importante para o próximo passo, que é justamente a criação das personas.
3- Estruture a persona
Essa terceira etapa consiste em colocar no papel tudo que você sabe sobre as personas. Aqui é onde as coisas tomam forma.
Você deve criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia dela. Mas “não se limite ao personagem”. Quando sua persona estiver formada, pense nela como um ser humano real, que vai consumir seus conteúdos, abrir seus e-mails, e claro, comprar seus produtos.
Seguindo esse passo a passo, você vai conseguir criar personas e conseguir definir estratégias mais precisas em campanhas de marketing e vendas.
Se tiver dúvidas ou observações, interaja com um comentário abaixo. Teremos o prazer de responder!
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