Aprender como ser um empreendedor digital nos dias atuais, é como descobrir novas profissões. Com tecnologias e novas ferramentas surgindo a cada dia, é normal que estas diferentes formas de empreender surjam e despertem novos comportamentos.
Aprendendo como ser um empreendedor digital você poderá até trabalhar no conforto de sua própria casa.
Mas, como ser um empreendedor digital?
Para começar neste mercado você têm vários caminhos e é essa variedade de caminhos e informações que confundem as pessoas. Por isso escrevemos este artigo a fim de trazer para um guia de como ser um empreendedor digital.
Segue com a gente!
O que é um empreendedor digital?
Antes de falarmos como ser um empreendedor digital, precisamos entender melhor este novo conceito e seu modelo de negócio.
Como o próprio nome sugere, um empreendedor digital é aquele que usa exclusivamente a internet para gerar renda. Dentro deste conceito não há um produto físico desenvolvido e vendido.
Os empreendedores digitais comercializam ideias, conhecimento ou criações tecnológicas como por exemplo:
- E-books;
- cursos educacionais;
- sites e blogs;
- vídeos;
- programas de softwares ou jogos.
Sabe aquela pessoa que você segue no Instagram ou mesmo no YouTube? Ele também é um empreendedor digital.
Como ser um empreendedor digital? Alguns nichos possíveis
Existem diversos caminhos para aqueles que querem se tornar empreendedores digitais.
Você pode ganhar dinheiro com blog, contando com parcerias de anúncios do Google ou mesmo publieditoriais.
Desenvolver ferramentas especializadas e comercializar assinaturas para usuários de seu sistema.
Se dedicar a criação de um curso online sobre determinado assunto, de forma que você possa vender e instruir outras pessoas. Seja apenas com um ebook ou mesmo com acesso à aulas em vídeo.
Suas possibilidades são grandes e aqui separamos algumas das principais que podem ser muito úteis a você. De forma que você aprenda um primeiro caminho e tenha um bom primeiro contato com a ideia de ser um empreendedor digital.
1. Produtor de conteúdo
Trabalhar como produtor de conteúdo nada mais é que transformar seus conhecimentos em produtos digitais para vender online. Porém você precisa ter grande experiência em seu ramo de atuação e facilidade para passar seus conhecimentos.
Desta forma você poderá criar um produto online que poderá ser comercializado.
As principais vantagens de um produtor de conteúdo são:
- Autonomia: você escolhe seu horário de trabalho;
- fácil distribuição: existem diversas plataformas online onde você pode comercializar o seu conteúdo.
- variedade de formato: você pode criar desde um vídeo, um áudio book ou mesmo conteúdos em texto.
- lucros escalonáveis: a partir do momento que você produziu o seu conteúdo, uma vez no ar, ele pode ser vendido diversas vezes e quanto mais pessoas ele atinge, maior fica a visibilidade dele e maiores serão suas vendas.
- baixo custo de produção: se você levar em consideração que você já investiu em seus conhecimentos pessoais, como faculdade ou outros cursos, os custos restantes para produção deste tipo de conteúdo é insignificante.
Você pode analisar os interesses do público para entender é a procura por temas de sua área de conhecimento. Por meio de ferramentas como o Google Trends, você consegue fazer um estudo do que as pessoas estão pesquisando e aumentar suas chances de vender o produto certo.
Além disso, sugerimos que você faça uma pesquisa de palavras-chave em ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google. E dessa forma identificar os temas que apresentam um melhor desempenho nos mecanismos de busca.
Se você decidir criar um curso online preparatório para concursos, por exemplo, pode utilizar plataformas EAD para hospedar suas aulas, de maneira que apenas quem completou a inscrição, poderá assisti-las.
A produção de conteúdo e a construção de uma carreira como empreendedor digital neste segmento é realmente muito abrangente.
Leia também: “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”
2. Digital Influencer
Diversas pessoas ganham a vida como digital influencer hoje em dia. Esse trabalho envolve construir e vender sua própria imagem e estilo de vida, para promover serviços, produtos e marcas que tenham o mesmo perfil que você.
Normalmente esta opção acontece de forma natural para algumas pessoas que já tem uma tendência a serem populares em suas redes sociais mas não significa que você não possa construir um perfil de Influencer.
Um influenciador digital pode ganhar dinheiro de diferentes maneiras, como por exemplo:
- Posts patrocinados;
- participação em eventos;
- parcerias com marcas;
- patrocínio em produtos, etc.
Para que o seu perfil de influenciador digital dê resultado você precisa ter um grande público e bastante envolvimento para que consiga gerar receitas com o seu conteúdo.
Portanto, o primeiro passo que você precisa dar, é conquistar o seu próprio público. E para isso é essencial a produção de conteúdo relevante, que agregue valor àqueles que o seguem.
As principais plataformas digitais que os influenciadores usam são:
- Instagram;
- Youtube;
- Blog.
Não deixe de fazer postagens frequentes, consistentes e construir um relacionamento próximo com os seus seguidores, para assim cativar cada vez mais pessoas.
3. Freelancer
Trabalhar como Freelancer é uma espécie de trabalho autônomo porém digital.
Você pode trabalhar de qualquer lugar que tenha um ponto de acesso a internet mas precisa ter algumas habilidades digitais específicas para isso. Algumas delas são:
- Escrever;
- programadores em geral;
- editores de vídeo;
- trabalhar com design;
Existem diversas plataformas para freelancers, que conectam esses profissionais a clientes em potencial.
As vantagens de trabalhar como freelancers são:
- Flexibilidade de horário;
- liberdade para trabalhar onde você quiser;
- liberdade para escolher os clientes com os quais deseja trabalhar.
Como ser um empreendedor digital freelancer?
Para trabalhar de freelancer digital você precisa ter uma profissão que se encaixe neste modelo de negócio digital. A partir daí ter um portfólio atualizado com os trabalhos que você já realizou.
Depois de criar o seu portfólio você pode ir atrás dos clientes individualmente ou se registrar em alguma plataforma que faça essa ponte entre vocês.
Existe um campo muito grande de trabalho nessa área mas é preciso algumas habilidades para que nada saia de seu controle. Normalmente você precisa ter mais disciplina, capacidade de gerenciamento e organização do que precisaria se trabalhasse em outro tipo de emprego.
Leia também: Como fazer marketing na internet: 5 estratégias para começar
Aprendeu um pouco mais?
E aí? Aprendeu um pouco mais sobre como ser um empreendedor digital?
Se está pensando em utilizar sua formação e conhecimento para desenvolver um software de serviço, sugerimos que continue sua leitura com o artigo; “Como implementar um modelo de negócios de SaaS bem sucedido”.
E você está começando sua trajetória em busca de como ser um empreendedor digital? Já começou a se planejar? Conte sua experiência em nossos comentários!
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