O monitoramento de redes sociais é um trabalho essencial para aproveitar todo potencial de negócio que vem dessas mídias.
Existem milhares de ferramentas online que facilitam responder as menções ao perfil da sua empresa e até encontrar conversas em que ela não foi marcada diretamente.
O objetivo de descobrir essas conversas e mantê-las no seu radar é poder interagir com seu público com mais rapidez e qualidade. Marcas como Ponto Frio e Netflix são cases de sucesso quando o assunto é interatividade.
Então se a sua empresa não tem um esquema de monitoramento de redes sociais, este post é para você! Separamos sete opções de ferramentas que vão facilitar esse trabalho.
A maioria delas possui períodos de teste para que você possa conhecer e testar sua utilidade no dia a dia. Assim você paga por aquela que melhor se adaptar. Continue lendo!
O que é monitoramento de redes sociais?
O monitoramento de redes sociais é o trabalho que consiste em responder às conversas sobre a sua marca postadas pelas pessoas.
Dúvidas sobre o produto ou serviço, opinião, sugestão de melhoria, elogios, críticas não devem passar em branco.
Além de facilitar a interação e o suporte aos usuários, com o monitoramento é possível analisar o desempenho do trabalho em determinada rede — engajamento, alcance, comentários, dados demográficos, etc — e identificar tendências para utilizá-la melhor.
Ferramentas de monitoramento de redes sociais | LISTA
Para te ajudar a escolher a ferramenta de monitoramento de redes sociais para usar na sua empresa separamos sete dicas abaixo.
O principal ao utilizar uma dessas soluções é escolher aquela que reúne recursos úteis para o trabalho diário e que seja fácil de usar.
Algumas ferramentas de monitoramento fazem parte de um serviço mais completo de gerenciamento com recursos de agendamento, por exemplo, dentre outras funções.
Agora é o momento de analisar as opções e depois estudá-las para escolher qual a melhor. Vamos lá?!
1. Agorapulse
O segredo de um monitoramento de redes sociais de sucesso é concentrar tudo em um só lugar e essa é a proposta do Agorapulse.
A ferramenta também oferece mais recursos, além do monitoramento como agendamento de postagens e análise por relatórios.
O painel principal traz todas as mensagens, menções e comentários de acordo com a rede social que você estiver trabalhando no momento.
As redes com suporte no Agorapulse são: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn. A empresa oferece quatro opções de plano com período de teste de 28 dias gratuitos.
2. Zoho Social
O Zoho Social também é outro sistema de monitoramento de redes sociais que proporciona mais que o gerenciamento das interações.
Pela ferramenta, você também analisa o desempenho dos perfis das redes sociais através das estatísticas do relatório e agenda os conteúdos da semana.
Esse tipo de sistema permite a interação em tempo real, o que vai destacar sua marca no mercado e melhorar a reputação.
As redes sociais que podem ser monitoradas são: Twitter, Facebook (página e grupo), Instagram, LinkedIn (perfil e página de empresa) e Google Meu Negócio.
Os planos são mensais e começam a partir de US$ 10.
3. Sprout Social
O Sprout Social é outra ferramenta completa que oferece mais recursos além do monitoramento de redes sociais, assim como o Hootsuite.
A interface do programa reúne todas as informações necessárias em um painel único que mostra:
- mensagens (podem ser filtradas por rede social);
- tarefas;
- feed de notícias;
- publicações agendadas;
- relatórios.
As menções e mensagens diretas podem ser visualizadas separadas e também é possível pesquisar por palavra-chave para encontrar referências antigas.
A lista de redes sociais disponíveis inclui: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.
O Sprout possui três planos com pagamento mensal: Standard (US$ 99 – 5 perfis), Professional (US$ 149 – 10 perfis) e Advanced (US$ 249 – 10 perfis).
4. Buffer Reply
O Buffer Reply é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que ajuda a organizar, separando por mídia, as mensagens dos usuários.
É possível interagir em conversas, resolver problemas e solicitações dos clientes para fornecer uma experiência completa e de qualidade.
Entre as redes sociais suportadas pelo sistema estão Instagram, Facebook e Twitter. O Buffer Replay oferece dois planos:
– Pro: US$ 50/mês – para 1 usuário e 1 conta social;
– Business: US$ 225/mês – sem limite de usuários e contas sociais.
Os dois planos permitem fazer um teste gratuito de 14 dias.
5. Iconosquare
O Instagram é a rede social do momento. Se sua estratégia de marketing digital foca exclusivamente nela, o Iconosquare é a ferramenta de monitoramento de redes sociais que você precisa ter.
Além de monitorar comentários, marcações, mensagens diretas, hashtags, você também analisa as estatísticas de engajamento e alcance das publicações.
Vários usuários podem ter acesso a uma mesma conta e conseguir programar postagens e visualizá-las em um calendário online.
Os planos começam a partir de US$ 29 mensais e você pode personalizar o seu de acordo com a necessidade e número de perfis que precisa monitorar.
6. Hootsuite
Outra opção de sistema para monitoramento de redes sociais é o Hootsuite. Esse serviço é uma das soluções incluídas na plataforma de marketing digital da empresa que também possui ferramenta de agendamento, análise e curadoria de conteúdo.
Com a ferramenta você não perde nada que acontece nos perfis da sua marca: responde menções, monitora ocorrências de palavra-chave, divide as interações em abas para visualizar melhor as informações, etc.
Se sua empresa aposta na produção de conteúdo relevante, o Hootsuite ajuda no monitoramento e muito mais.
O sistema fornece suporte para as seguintes redes sociais:
- Facebook;
- Instagram;
- YouTube;
- LinkedIn;
- Twitter;
- Pinterest.
Entre as opções de planos — com 30 dias grátis para teste — estão: o Professional que custa US$ 19 por mês e podem ser cadastrados até 10 perfis; o plano Team por US$ 99 mensais para até 20 perfis sociais e acesso para 3 usuários e o plano Enterprise com valor e recursos personalizados sob consulta.
7. Mention
O Mention, ao contrário de várias ferramentas de monitoramento de redes sociais mencionadas aqui, é exclusivamente voltada para o trabalho de monitorar.
Com o sistema, você monitora sua marca, seus concorrentes, suas campanhas e até as tendências do seu setor online.
Além, é claro, de poder responder todas as interações do Twitter, Facebook e Instagram da sua empresa.
O Mention tem um plano gratuito que monitora até 250 menções de 3 perfis sociais e mais três opções com mais recursos liberados e pagamento mensal.
Agora você está pronto para começar seu trabalho de monitoramento de redes sociais! Qual dessas opções você usuária para fazer um teste?
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