Você sabe o que é Inbound Marketing, mas domina as táticas de como fazer um planejamento de Inbound Marketing?
O plano é importante porque organiza as metas, objetivos e o cronograma de ações de sua estratégia.
Mas, afinal, como fazer um planejamento de Inbound Marketing?
Antes de destacarmos cada etapa é importante reforçar que ele vai ajudar sua equipe a:
- estabelecer suas personas;
- fornecer conteúdo relevante para seu público-alvo;
- avaliando cada uma das etapas do funil de vendas dos seus prospects.
Agora sim, acompanhe o passo a passo de como fazer um planejamento de Inbound Marketing.
Como fazer um planejamento de Inbound Marketing
As etapas de como fazer um planejamento de Inbound Marketing que listamos a seguir oferecem um panorama completo da criação de uma estratégia, desde a criação das personas, funil de vendas, até a etapa de nutrição e conversão.
Acompanhe!
1. Defina suas personas
O primeiro passo é criar uma persona para o seu negócio. Uma persona é como um personagem fictício que representa seu público.
É como uma evolução da descrição de público-alvo.
A persona analisa mais do que idade, gênero e escolaridade. Ao criar uma persona você deve compreender quais são seu interesses e comportamentos, problemas e desejos.
Quando você cria uma persona, pode personalizar suas mensagens de marketing de acordo com os interesses e necessidades de seu público.
Sua empresa não precisa ter apenas uma persona, mas é importante que você realize a segmentação de clientes e entenda cada uma das personas do negócio.
Uma estratégia comum é criar personas variadas e produzir conteúdo que atenda a cada uma delas.
No vídeo abaixo você vai aprender como criar personas! Confira e coloque em prática para começar seu planejamento de Inbound Marketing.
2. Crie seu funil de vendas
A partir da definição de personas, você deve segmentar seu público com base na jornada do comprador, ou na etapa do funil de compras que ele está.
O funil de vendas ajuda você a organizar argumentos, estratégias e ferramentas para atender a cada etapa que o usuário passar desde do entendimento de que tem uma necessidade até a compra de fidelização.
Fonte: Zero Gravity Marketing
Como você verá no vídeo abaixo, o funil de vendas deve ser usado para criar conteúdos relevantes para cada fase e é fundamental no processo de como fazer um planejamento de Inbound Marketing. Confira como!
3. Defina seus objetivos principais
No processo de como fazer um planejamento de Inbound Marketing você deve considerar tudo o que deseja obter com suas ações.
Crie uma lista com objetivos mensuráveis e realistas para suas ações.
Acompanhe-os em tempo real por meio de ferramentas como softwares de automação de marketing e/ou Google Analytics.
Leia mais em: Métricas no marketing digital: como usar e analisar
4. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
A estratégia de Inbound e marketing de conteúdo são quase siameses.
Para criar sua plano de conteúdo é preciso definir:
- formatos de conteúdo;
- canais;
- frequência de publicação;
- temas;
- palavras-chaves (elas merecem um tópico especial).
Nesse estágio, de como fazer um planejamento de Inbound Marketing, você precisa criar:
- um plano editorial;
- um calendário de conteúdo.
O marketing de conteúdo não é apenas sobre blog, mas também inclui redes sociais, e-mail marketing, anúncios, o sobre o site, enfim, o conteúdo está em tudo!
Não se esqueça de dar ênfase específica ao desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo de vídeo, pois, esse é um formato de conteúdo que se tornou essencial nos tempos de hoje.
5. Faça sua pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave ajuda você a entender quais são as pesquisas que estão sendo feitas por seu público-alvo, principalmente em dispositivos de busca, como o Google.
Você pode desenvolver sua estratégia de conteúdo em torno dessas palavras-chave e alcançar o público-alvo que está em busca de informação.
Crie uma lista ou planilha com palavras-chave e desenvolva o conteúdo para o próximo mês ou trimestre. Para encontrar as keywords use o Planejador de palavras-chave do Google, ou outras ferramentas de SEO.
Essas ações são importantes no passo a passo de como fazer um planejamento de Inbound Marketing porque ajuda você a conhecer alguns dos problemas que seu público está enfrentando e aumenta suas chances rankear seu site no Google.
6. Plano de geração de leads
Algumas das principais ações para a geração de leads são:
- formulário de assinatura de newsletter;
- formulários em landing pages para baixar ebooks e whitepapers;
- cadastro para uma versão trial ou uma consultoria gratuita;
- formulário de contato para participar de uma promoção ou campanha;
- Pop-ups de saída e mais.
Após a captura do lead é hora de realizar a nutrição dos leads e buscar pela conversão.
7. Estratégia e-mail marketing
O e-mail marketing segmentado é a melhor maneira de cultivar seus leads e fornecer a eles conteúdo informativo.
Uma estratégia de gestão de leads ajuda você a se envolver com seus clientes em potencial e guiá-los por todo o funil de vendas, como dissemos acima.
Você deve criar um plano para executar campanhas de e-mail automatizadas para cada um dos seus públicos segmentados.
Você pode criar essas “divisões” em um software de automação de marketing e definir os fluxos de automação desejados para executar essas campanhas.
Segundo pesquisa da Campaign Monitor, os profissionais de marketing observaram um aumento de 760% na receita de campanhas segmentadas.
Essa é uma etapa obrigatória de como fazer um planejamento de Inbound Marketing.
8. Implemente a tecnologia certa
Um software de Inbound Marketing ajudará você a gerenciar todas as suas atividades com uma única ferramenta. O Ramper Marketing é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Além disso, a Ramper também conta com soluções de prospecção digital e gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.
Então, conheça mais agora mesmo. Agende uma demonstração das soluções Ramper.