O comércio eletrônico está projetado para alcançar os US $ 4,88 trilhões. Para se tornar um empreendedor digital e aproveitar uma fatia desse mercado, é preciso aprender como administrar uma loja virtual.
O primeiro passo é entender mais sobre o mercado de vendas digitais. Para isso o infográfico abaixo pode ser bastante útil.
Fonte: PagBrasil
Entre as etapas de como administrar uma loja virtual está:
- a criação da loja virtual;
- a gestão de estoque;
- marketing;
- logística e muito mais.
Dada a natureza competitiva do comércio virtual é importante seguir uma série de estratégias para impulsionar seu ecommerce. A seguir, listamos algumas dicas.
Como administrar uma loja virtual: 6 etapas
Existem muitas etapas importantes para a gestão de uma loja virtual.
Desde o processo de pagamento até a logística de entrega e a divulgação do marketing, é preciso criar ações que garantam o profissionalismo e a qualidade de entrega do seu produto.
1. Encontre a plataforma ideal
A plataforma de e-commerce é a responsável direta por todas as operações e integrações do negócio.
Exatamente por isso essa é a etapa mais importante em todo o processo de como administrar uma loja virtual.
Seu software de comércio eletrônico deve ser:
- escalonável;
- seguro;
- priorizar a usabilidade;
- facilitar a integração com outros sistemas.
Sem tudo isso sendo executado com qualidade é impossível alcançar sucesso em sua loja virtual.
Inclusive, esses fatores podem destruir sua loja! Um erro de segurança pode causar problemas irreparáveis.
Certifique seus desafios e faça sua pesquisa para encontrar a ferramenta que corresponda aos seus requisitos.
Leia também: “7 ferramentas para ecommerce [indispensáveis] para criar o site, gerir e vender”
2. Descubra onde seus clientes estão
Como administrar uma loja virtual se você não tem clientes?
As ações de marketing digital são fundamentais para atrair clientes.
Entretanto, antes de desenvolver ações de marketing é preciso definir suas personas.
As personas são definições profundas sobre seu público-alvo. Ao criar personas você entender informações como comportamento e interesses de seus potenciais clientes.
Para entender como isso funciona na prática, sugerimos a leitura do artigo; “Como criar personas para o seu negócio”.
3. Faça gestão de estoque
Sua loja virtual vende produtos.
Esses produtos precisam ser gerenciados.
É a gestão de estoque que faz esse gerenciamento.
Sua loja virtual não pode ficar sem estoque também não é aconselhado que você tenha mais produtos do que é capaz de vender.
Isso acontece porque o estoque está diretamente relacionado ao seu poder de giro de caixa.
Para a gestão de estoque você pode realizar a integração do ERP.
Com esses sistemas você será notificado quando os estoque estiverem em níveis críticos.
Assim fica mais fácil gerenciar os produtos que são mais vendidos e menos vendidos.
Entenda melhor a relação entre essas siglas, no artigo; “O que é ERP e qual a diferença entre ERP e CRM”.
4. Logística
Como levar o produto comprado no seu site para o seu cliente?
Além do processo da transportadora é preciso organizar o frete, preço e prazo.
Muitos apps de gestão de ecommerce realizam apoio a sua logística.
Uma outra sugestão é buscar parcerias com transportadoras para que seu frete se torne acessível para seus clientes.
5. Facilite o processo de checkout
Uma pesquisa da E-Commerce Radar, apontou que a taxa média de abandono do carrinho de compra no Brasil é de 82%.
Uma das razões mais comuns para isso são problemas no checkout.
Esse é um dos maiores desafios para a maioria dos varejistas que querem entender como administrar uma loja virtual.
Isso é especialmente relevante em plataformas mobile.
Uma das dicas para como tornar o checkout mais simples é eliminar a necessidade de criação de conta.
Deixe como padrão as melhores opções para seus clientes e faça com que ele não precise pensar muito sobre o que ele deve fazer para comprar.
Ofereça a melhore experiência do cliente possível.
Não se esqueça de oferecer a opção de salvar informações de cobrança, envio e pagamento para compras futuras.
Ofereça variadas opções de pagamento como PayPal, cartão de crédito e boleto.
6. Ações de Marketing
A maioria dos profissionais de comércio eletrônico entende a importância do marketing para ecommerce.
A estratégia de marketing mais usada por empreendedores de marketing é a publicidade paga em plataformas como Google Ads, Google Shopping e Facebook Ads.
Entretanto, é importante mesclar estratégias para obter tráfego orgânico. Para esses casos aplique táticas de otimização de mecanismos de busca, conhecido como estratégia de SEO.
Produção de conteúdo e redes sociais também auxiliam para a estratégia de atração de clientes.
Não se esqueça de investir em branding. A marca da sua loja precisa ser reforçada e difundida para dar poder futuro de venda.
O ideal é a combinação de tudo isso em conjunto com uma segmentação de clientes bem construída.
Mas, como administrar uma loja virtual e ainda gerir todos esses canais de marketing?
Usar um software de automação em marketing digital é extremamente importante para acompanhar, gerir e medir os resultados das estratégias de atração, nutrição e conversão de clientes.
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