Utilizar uma estratégia bem construída de envio de SMS para clientes pode ser uma grande oportunidade para alavancar seu negócio. Tem dúvidas sobre a eficácia desse trabalho? Pesquisas apontaram que 90% das pessoas abrem todas as mensagens que chegam em seu celular em no máximo 3 minutos após recebê-las. Além disso, as taxas de abertura de mensagem no celular são de 97%, contra apenas 22% do e-mail.
Dessa forma,o envio de SMS para clientes pode ser mais uma ação importante para integrar o time de técnicas de marketing digital para atrair seus clientes.
O SMS para clientes permite uma série de vantagens que estão relacionadas, principalmente, a possibilidade de personalização e instantaneidade do material enviado, custo baixo e alta eficácia, variedade de possibilidades de conteúdo a ser enviado.
Você pode utilizar essa estratégia para informar sobre o lançamento de um produto novo, divulgar uma promoção exclusiva, enviar uma confirmação de pagamento, realizar uma pesquisa de satisfação, entre outras possibilidade de contato com o cliente por meio do SMS.
7 dicas para realizar uma campanha de sucesso com o envio de SMS para clientes
Simples cuidados na estratégia de envio de SMS para clientes podem contribuir para o avanço de seus negócios. Por isso, ao realizar uma campanha com esse tipo de tática atente-se aos seguintes pontos:
#1 Utilize poderosos gatilhos de chamada para ação
Você pode enviar o SMS como uma estratégia associada ao marketing para o e-commerce de sua empresa e enviar uma mensagem assim que seu cliente realizar uma compra ou fez login em seu site, aproveitando que ele já está em contato com a sua marca para otimizar a conversão. Pode também aproveitar datas comemorativas, como aniversário e feriados para enviar descontos exclusivos ou informar a chegada de novos produtos e tamanhos.
#2 As ações devem ter prazo de validade
Se você quer que seu cliente compre, visite seu site, preencha uma pesquisa ou realize qualquer ação imediatamente, diga isso a ele. Quando recebemos uma ordem como revisar um relatório, sem que a mesma tenha um prazo como, por exemplo, até amanhã, a tendência é que adiemos essa tarefa.
Quando se fala de uma tarefa que uma marca nos propõe a realizar esse adiamento corre sérios riscos de virar esquecimento. Por isso, coloque prazo para a realização da tarefa proposta e, se possível, ofereça uma vantagem juntamente com o call to action da campanha.
Um exemplo: “Preencha nossa pesquisa de satisfação até dia 23/02/2018 e receba um código promocional com 15% de desconto. Clique aqui e acesse o formulário”.
#3 Compartilhe promoções ou envie cupons de desconto
Como no exemplo acima, enviar promoções é sempre um excelente chamariz. Nem todo SMS precisa conter uma promoção, mas o envio de alguns com esse gatilho estimulam a resposta positiva do consumidor.
Os modelos de SMS promocionais funcionam porque, em geral, são criadores de atenção, usam chamadas poderosas para ação, criam uma sensação de urgência e compartilham informações de forma clara e concisa. Sinta-se livre para experimentar o texto de suas mensagens, monitorar seu desempenho e ajustá-las com base na resposta do seu público.
Exemplo: Aproveite a oferta de pneus da Oficina Duarte! Compre 3 pneus e ganhe 1. Promoção válida até julho de 2018. Visite a Oficina Duarte hoje na Rua Constante Ramos, 21 e confira nossos valores e modelos.
#4 Acrescente um link para seu site
Essa pequena ação faz toda a diferença no funil de conversão, de acordo com a etapa que um cliente está. A presença de um link estimula o engajamento e mantém o usuário em contato com a sua marca. Deseja que o cliente seja encaminhado para uma página na qual executará uma ação específica? Então crie uma landing page otimizada e responsiva para dispositivos móveis.
#5 Atenção a ortografia e ao tamanho do texto
Erros de português transmitem uma péssima imagem de sua empresa, mesmo que sejam erros de digitação. Revise o conteúdo diversas vezes antes de enviar.
Outro erro do qual você deve fugir é o de enviar mensagens de texto longas. Seu cliente não tem tempo nem paciência para longos conteúdos e não espera isso quando recebe uma mensagem de texto.
Seja direto e passe sua mensagem em poucas linhas. Precisa que o cliente tenha mais informações sobre uma campanha? Mande um link para o seu site junto com a mensagem.
#6 SMS como tática de Follow-Up
Entre a prospecção e o fechamento de um negócio muita coisa acontece. Para percorrer esse caminho você deve ter boas técnicas de follow-up para convencer seu cliente de que você está junto com ele e deseja que faça um bom negócio. O usuário, além de conhecer seu produto, deve estar seguro de que ele é a melhor opção e de que estará fazendo um bom negócio fechando com sua empresa.
