O e-mail marketing possui um dos maiores ROIs do marketing digital, alcançando uma média de $38 para cada $1 investido. Entretanto, para alcançar resultados como este não basta sair disparando e-mails, é preciso saber como fazer isso. Pensando em te ajudar, criamos este guia com dicas de e-mail marketing que todo mundo pode aplicar e que se mostram poderosas ferramentas.
O e-mail marketing é um dos canais mais importantes de uma estratégia de Inbound Marketing que considera a captação e a gestão de leads em suas ações.
Afinal, o e-mail leva as mensagens da sua empresa diretamente ao contato que você deseja atingir, de maneira eficiente e barata.
Logo, além de ser uma excelente forma de ampliar as conversões, as dicas de e-mail marketing que compartilhamos a seguir, vão te ajudar a reduzir os custos de cada venda e, consequentemente, aumentar o retorno sobre investimento.
Os olhos brilharam? Então vamos aprender como escrever e-mail marketing e aumentar os resultados com essa ferramenta tão importante dentro da jornada do seu cliente.
Quer aprender como usar as campanhas de e-mail para aumentar suas vendas? Continue lendo e confira as dicas de e-mail marketing que separamos para empresas B2B.
5 dicas de e-mail marketing para estratégias B2B darem certo
Quando se trata da venda de produtos ou serviços para outra empresa (B2B), as campanhas de e-mail são fundamentais para o sucesso das ações de marketing.
Então as dicas de e-mail marketing a seguir vão focar em como abordar esse segmento da maneira mais eficaz. Confira!
1. Relembre as características do seu público-alvo
Essa é uma das dicas de e-mail marketing básicas. Antes de começar a pensar no conteúdo, pare e recapitule com a equipe as características do público-alvo.
Quando se trata de vendas B2B, o comportamento e a maneira como os prospects fazem suas escolhas diferem do público geral. Mas, como?
Quando se trata do setor de vendas de produtos, principalmente, nossas decisões são bastante influenciadas pelo impulso, um simples cupom de desconto ou oferta de frete grátis.
Já o público empresarial, marca do segmento B2B, é mais bem informado e sabe exatamente o que precisa quando busca uma solução.
As decisões de compra são mais racionais, levam em conta a necessidade e boas condições de qualidade X preço.
Então dentro do seu nicho B2B, você precisa entender bem o tipo de cliente que você atinge com seu produto ou serviço.
Alguns exemplos de clientes B2B são:
- Empresas que compram matéria-prima para produção;
- Empresas que compram equipamentos eletrônicos de fornecedores terceirizados ou direto com o fabricante;
- Empresas setorizadas como escolas, órgãos públicos, hospitais que adquirem vários itens de infraestrutura e de tecnologia;
- Empresas revendedoras compram no atacado para revender no varejo,
- Empresas em busca de serviços terceirizados como marketing, consultoria financeira, contabilidade, e mais.
Agora que você já relembrou seu público-alvo, podemos falar das dicas de e-mail marketing práticas para criar a linguagem adequada para suas ofertas. Continue lendo!
Leia também: Como criar uma buyer persona para o seu negócio [passo a passo]
2. Use a linha de assunto estrategicamente
Antes de abrir seu e-mail, o remetente vai ler a linha de assunto. Esse item é fundamental para cada disparo da campanha e é um conteúdo estratégico.
Você pode pensar que “é só uma frase”, mas é essa frase que define se o e-mail será aberto, ignorado ou, pior, enviado para o spam.
Por isso, as dicas de e-mail marketing que você deve seguir nesta etapa são:
- crie frases que deixem os clientes curiosos para saber mais,
- faça sentenças curtas e objetivas,
- associe palavras e jargões comuns no nicho do cliente,
- use ícones divertidos como os emojis (quando for pertinente).
Se o e-mail for aberto, o cliente deve encontrar um conteúdo que realmente cumpra a chamada feita, oferecendo a informação claramente. Isso é fundamental para uma estratégia de copywriting, que visa usar o conteúdo para conversão. Vejamos mais como continuar esse trabalho.
3. Crie um cabeçalho de e-mail padrão
Seguindo com nossas dicas de e-mail marketing, é importante pensar nos detalhes visuais das campanhas, pois é a primeira coisa que o remetente vai assimilar quando abre o e-mail.
Começando pelo cabeçalho, esta sessão tem um papel estratégico no layout do e-mail marketing já que fica no topo.
