Produtividade é um tema constante nas empresas, mas quando se trata do time de vendas, o assunto se torna ainda mais relevante.
A área de vendas tem uma dinâmica muito diferente das demais áreas de uma empresa, e trabalham com um alto volume de demandas como reuniões com clientes, e-mails a serem respondidos e muitas outras tarefas a se gerenciar.
Já que não existe a possibilidade de aumentar as horas do dia, o melhor é recorrer à ferramentas que podem automatizar tarefas e organizá-las para ganhar tempo e assim focar no que interessa: vender, mas vender com eficiência.
No final deste artigo eu tenho um convite para você, então leia até o final, ok?
As ferramentas são divididas em: organização, comunicação, CRM e utilitários.
ORGANIZAÇÃO
Com uma interface bastante amigável, o Google Agenda permite a criação de
compromissos personalizados, de diversos calendários numa mesma conta, invites de hangouts e a sua agenda ainda pode ser compartilhada com todo o time.
A mão na roda é que a ferramenta envia os compromissos do dia logo cedo, para isto, basta configurar.
É uma excelente ferramenta para salvar ideias, capturar páginas da internet, adicionar projetos, lembretes, listar tarefas, guardar cartões de visitas escaneados e outros arquivos. A sua organização é baseada em cadernos e etiquetas. A pesquisa da ferramenta é bem precisa, o que ajuda a encontrar facilmente o que você precisa.
Com o YouCanBook.me integrado ao Calendário do Google, Outlook e outros serviços, você compartilha somente os dias ou horários livres da sua agenda com o cliente. É uma excelente forma para evitar o famoso “não deu por conta das agendas”.
COMUNICAÇÃO
O MailTrack é uma extensão para o Gmail e Google Inbox que informa quando o seu e-mail foi visualizado por cada destinatário, além de fornecer a localização e por quais dispositivos as suas mensagens foram abertas.
Seguindo o mesmo estilo do MailTrack, a ferramenta do HubSpot faz tracking dos seus e-mails e avisa sempre que alguém abrir um e-mail que você enviou. É possível ter um histórico de cada lead com os e-mails vistos, links clicados e documentos abertos.
Nota: uma ferramenta como o MailTrack e Signals podem ser poderosos para alavancar uma venda. Você é avisado na hora em que o seu prospect abriu aquela proposta e pode telefonar de maneira “despretensiosa” para alinhar alguns pontos.
O Slack se tornou o queridinho nos últimos anos como a melhor ferramenta de comunicação para integrar times. É possível criar canais distintos na ferramenta. Por exemplo: um canal para time de vendas, outro para time de desenvolvedores e assim por diante. É possível integrar diversos aplicativos, muitos aqui citados, para potencializar a produtividade na sua rotina.
CRM
O Agendor se define como uma plataforma de aprimoramento em vendas. Dentre as várias funcionalidades se destacam as notificações de visitas e tarefas, painel dedicado ao pipeline, segmentação de contatos por região, linha de produtos e muito mais! Além disso é possível separar a carteira de clientes por vendedor ou representante e integrá-lo ao seu ERP. O ponto alto: funciona sem internet.
Possui aplicativos para as plataformas iOS e Android para que você acompanhe a venda de qualquer lugar.
A plataforma tem um visual intuitivo e organizado com recursos fundamentais para o vendedor se manter produtivo, como tarefas, compromissos e lembretes de follow-up. É possível fazer e receber ligações e ter todo o histórico do cliente. Personalize a ferramenta conforme a sua necessidade.
Conhecido no mundo do Inbound Marketing, o HubSpot oferece inúmeras ferramentas para Sales e Marketing, dentre eles, uma opção de CRM gratuita.
Você pode classificar os negócios ganhos e perdidos, os compromissos programados e os contratos enviados e acompanhar o desempenho em relação às cotas definidas.
E-mail, chat e bots são alguns dos recursos que este CRM oferece para você estar em contato direto com o seu deal.
O Zoho é um CRM indiano que oferece uma gama de ferramentas para vendas e marketing, como chat, e-mail, telefonia, social media, blueprint, canvas e oferece a integração com outras ferramentas.
Possui vários tipos de relatórios para você monitorar diariamente suas vendas. Além de oferecer a Zia, uma assistente virtual que fornece todos os dados dos seus clentes.
UTILITÁRIOS
Você não precisa do Office para criar documentos. Pelo Google Docs você consegue criar os mais diversos documentos, baixar nas mais variadas extensões e armazenar na sua conta de e-mail vinculado ao Drive, podendo compartilhar com qualquer pessoa definindo quem poderá editar e visualizar.
O Pocket é uma extensão para Chrome que com apenas um clique salva matérias na internet para se ler mais tarde. No corre corre do dia a dia, uma ferramenta como essa te ajuda a não perder nenhum artigo interessante e a manter a leitura em dia.
É um add-on do Gmail que permite agendar o envio de e-mails, solicitar a confirmação de leitura de e-mail do destinatário, traquear links que estão no corpo do e-mail e ainda possui uma ferramenta para produzir e-mails poderosos que tendem a ter retorno.
Aumentar a produtividade é um grande desafio para qualquer empresa.
Nossa rotina muda, e com isso algumas ferramentas podem deixar de fazer sentido para uma determinada tarefa. Por isso é importante se manter atualizado sobre as melhores ferramentas para continuar produtivo e organizado.
Além de ferramentas é importante ter processos e técnicas para aumentar a sua produtividade. Conheça 18 técnicas de vendas para você dobrar a sua meta.
Decidi que este artigo deve ser escrito por mais de duas mãos. Quer ser o editor junto comigo?
É só indicar uma ferramenta gratuita que seja boa e que faça sentido para o processo de vendas nos comentários. Vou analisar a ferramenta e se realmente ela for coerente com as premissas acima, ela estará neste artigo com o seu nome e LinkedIn.
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