Considerando que o email marketing oferece um ROI médio de mais de US$ 40 para cada US$ 1 gasto, podemos considerar que email marketing vale a pena, concorda?
Você leu bem, a cada dólar investido na estratégia $ 40 voltam em forma de retorno sobre investimento para sua empresa.
Esse número coloca o e-mail marketing como uma das principais estratégias de marketing digital do mercado.
Ficou empolgado?
Mas, calma!
Para ter um resultado como este e fazer o e-mail marketing valer a pena é preciso criar uma estratégia consolidada para essa ferramenta.
Email marketing vale a pena? Os benefícios atuais de investir na estratégia
Investir em email marketing vale a pena? SIM!
Algumas pessoas não acreditam nessa afirmação e isso acontece porque elas ainda tem em mente a ideia de um e-mail frio, com anúncio de um produto, lotando a caixa de entrada de um contato e sendo enviado direto para a lixeira.
A transformação digital aconteceu e junto com ela mudaram as formas de trabalhar as estratégias de marketing.
Os softwares de automação de marketing transformaram o e-mail em um dos principais canais de nutrição de leads existentes.
Por meio de funcionalidades altamente inteligentes, essas ferramentas permitiram que a comunicação por e-mail marketing se tornasse:
- personalizada;
- exclusiva;
- valiosa;
- contínua.
Algumas funcionalidades tornaram isso possível, entre elas:
- segmentação de leads;
- fluxo de nutrição;
- lead scoring (pountuação de leads);
- lead tracking;
- automação de marketing e mais.
Todas essas funções agindo em conjunto permitiram que o e-mail marketing se tornasse um conteúdo interessante e valioso para o lead, que passou a:
- se interessar pelo assunto do e-mail;
- clicar nos CTAs do conteúdo;
- converter nas ofertas propostas.
Como consequência as empresas puderam sentir aumento da taxa de conversão, significativo.
Foi assim que o e-mail marketing alcançou o status de maior ROI do marketing digital.
Muita estratégia e apoio de tecnologia.
Estratégia de email marketing: como acertar?
Agora que concordamos que email marketing vale a pena, e já apresentamos o software de automação, vamos seguir nosso guia com algumas dicas de como melhorar a estratégia de e-mail marketing da sua empresa.
São 4 passos simples que vão fazer toda a diferença na hora de analisar suas métricas de marketing digital. Confira!
1. Crie uma boa estratégia de captação de leads
Tudo começa com a capacidade que sua empresa tem de captar leads.
Crie canais de conversão como formulários, landing pages e pop-ups de saída para gerar uma base de leads mais robusta.
O marketing de conteúdo pode te ajudar. Você pode criar, por exemplo, uma landing page que ofereça um ebook exclusivo em troca das informações de contato do usuário.
Webinars, infográficos e whitepapers também são boas ofertas de valor que geram leads!
Para se aprofundar nessa questão, indicamos a leitura do artigo; “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads“.
2. Segmente os conteúdos para cada persona
O e-mail marketing vale a pena quando você sabe o que enviar e para quem enviar.
Isso quer dizer que antes de começar qualquer estratégia de marketing você precisa ter as personas do seu negócio bem definidas.
Além das personas é importante conhecer as etapas do funil de vendas e entender quais as principais questões debatidas por seus potenciais clientes em cada fase da jornada do consumidor.
Pronto. Com isso em mãos você pode começas a delinear sua ações de e-mail marketing.
Esse é o primeiro passo para você criar mensagens personalizadas para seus leads.
Os clientes desejam conteúdo relevante e personalizado, que atenda aos seus interesses e problemas pessoais.
Por isso concentre-se em:
- criar um bom assunto de e-mail que considere as necessidades, desejos e problemas do grupo de leads que irá receber o material. Isso fará com que o lead abra o e-mail;
- desenvolver uma boa oferta de valor no interior do e-mail para que o lead se interesse em ler e clicar no CTA oferecido;
- oferecer uma página de destino com uma boa experiência de uso ao cliente.
78% dos consumidores dizem que o conteúdo pessoal relevante aumenta sua intenção de compra.
Parece muito complexo agora, mas com uma ferramenta de automação sua equipe será capaz de:
- segmentar a lista de e-mail com base no interesses do cliente;
- criar um fluxo de automação de acordo com o engajamento do cliente.
3. Atenção a construção do e-mail
Menos é mais! Essa afirmação também é verdadeira para a construção do “corpo” do seu e-mail marketing.
Evite e-mails com muitas imagens ou vídeos. Isso pode passar a impressão de publicidade para o lead, que logo deixará seu material.
Esse ponto é particularmente importante para as empresas B2B. Gestores de empresas não querem perder tempo lendo e-mail de anúncio, por isso, prefira e-mails apenas com texto e muito personalizados!
Um e-mail de texto aparece como um convite para iniciar uma conversa.
4. Crie fluxos de automação
Um fluxo de automação de marketing organiza todo o caminho de conteúdos que serão enviados a cada lead de acordo com o comportamento de cada contato.
Em geral, cria-se um fluxo de automação para cada “fonte” de geração do lead.
Imagine que sua empresa tenha duas fontes de geração de leads:
- uma landing page que oferece um ebook com 10 etapas da gestão financeira de pequenas empresas;
- uma landing page com uma planilha de gestão de fluxo de caixa.
Cada uma delas terá um fluxo de automação desenhado por sua equipe. Ou seja, o lead que foi captado pela primeira landing page receberá uma sequencia de e-mails e o lead que se inscreveu pela segunda LP receberá outra sequencia de e-mails.
Além disso, as sequencias de e-mail vão variar de acordo com o comportamento do lead diante do e-mail mais recentemente enviado. Por exemplo:
- não abriu o e-mail;
- abrir o e-mail mas não clicou no CTA;
- clicou no CTA mas não converteu;
- converteu.
As empresas de automação de e-mail, como a LAHAR, oferecem aos profissionais de marketing a capacidade de automatizar o envio desses e-mails.
Como aplicar a automação de marketing no e-mail?
E ai? Está convencido de que e-mail marketing vale a pena?
Anotou nossas dicas?
Agora é hora de arregaçar as mangas!
Se você ainda tem dúvidas sobre como colocar em prática todas essas dicas, sugerimos que leia nosso artigo; “Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.
Agora que você sabe que email marketing vale a pena é hora de conhecer a equipe da LAHAR.
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