Pense na quantidade de e-mails que um cliente B2B em potencial recebe por dia. Porque ele deve continuar no seu?
Por isso, valorize cada seção do e-mail marketing, a começar pelo cabeçalho. Algumas dicas de como escrever email marketing são:
- crie um design profissional para o banner padrão;
- inclua sua logo para que o cliente identifique sua empresa;
- adapte o banner do cabeçalho a identidade das outras campanhas.
Se você tiver um designer na equipe de marketing pode alinhar com eles esses detalhes para garantir um bom resultado.
Caso não tenha esse suporte, mantenha sempre a logo no topo e adapte as cores de fundo e outros detalhes de acordo com os recursos do serviço de e-mail que você usa.
Essa organização vai ajudar sua equipe a administrar melhor o tempo de trabalho e otimizar a execução das tarefas.
4. Planeje o conteúdo a ser enviado
Recapitulando as dicas de e-mail marketing até agora, você tem seu público B2B bem definido, uma linha de assunto estratégica, um cabeçalho bem feito, e agora?
Agora é o momento de colocar o marketing de conteúdo para trabalhar e planejar o que é relevante para cada lead.
O título e corpo do texto devem ser pensados para que a mensagem seja assimilada rapidamente.
Além disso, lembre-se que o principal objetivo do conteúdo é informar. Se está fazendo a oferta de um produto capriche na descrição e use fotos. Caso seja um serviço, destaque os principais benefícios. Adapte o conteúdo de acordo com o objetivo do e-mail.
Para seguir algumas diretrizes de copywriting e deixar o texto dinâmico foque na interação com público. Algumas sugestões para fazer isso são:
- inclua perguntas que faça o lead pensar ou exijam que ele clique em alguma opção,
- ensine truques,
- dê conselhos para aplicar no trabalho.
Isso é válido tanto para conquistar novos clientes quanto para manter os antigos.
Outro dica para o marketing de conteúdo do e-mail é usar o gatilho mental da exclusividade para sua base de clientes. Um conteúdo único, inédito e que não vai ser encontrado em outro lugar chama a atenção do cliente.
Foque na qualidade e não na quantidade. Seu e-mail pode conter apenas um título e texto curto ou trabalhar várias informações para divulgar as últimas atualizações do blog. Desde que a informação seja relevante, seu público vai se interessar.
Algumas dicas de copywriting para e-mail marketing para deixar o texto mais compreensível são:
- Crie um conteúdo fácil de ler
- Evite blocos de texto e frases muito longas.
- Divida o texto em subtítulos;
- Use marcadores para criar listas;
- Destaque com negrito palavras importantes;
- Inclua alguns espaços em branco para separar as partes do e-mail
5. Saiba quem é o tomador de decisão (pode não ser o CEO!)
Como o objetivo aqui é a comunicação com leads B2B em potencial, é importante saber quem é o tomador de decisão em relação ao uso do produto/serviço que sua empresa oferece.
Se o seu público é focado em PMEs, por exemplo, você pode dialogar diretamente com o dono, mas em empresas maiores, essa decisão pode estar com diretores e até gerentes dos departamentos.
Por isso, a linguagem para a argumentação usada no conteúdo deve ser compatível com a posição e a função do profissional que você planeja atingir. Fique atento a isso na hora de criar seu conteúdo.
Para relembrar, a seguir organizamos as cinco dicas de e-mail marketing que você não pode esquecer:
- Relembre as características do seu público-alvo
- Use a linha de assunto estrategicamente
- Crie um cabeçalho de e-mail padrão
- Planeje o conteúdo a ser enviado
- Saiba quem é o tomador de decisão (pode não ser o CEO!)
Como acompanhar a jornada do seu cliente?
Com essas dicas de e-mail marketing, sua equipe vai conseguir planejar campanhas de e-mail mais fortes para aumentar as vendas B2B.
Alinhe essas etapas do trabalho com os responsáveis da equipe e comece a trabalhar na construção de um fluxo de e-mails que vai trazer resultado.
Lembre-se que o e-mail marketing é apenas parte de todo seu trabalho que deve estar atrelado em uma estratégia completa seja de Inbound ou Outbound para que você possa obter ainda melhores resultados.
Sua empresa já investe no e-mail como ferramenta de marketing digital? Dívida nos comentários sua experiência e deixe suas dicas de e-mail marketing também!
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