Algumas ferramentas do marketing pessoal vão ajudar você a alavancar sua carreira e a destacar seu nome como um profissional diferenciado, em um mercado extremamente competitivo. Entre essas ferramentas estão:
- LinkedIn;
- redes sociais diversas;
- site pessoal;
- blog;
- e-mail marketing.
Antes de continuarmos, entretanto, é importante que você entenda que o marketing pessoal não é uma estratégia que visa construir uma imagem fake de quem você é.
Muito menos o objetivo é gerar a imagem de um profissional prepotente que não sabe trabalhar em equipe ou que quer aparecer.
As ferramentas de marketing pessoal devem ser usadas para levar a sua marca pessoal até as pessoas que você deseja atingir.
Se você ainda tem dúvidas sobre construir sua marca pessoal, indicamos que leia o artigo; “6 dicas de marketing pessoal que todo profissional deve seguir”.
Voltando ao nosso artigo de hoje, ele tem o objetivo de apresentar as 5 principais ferramentas do marketing pessoal pra quem deseja se tornar uma referência. Continue lendo!
5 ferramentas do marketing pessoal
Há algum tempo atrás o currículo era uma das principais formas de comprovar sua relevância profissional e a porta de entrada para novos cargos e empregos.
Uma das mudanças que a transformação digital trouxe foi a capacidade de nos relacionarmos em diferentes plataformas com alcance muito maior.
Isso refletiu também nas relações profissionais e é por isso que atualmente as ferramentas de marketing pessoal vão muito além do currículo.
Então vamos a elas!
1. LinkedIn
O LinkedIn é a principal rede social profissional do mercado.
Atualmente headhunters, recrutadores e empresas de todos os seguimentos tem usado essa ferramenta para encontrar profissionais que possam integrar seu time.
Além da análise do perfil, histórico e habilidades também é identificado a capacidade desse profissional gerar conexões e gerar relevância por meio da produção de conteúdo relevante e seu compartilhamento.
Essa ferramenta de marketing pessoal vai ajudar você a:
- apresentar suas melhores características;
- listar projetos dos quais participou e quais seus resultados;
- apresentar suas experiências profissionais;
- listar habilidades técnicas e comportamentais;
- compartilhar conteúdos autorais e de terceiros que confirmem sua imagem de profissional atualizado e mais.
O LinkedIn é 100% gratuito e tem potencial de gerar um engajamento digital tal que você poderá alcançar grandes oportunidades de carreira e negócios.
2. Outras redes sociais
Não adianta fugir, sua vida pessoal e profissional estão atreladas e você vai precisar se dedicar a produzir conteúdo relevante para canais como Instagram, Twitter e Facebook.
Use as postagens de sua vida pessoal para mostrar que você é autentico e não alguém que força um comportamento profissional que não corresponde à realidade.
Compartilhe conteúdos como:
- visitas a clientes (se tiver autorização para isso);
- aquisição de novos projetos;
- comemoração sobre entrega de um serviço no prazo;
- participação em eventos e mais.
3. Site e blog
Uma das formas de abrigar os conteúdos autorais que você produz é criando um site /ou blog.
O site irá ajudar você a destacar suas habilidades e a compartilhar informações que você detêm.
Seu site não deve ser um canal de autopromoção, mas um local onde você encontra novas formas de compartilhar conteúdo de qualidade.
Crie ebooks, capte leads, mantenha seu relacionamento com quem chega até suas páginas.
Mostre que seu interesse em sua área profissional vai além das horas trabalhadas na empresa.
Você pode criar um site em plataformas como WordPress e Wix.
Junto com o site, o blog permite que você gere conteúdo exclusivo e interessante. Isso faz com que você seja reconhecido como alguém capaz de gerar valor.
4. Ebook
Uma outra ferramenta de marketing pessoal capaz de chamar atenção para sua marca pessoal é a criação e compartilhamento de um ebook.
O ebook é um livro digital que destaca você como especialista em um assunto.
Cada vez mais as pessoas recorrem a esse tipo de plataforma para adquirirem conhecimento.
Ser ao autor de um ebook vai contribuir para garantir sua autoridade em sua área de atuação, além de ser uma isca para recrutadores.
Sugerimos que antes de começar a escrever seu ebook, leia artigo exclusivo; “Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos”. Com ele você vai ver também que escrever um livro não precisa ser um bicho de 7 cabeças.
5. E-mail marketing
A produção de conteúdo pode ajudar você a captar leads (ou contatos) que você poderá nutrir com o envio de e-mail marketing.
Use esse canal para compartilhar dicas e ideias úteis no dia a dia de quem faz parte de sua base de contatos.
Atenção: tenha a autorização dessas pessoas para enviar e-mails periodicamente.
Cuidado com a frequência desse tipo de material. Uma vez por mês pode ser suficiente para manter seu nome na mente das pessoas como alguém relevante e não “chato”.
Se você criar um conteúdo interessante e estabelecer uma rotina para envio de e-mail marketing, sua lista de endereços crescerá e você terá uma próspera comunidade de leitores que mal podem esperar pela sua próxima newsletter.
Leia mais em: Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing
Concluindo
As ferramentas do marketing pessoal que listamos aqui já fazem parte do sua dia a dia, agora é hora de você estar no lado de produtor de conteúdo.
Sim, ele é Rei e é o que todo mundo busca quando começa a interagir com materiais profissionais.
As ferramentas que listamos prometem:
- ampliar sua rede de contato;
- gerar interesse de outros profissionais e empresas;
- apresentar novas oportunidades de trabalho, cargos e – até – salários.
Se tudo isso soa empolgante, mas parece muito trabalho para você fazer, comece devagar. Crie uma rotina e dedique-se a sua carreira!
Continue sua leitura em: “Como fazer marketing pessoal: 9 dicas para ganhar o mercado de trabalho”.
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