Se você trabalha com a venda de produtos digitais, já deve ter percebido que montar uma estratégia eficaz de marketing é fundamental para que sua empresa ganhe visibilidade on-line. Essa estratégia pode ser elaborada a partir de estudo e análise de dados e pode ficar mais simples se você compreender o que é SEMrush e somá-lo a sua estratégia.
O que é SEMrush?
Análise de dados do marketing digital não precisa ser feita manualmente: existem ferramentas que facilitam a coleta desses dados, automatizando os processos de análise e facilitando a vida do profissional de marketing digital.
Uma das ferramentas mais completas e mais utilizadas por profissionais é o SEMrush, uma ferramenta de otimização que permite medir:
- volume de busca para palavras-chave relacionadas ao seu negócio;
- CPC, custo por clique de anúncios pagos;
- dados de SERP (a colocação do seu site nas buscas do Google);
- dados de tráfego e conversão de seus concorrentes.
Por possuir um design intuitivo, ser bastante prático e interativo, a ideia do que é SEMrush está relacionado a uma plataforma também indicada para profissionais de marketing que estão começando a atuar na área de marketing digital.
Agora que você já sabe por alto o que é SEMrush, iremos comentar algumas das funcionalidades oferecidas dentro da plataforma e a sua aplicabilidade e importância em estratégias de marketing.
Ferramentas oferecidas pelo SEMrush
Parte da compreensão sobre o que é SEMrush passa pelo entendimento de que a plataforma dá acesso a uma enorme quantidade de funcionalidades, muitas vezes é difícil decidir por onde começar a explorar, e talvez você não precise utilizar todas elas para encontrar os dados que está buscando.
Para evitar esses dilemas, o SEMrush oferece kits de ferramentas para facilitar a descoberta das funções específicas para cada demanda. Há kits voltados para:
- mídia social;
- SEO;
- publicidade;
- marketing de conteúdo;
- pesquisa competitiva.
A pesquisa de palavras-chave representa um componente crucial para atrair prospects por meio do tráfego orgânico e anúncios, e o que é SEMrush está envolvido na identificação das keywords fundamentais para alcançar usuários e começar o processo de conversão e de como fazer Inbound Marketing.
Abaixo, falaremos um pouco sobre algumas das principais ferramentas que a plataforma oferece.
Pesquisa orgânica
Nessa área é possível encontrar relatórios sobre buscas orgânicas em plataformas de pesquisa como o Google. Alguns exemplos desses relatórios são:
- quais seus maiores concorrentes em pesquisas orgânicas;
- as palavras-chave que trazem mais tráfego para sua plataforma;
- relação da relevância do seu conteúdo para cada palavra-chave.
A importância dessa ferramenta está na análise das diferenças de posicionamento dentro de plataformas de busca. Com esses dados, você poderá entender melhor como captar a atenção de possíveis clientes usando essas palavra-chaves para atraí-los para o seu site.
Se você tiver interesse em gerar esses mesmos dados, porém referentes a campanhas publicitárias (ou seja, pesquisas pagas), você pode utilizar a ferramenta Pesquisa Publicitária!
Leia mais em: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site
Pesquisa de PLA
Aqui você encontra dados sobre listagens de anúncios de produtos, como a posição do seu produto em relação àqueles oferecidos pela concorrência.
Com essas informações é possível entender quais os motivos de alguns anúncios funcionarem melhor do que outros.
Para se aprofundar mais nesse aspecto, existe também a funcionalidade Media Display, que gera relatórios sobre as formas de projeção dos seus anúncios e de concorrentes, de maneira que se torna mais fácil observar as estratégias e formatos que geram melhores resultados.
Análise de tráfego
Com essa funcionalidade você recebe um panorama das métricas do marketing digital usadas pelo domínio buscado, além de identificar de onde está vindo o tráfego do endereço pesquisado.
Essa ferramenta permite descobrir onde se encontra o seu público-alvo (personas), e em quais parceiros você deve apostar caso desejar investir no marketing de afiliados.
Domínio x domínio
O SEMrush permite comparar até 5 domínios diferentes. Um ótimo recurso para analisar as plataformas de seus principais concorrentes em contraste com a sua.
Escolhidos os domínios que serão comparados, você tem a possibilidade de optar buscar por diferentes tipos de palavras-chave: orgânicas, pagas, ou PLA.
É permitido também direcionar o enfoque da busca para as palavras-chave comuns aos sites comparados, ou àquelas que são utilizadas apenas por um deles.
Além dessas funções, a ferramenta fornece o ranking de posicionamento dos domínios dentro de ferramentas de busca por palavra-chave.
Análise de palavra-chave
Dentro do que é SEMrush, a análise de palavras-chave é uma ferramenta fundamental para encontrar nichos de mercado pouco explorados pelos quais sua empresa poderá driblar a concorrência.
A partir desta análise, o SEMrush mostra as estatísticas de diversas palavras-chave, desde as mais utilizadas em anúncios até as mais frequentemente pesquisadas em buscas orgânicas.
Planos mensais oferecidos pelo SEMrush
Agora que você já sabe o que é SEMrush, que tal descobrir quanto ele custa para a sua empresa?
O SEMrush oferece três opções principais de assinatura de planos mensais, que visam atender às demandas de produtos de diferentes portes:
- Pro (US$ 99,95);
- Guru (US$ 199,95);
- Business (US$ 399,95).
Se você possui uma equipe grande ou agência digital, são oferecidos também planos empresariais personalizados que dão direito a múltiplas licenças.
Se você não dispõe desta quantia para investir no momento, é possível também criar uma assinatura gratuita.
Esse plano, no entanto, é bastante limitado: ele só permite ao usuário gerar 10 relatórios por dia, e apenas 10 resultados serão exibidos para cada relatório.
Se você deseja realmente investir em seu negócio através do marketing digital, é recomendado assinar a versão paga do SEMrush, que permite acesso a todas as ferramentas e até 10.000 resultados para cada relatório gerado.
Agora que você já sabe o que é SEMrush e para que serve, é hora de começar a explorar a plataforma. Para além das ferramentas citados neste texto, você certamente irá encontrar diversas outras que podem beneficiar seu negócio.
Por oferecer um fluxo tão grande de informação, o SEMrush pode parecer um pouco intimidador no início. No entanto, cada profissional vai aprendendo aos poucos a forma mais eficaz de se utilizar de todo esse conteúdo para otimizar sua estratégia de marketing digital. Os resultados são surpreendentes!
O SEMrush é uma das ferramentas de Inbound Marketing que vão ajudar você em toda a sua estratégia, principalmente na fase de atração. Entretanto, existem ferramentas robustas que reúnem outras tantas funcionalidades desde o topo até o fundo do funil de marketing, entre elas está o software de automação de marketing, LAHAR, que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.
Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:
- criação de ações e monitoramento de redes sociais;
- painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
- criação de landing pages e formulários;
- criação e envio de e-mail marketing;
- teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
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