Aprender como fazer teste A/B é uma das maneiras de aumentar as taxas de conversão de páginas, e-mail marketing, anúncios pagos e outras ferramentas usadas no marketing.
O teste A/B tem como objetivo avaliar qual, entre duas versões de um mesmo material, oferece melhor resultado para o negócio.
Esse resultado é chamado de conversão e pode representar vendas, geração de leads qualificados, cliques ou outros objetivos.
Ao fazer um teste A/B no botão de CTA do e-mail marketing sua taxa de conversão será o número de cliques que cada uma das duas versões gerou.
Caso sua equipe deseje testar o assunto do e-mail a taxa de conversão será a taxa de abertura do e-mail.
Porque a taxa de conversão é tão importante? Porque é ela quem vai responder qual material, entre os dois testados, é mais eficiente para alcançar o seu objetivo.
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Afinal, como fazer teste AB?
Você entendeu qual é o objetivo do teste A/B, entretanto, aprender como fazer teste AB pode ser um pouco mais trabalhoso. Isso acontece porque alguns detalhes são indispensáveis para você alcança um resultado conclusivo.
Antes de continuarmos, uma dica extra: para realizar um teste AB eficiente, o ideal é que você tenha em mãos um software de automação de marketing digital.
Isso acontece porque ferramentas como esta ajudam:
- a criar os materiais que serão testados (seja e-mail, landing page, anuncio ou publicação de rede social);
- disparar o teste;
- coletar as métricas de marketing digital necessárias para a avaliação e escolha de um vencedor.
Dito isso, vamos às etapas de como fazer teste AB.
1. Defina seu canal de análise
Aprender a como fazer teste AB começa por definir o que será seu objeto de análise.
E-mail marketing? Landing Page? Anúncios?
Para isso a sugestão é que você identifique as plataformas que estão gerando um resultado abaixo do esperado.
Sua taxa de abertura de e-mail marketing está baixa? Talvez seja hora de se dedicar a entender o porquê. O teste AB é um aliado!
É importante citar que o resultado de um teste AB pode dizer muito sobre o comportamento e as preferências gerais das personas estudas.
Um resultado ajuda você a entender, por exemplo, que tipo de assunto faz a persona X abrir seu e-mail. Descontos? Dados? Mensagens emotivas?
Esteja atento aos relatórios que o software de automação oferece e/ou Google Analytics oferece.
2. Escolha um elemento para testar
Com o objeto de estudos em mãos tente identificar as razões para baixas taxas de conversão.
Usando o exemplo do assunto de e-mail, será que eles estão muito comerciais e menos relacionais?
Faça um teste AB e busque respostas!
Atenção: pode ser que sua primeira hipótese seja inconclusiva, por isso, teste outros elementos.
Um e-mail marketing pode estar recebendo poucos cliques por diferentes razões:
- tamanho do botão de CTA;
- cor do botão de CTA;
- texto do corpo do e-mail;
- falta ou uso de imagem;
- oferta sem valor para a persona …
Você terá que elencar suas hipóteses e testar uma de cada vez!
Testar muitos elementos de uma única vez vai tornar mais difícil a identificação do elemento que realmente influenciou o sucesso ou o fracasso de uma versão.
Isso quer dizer que ao testar um botão de CTA de e-mail você deve escolher fazer a análise da cor, ou do tamanho ou do texto. Nunca mude mais de um desses elementos no mesmo teste.
Além disso, não tente fazer o teste do botão de call to action e do texto do corpo do e-mail no mesmo disparo.
De maneira geral você pode testar tudo dentro de seus canais de relacionamento. Desde títulos e call to action até:
- textos;
- uso de depoimentos;
- links internos e backlinks externos;
- imagens;
- ofertas;
- provas sociais e mais
3. Realize o teste
Você deve criar as duas versões e realizar o teste.
Caso você esteja fazendo um teste sobre clique no CTA do e-mail você deve coletar uma porcentagem de contatos de sua base para disparar o teste. Por exemplo 20% da base.
Assim 10% receberá a versão A e 10% receberá a versão B.
Com os resultados em mãos a versão “vencedora” pode ser enviada ao restante da base de leads.
No caso de páginas de site, anúncios e landing page busque por apoio para apresentar cada versão da página aleatoriamente para usuários que acessam esses canais e veja qual deles está oferecendo melhores resultados.
Após um período você poderá adotar a versão vencedora e excluir a outra.
Observação: o teste AB deve ser realizado durante um período de tempo mínimo de duas a quatro semanas ou determine o tamanho da amostra (como um número de visitantes no período x para que seus resultados sejam realmente expressivos e valiosos.
4. Monitoramento
Para que o teste seja conclusivo de alguma forma, o ideal é que a taxa de conversão de uma versão varie pelo menor 15% em relação a versão com menores números.
Entretanto, isso também irá variar de empresa para empresa. Por isso crie suas próprias metas e acompanhe-as.
Se o teste permanecer inconclusivo, obtenha insights a partir dele e implemente sua nova hipótese em um teste subsequente.
Porque fazer teste A/B?
Aprender como fazer teste AB vai ajudar sua empresa a:
- otimizar seus resultados;
- conquistar conversões;
- obter melhor ROI.
Se uma página já está oferecendo um bom número de conversões ela pode oferecer resultados ainda melhores!
Se um canal não está convertendo suficiente, ele pode passar a gerar melhores taxas.
Resumindo, você vai obter melhores resultados de suas estratégias.
Otimizar seu investimento e gerar mais resultado para sua empresa é o papel do teste AB independente da plataforma em que for executado.
Comece hoje a aplicar s técnicas de como fazer teste AB e melhore o ROI de suas campanhas de marketing.
Até mesmo a menor das mudanças pode trazer alguns dos maiores resultados!
Como dissemos anteriormente, você vai precisar de uma ajuda para colocar todo seu conhecimento de como fazer teste A/B em prática.
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