Entre uma ligação e outra você pode usar o SMS e o e-mail marketing como estratégia de abastecimento de informação. Por meio da nutrição dos leads você mostra a seu cliente que deseja ajudá-lo e não apenas vender seu produto a qualquer custo.
#7 Automatize os envios de SMS para clientes
Deseja se relacionar com seu público por meio de SMS ou push message? Então comece a pensar em automatizar essas ações, e mais, comece a conhecer mais sobre automação de marketing, agora mesmo!
Por meio dos softwares de automação de marketing você otimiza seu tempo, automatizando a comunicação com seus clientes de forma personalizada e escalável. E torna mais eficaz a aplicação de ações como segmentação de cliente, nutrição de leads, envio de e-mail marketing e atualização de redes sociais. Além de executar outras atividades que se feitas sem automatização demandam muito tempo e investimento.
Gostou das dicas, mas quer mais exemplos de como colocá-las em prática? Abaixo separamos 3 situações em que uma campanha de SMS pode auxiliar, e muito, a relação de sua marca com seus clientes, estimulando-os a interagir com seu serviço ou produto.
3 exemplos de situações certeiras nas quais o envio de um SMS para clientes pode alavancar seus resultados
O primeiro passo é otimizar cada SMS em massa que você envia para sua lista segmentada de clientes. Ao fazer isso, você assegurará que seu cliente enxergue um valor mais alto na informação recebida, enquanto você obtém os retornos mais altos.
Para descobrir como enviar alertas SMS para seus clientes do jeito certo, aqui estão 3 formas principais de garantir que seus alertas alcancem seu objetivo final.
Aproveitando ganchos gerais, como as últimas notícias, para enviar alertas SMS
Quando você envia alertas de SMS com algum tipo de novidade, certifique-se de que o seu SMS valha a pena ler. Sempre faça a pergunta: Por que meu cliente veria valor nesse SMS? Todos os textos enviados como alertas devem ser compostos por três partes: 1) uma parte mensagem; 2) uma parte valor; 3) uma parte ação.
Um varejista de roupas on-line pode construir sua mensagem da seguinte forma:
- A mensagem: compre nossas roupas de inverno
- O valor: detalhes do tempo em sua área local
- A chamada à ação: clique no URL do texto
Quer ver a mensagem construída?
Exemplo: Alerta de altas temperaturas para o final de semana: previsão de 40ºC para esse sábado no Rio de Janeiro. Encontre aqui as tendências de moda praia com biquínis a partir de R$59,90 cada! Clique aqui agora.
Uma situação de emergência
Se você vai enviar alertas de SMS com base em situações de emergência, verifique se eles são realmente emergências. Um revendedor online que vende equipamento de segurança pode aproveitar esses alertas, tornando-os incrivelmente pessoais e interessantes para um público local. Quanto menor a comunidade, melhor as taxas de resposta.
Um revendedor de segurança online pode usar isso para sua vantagem:
- A mensagem: alerta de emergência
- O valor: segurança comunitária
- O chamado à ação: descubra mais
Exemplo: Alerta de emergência: nosso software de segurança foi pirateado hoje às 15h43. Nenhuma informação pessoal foi comprometida, estaremos de volta online às 7 da noite. Saiba mais aqui.
Alertas de eventos por SMS
Você não precisa organizar eventos, mas se está participando de ações como feiras e exposições, convide seu cliente a estar próximo de sua marca. Os eventos são ótimas oportunidades para conhecer clientes, fãs e fazer novas conexões. Além de aproximar você de seus consumidores, ainda os estimula a apoiarem sua marca e se relaciona com eles.
Um varejista online de alimentos para animais pode usar isso para sua vantagem:
- A mensagem: Pare em nosso estande
- O valor: 15% de desconto com determinado código
- A chamada à ação: detalhes do evento aqui
Exemplo: Evento de animais de estimação: nesta sexta-feira, visite o evento Doggy Expo, pare em nosso estande e ganhe 15% de desconto em qualquer compra online com o código secreto que você receberá na exposição. Obtenha detalhes do evento aqui.
Ao aplicar táticas semelhantes a esses 3 exemplos, você garante que seus clientes recebam textos que terão maior impacto em seu relacionamento com o usuário. Quando você envia alertas SMS que estão orientados para oferecer aos seus clientes valor real, você experimentará uma melhoria mensurável em suas táticas de CRM.
Já está planejando sua ação de SMS para clientes? Entre em contato com a equipe da LAHAR e saiba tudo sobre o que podemos fazer para otimizar seu tempo com a automação de sua estratégia de SMS Marketing e Web Push Message.