As tecnologias digitais movem o mundo corporativo contemporâneo. Elas revolucionaram a forma como fazemos quase tudo nas empresas: comunicação, marketing, gestão financeira, vendas, análise de negócios, dentre muitas outras coisas. Todos esses fatores combinados representam um forte elemento competitivo.
Diante disso, uma questão de suma importância surge: o que acontecerá com os negócios que não acompanharem as tecnologias digitais? Talvez leve algum tempo, mas, muito provavelmente, eles não sobreviverão aos desafios do mercado.
Pensado nisso, hoje vamos falar sobre as estratégias para manter seu negócio competitivo através das inovações tecnológicas.
Repense Suas Atividades
As tecnologias digitais possuem amplas possibilidades de aplicação. Independentemente de sua área de atuação, você pode recorrer a elas para solucionar problemas dos mais diversos. No entanto, essa busca só faz sentido se você souber em que precisa atuar.
Não seria produtivo investir recursos em inovações que pouco afetarão seu controle financeiro. Sendo assim, antes mesmo de pensar nas alternativas de mudança, analise a estrutura do seu negócio:
- Quais atividades tomam mais tempo?
- Quais problemas representam a maior parte das perdas?
- Quais setores apresentam os piores desempenhos?
- Quais são as principais reclamações dos gestores?
A partir dessas perguntas e de outras que exponham as fragilidades do seu negócio, você terá clareza sobre onde as tecnologias digitais serão melhor aproveitadas.
Pesquise Soluções
Quando você souber os pontos principais em que precisa atuar, fará mais sentido a pesquisa por tecnologias digitais. Nesse momento você precisará de fontes confiáveis de informações que apresentem alternativas para o seu negócio. Os principais caminhos neste caso são:
- Pesquisas on-line;
- Benchmarkings;
- Estudos de caso;
- Workshops, fóruns e palestras.
Se você, por exemplo, chegar à conclusão de que seu negócio precisa de um sistema ERP , seu primeiro passo poderia ser encontrar as melhores opções on-line. Feito isso, você poderia contatar um dos clientes da empresa que mais lhe interessasse e entrar em contato para visitar e conhecer o funcionamento do sistema na prática.
Planeje a Tecnologia
Muitas tecnologias digitais apresentam preços acessíveis, mas não é o caso de todas. Isso poderá ser um impedimento para que você implemente de uma única vez tudo aquilo julgar necessário para o seu negócio.
O melhor nesse caso é construir um planejamento das suas necessidades tecnológicas. Após identificar o que será necessário, monte uma escala de prioridades, realize estimativas financeiras e planeje a implantação em um horizonte de tempo que faça sentido.
Mantenha um Canal Aberto com Seus Colaboradores
Outro importante aspecto sobre as tecnologias digitais é que, dificilmente, você será capaz de acompanhar sozinho todas as inovações que surgirem em todas as áreas. É preciso que outras pessoas em seu negócio sejam capazes de identificar oportunidades de melhoria.
Sendo assim, incentive sua equipe a fazer as coisas da forma mais automatizada o possível e a trazer soluções em suas respectivas áreas. Manter esse canal aberto lhe permitirá explorar os contatos e os conhecimentos específicos de seus colaboradores.
Pregue a Cultura da Inovação
Nossa última estratégia se refere à postura de sua equipe diante das tecnologias digitais. Promover mudanças não é fácil, uma vez que a grande maioria das pessoas as teme. Isso é especialmente verdade no mercado de trabalho, onde o medo de errar, muitas vezes, leva gestores à inação.
Para manter seu negócio consistente com as inovações tecnológicas, é preciso que você quebre esse paradigma. A mudança deve ser uma constante em seu negócio, pois a velocidade de modificação do mercado é cada vez mais assustadora.
Incentive a aplicação da tecnologia por sua equipe e crie um ambiente colaborativo e aberto à experimentação. Sem tentar realizar as alterações, não é possível alcançar o pleno potencial do negócio.
As Tecnologias Digitais Como Fator Estratégico
Suas decisões sobre a importância da tecnologia na sua gestão terão impacto direto nos resultados do seu negócio nos próximos anos. A própria dinâmica social e comportamental criada pelos recursos de que dispomos, exigirá das organizações uma estrutura condizente com o comportamento do consumidor e com as necessidades doscolaboradores.
Sendo assim, é preciso que você crie ações sistêmicas para utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.Aqui apresentamos os principais passos que você pode seguir, mas não para por aí. Lembre-se que os movimentos tecnológicos são extremamente dinâmicos, de forma que você e sua empresa também precisarão ser.
Esse post foi escrito pelo Time de Marketing da Gestão Click.