O uso de digital influencers em estratégias de marketing é algo cada vez mais comum em empresas de pequeno a grande porte. Entretanto, você precisa conhecer os diferentes tipos de influenciadores digitais para escolher o ideal para sua estratégia.
Com o objetivo de conquistar maior alcance, muitas marcas acabando escolhendo influenciadores pelo número de seguidores ou popularidade.
Entretanto, a estratégia de uso dos influenciadores digitais deve, antes de mais nada, considerar o alinhamento entre esses perfis e seus potenciais clientes.
Depois isso é importante considerar os diferentes tipos de influenciadores, para entender qual é o mais eficiente para seu negócio.
Tipos de influenciadores digitais: 4 opções
1. Celebridades
As celebridades são influenciadores muito antes da internet.
Desde que empresas começaram a usar a imagem de figuras públicas para divulgar seus produtos, seja na TV ou anúncios impressos.
Toda a fama das celebridades faz com que pessoas “comuns” se inspirem nelas. Em seus comportamentos, tipos de roupas, estilo de vida e mais.
Com a transformação da internet, as celebridades se tornaram um dos tipos de influenciadores digitais mais relevantes para empresas de diferentes áreas.
Entretanto, como você pode imaginar, as celebridades como influenciadores digitais exigem um investimento de capital maior.
Além disso, em grande parte dos casos, os influenciadores do tipo celebridades oferecem pouca segmentação de público.
Isso quer dizer que você vai gastar mais para atingir a persona ideal para seu negócio.
O ROI tem tendências a sofrer com alto custo e conversão baixa ou média.
Se o seu objetivo de marketing é alcance e visualização, o investimento nesse tipo de influenciador é uma boa opção. Entretanto, se você busca por engajamento digital essa opção pode oferecer taxas menores.
A Puma, por exemplo, é uma marca que constantemente faz ações com celebridades.
Sempre em disputa com Adidas e Nike, é importante estar entre as marcas promovidas por celebridades.
A empresa tem um grande leque de produtos e atende a diferentes perfis de consumidores.
Abaixo, uma campanha feita com Bruna Marquezine, que possui mais de 33 milhões de seguidores no Instagram.
2. Autoridade de nicho
Geralmente os influenciadores digitais com perfil de autoridade são pessoas que tem experiência sobre algum tópico e passam a explorar esse conhecimento na internet.
Por exemplo, o médico Dráuzio Varella pode ser considerado um influenciador de autoridade, por ser um profissional com grande experiência sobre um determinado tópico.
O benefício de trabalhar com esse tipo de influenciador é a relevância.
Entretanto, essas pessoas dificilmente vendem suas opiniões, por isso, criar uma relação comercial com esse tipo de influenciador digital é algo mais complicado e nem sempre possível.
3. Marca Pessoal global
É um influenciador que “nasceu” na internet e construiu seu nome em torno de um tópico ou assunto. Sua atuação é nacional ou global.
Antes da internet nem era celebridade nem possuía autoridade sobre um assunto antes da internet.
Mas atenção, esse tipo de influenciador precisa oferecer algo de valor ao seu público e, geralmente, isso acontece por meio da produção de conteúdo relevante dentro de um nicho específico.
Camila Coutinho é um exemplo disso. Há mais de 10 anos ela trabalha com internet, com foco em moda e lifestyle. Possui Instagram com mais de 2 milhões de seguidores, blog e canal no Youtube e em 2018 lançou um livro. Está entre as blogueiras de moda, mais influentes do mundo.
Abaixo um vídeo feito para a marca de cosméticos La Roche-Posay:
Entre outros exemplos, podemos citar: Camila Coelho, Thássia Naves, Kefera, Hugo Gloss e mais.
Esse tipo de influenciador possui um grande alcance, boa visualização e excelente engajamento!
4. Influenciadores locais
Os influenciadores locais são um tipo de influenciador que também surgiu na internet, mas que diferente do apresentado no tópico anterior, tem uma atuação local.
A atuação local normalmente está atrelada a uma cidade ou região.
Mesmo com um raio de alcance menor, eles influenciam as decisões de pessoas.
Esse tipo de influenciador digital possui uma segmentação de público muito mais específica do que as celebridades.
5. Influenciadores ativistas
Como o próprio nome sugere, esse tipo de influenciador digital vai além de conteúdos sobre um universo amplo, como moda, saúde, lifestyle, comédia …
Os influenciadores ativistas possuem uma causa pela qual lutam. Uma bandeira.
Calma, nós vamos dar exemplos.
Jout Jout Prazer, é um canal do Youtube liderado por Julia Tolezano. Ela estourou no Youtube com um vídeo que falava sobre relacionamento abusivo: Não tira o batom vermelho.
A Youtuber, tem mais de 2 milhões de inscritos em seu canal e aborda temas como feminismo, racismo, igualdade social, política, e vida em sociedade como um todo.
Para se aproximar desse tipo de influenciador digital uma marca deve ter uma proposta associada aos ideais desse influencer. Você deve mostrar sua relevância para a causa levantada.
A seguir, separamos duas campanhas feitas pelo canal da Jout Jout, uma da Skol, uma marca nacional, que tinha o intuito de conscientizar sobre o assédio no Carnaval e, outra da marca Eurico, um site que vende sapatos femininos de grandes tamanhos. (Você já ouviu falar dessa marca?)
Nesse segundo merchan, você percebe que não precisa ser uma grande marca, mas precisa ter uma boa ideia, que se relacione com o restante do canal, para firmar uma parceria com esse tipo de influenciador digital.
Eles têm grande relevância para o público e um amplo engajamento, entretanto, seu alcance não é tão extenso como as demais opções de influenciadores.
Agora que você conheceu os tipos de influenciadores digitais, é hora de usá-los em suas táticas. Para isso, sugerimos que leia o artigo; “5 dicas de como fazer marketing digital com influenciadores”.
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