A promoção de serviços e produtos não é novidade. Porém, com a internet, as estratégias e ferramentas de Marketing Digital não param de mudar.
Por isso, é importante entender esse conceito e saber como montar um planejamento adequado para a realidade e público da sua empresa.
Dessa forma, na sequência você confere:
- O que é Marketing Digital;
- A importância de usá-lo;
- 5 passos para montar sua estratégia.
Agora, é ler até o final e se aprofundar no tema. Boa leitura!
O que é Marketing Digital
Acima de tudo, Marketing Digital não é uma atividade única, mas sim um conjunto de ações que uma empresa realizada através da internet. Assim, existem diferentes objetivos e recursos que podem ser usados.
Por exemplo, um negócio pode ter como meta reforçar o reconhecimento da marca, divulgar uma promoção ou até atrair novos leads.
Dessa forma, tanto as ferramentas quanto as estratégias que serão usadas serão diferentes. Por isso, embora a definição possa parecer simples, sua execução é complexa e depende de conhecimentos específicos.
Da mesma maneira, o Marketing Digital pode ser utilizado com outras plataformas, como um sistema de CRM, para aumentar a performance e até automatizar tarefas. Então, entre as principais estratégias estão:
- Search Engine Optimization (SEO);
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Landing Pages;
- Funil de Vendas, unido ao time comercial;
- Redes sociais;
- Blog;
- E-mail Marketing;
- Site;
- Search Engine Marketing (SEM);
- Anúncios online, entre outros.
A importância do Marketing Digital
Em primeiro lugar, as estratégias de Marketing Digital têm a função primordial de promover e divulgar produtos e serviços pelas mídias digitais.
Isso, por si só, já mostra o quanto é importante utilizar suas técnicas, pois a internet hoje é uma aliada dos negócios.
Para você ter uma ideia do seu poder, 82% dos consumidores brasileiros com acesso à web realizam compras online, de acordo com pesquisa da NZN Intelligence.
Além disso, no mesmo levantamento, foi constatado que 74% dos consumidores entrevistados preferem fazer aquisições online do que em lojas físicas.
Ou seja, é o Marketing Digital que pode te ajudar a encontrar essas pessoas e levá-las a tomar a decisão de compra.
Entretanto, a sua importância não para por aí, ele ainda pode:
- Melhorar o relacionamento com leads e clientes;
- Aprimorar a comunicação com o público, tornando-a mais direta, personalizada e assertiva;
- Gerar interatividade e engajamento com a marca;
- Contribuir para a construção da reputação digital;
- Facilitar o entendimento da persona e do seu comportamento;
- Permitir a análise e mensuração de ações;
- Aumentar as oportunidades de vendas e muito mais.
5 passos essenciais para montar sua estratégia de Marketing Digital
Agora, é crucial que você entenda que antes de ter um planejamento ou estratégia, é fundamental saber quem é a sua persona, o que ela busca e até o cenário do mercado inserido. Com isso em mente, veja então o que fazer.
1) Levante dados sobre a situação da empresa
Tão importante quanto saber para onde se quer ir, é entender como a empresa está e como ela pode se transformar para buscar uma nova performance.
Assim, o primeiro passo é fazer um relatório com as principais forças, fraquezas e oportunidades do mercado.
Com essas informações é possível traçar metas reais e alcançáveis.
2) Defina quais serão os objetivos
Depois, nenhum plano de Marketing Digital pode ser feito sem um ou mais objetivos. Por isso, é preciso defini-los.
Geralmente, é necessário criar metas chamadas primárias e as secundárias, já que um objetivo maior pode depender de pequenas conquistas.
Da mesma maneira, a estratégia precisa ser montada com base no curto, médio e longo prazo, portanto, com goals independentes para cada etapa.
3) Determine os recursos necessários
Após saber quais serão as metas é hora de destrinchar os recursos que serão necessários para alcançá-las. Entretanto, eles não se referem apenas à questão financeira.
Assim, deve ser considerada a necessidade de contratações ou aquisição de ferramentas, como um sistema de CRM, por exemplo.
4) Identifique os KPIs
Na sequência, só é possível identificar se os objetivos estão sendo cumpridos através da análise dos KPIs, ou seja, dos Key Performance Indicators ou Indicadores de Performance.
Dessa forma, é preciso que você estabeleça cada um deles, que podem ser, por exemplo, um número de visitas diárias no seu site ou uma determinada quantidade de views nos seus blog-posts.
5) Crie um cronograma
Por fim, cada meta precisa ter um prazo no planejamento de Marketing Digital, seja primária ou secundária. Por isso, é preciso defini-lo de acordo com a complexidade.
Muitos objetivos secundários, por exemplo, poderão ser feitos em quinze dias ou um mês. Já as metas primárias, ou seja, macros, podem precisar de um semestre inteiro ou até um ano.
Agora, é colocar em prática o que aprendeu aqui, montar seu plano e acompanhar de perto os resultados. Afinal, só assim será possível identificar pontos de melhoria e aumentar ainda mais a performance. Boas vendas!