O Marketing Digital vem mudando ano após ano, seguindo sempre o comportamento das pessoas e as novas tecnologias. As ferramentas de automação de marketing são a grande aposta para os profissionais de marketing, já que elas prometem otimizar o tempo (quem está com tempo sobrando?) e os custos também.
Se você é empreendedor ou profissional de marketing, é muito importante acompanhar quais as novas tendências dentro das ferramentas de automação de marketing, validar se o seu público está engajado com elas, e tentar aplicar em seu negócio para estar sempre à frente da sua concorrência.
A seguir, separamos um guia com as principais tendências para as ferramentas de automação de marketing, que estão sendo prometidas para um futuro próximo e entenda como elas podem ser usadas na sua empresa.
Ferramentas de automação de marketing: 5 tendências que você deve acompanhar
1) Uso de Chatbot
Chatbot não é nada mais que um robô que interage de forma automática com os clientes.
É uma ferramenta que tem se mostrado muito útil na automação do atendimento ao cliente.
Ele pode ser usado para auxiliar tarefas como:
- apoio ao cadastro do cliente,
- tirar dúvidas básicas de usuários, leads e clientes,
- atendimento inicial direcionando o cliente para o site posteriormente.
Usar o Chatbot em seu site ou blog pode ajudar a ter um engajamento maior dos seus visitantes.
Apesar de ter a disponibilidade 24h e conseguir atender o cliente em alguns processos, não é recomendável substituir totalmente o atendimento pessoal.
Vale destacar que o chatbot pode ajudar a diminuir as requisições de clientes em seu helpdesk ou chat online, mas algumas pessoas podem até se irritar ao tentar falar com uma pessoa e só obter respostas automáticas de um robô.
Tenha cuidado ao configurar o seu chatbot para não enganar seus clientes. Tenha sempre uma opção que redirecione a conversa para um atendente real.
O próprio Facebook criou uma ferramenta de chatbot pela qual é possível desenvolver uma interação com os visitantes da sua página, quando eles mandam uma mensagem em seu chat.
No mesmo intuito de agilizar e trabalhar na melhoria de processos, você consegue usar o chatbot, por exemplo, para:
- enviar o link e vender algum produto específico,
- informar telefones e endereços,
- pedir o e-mail de contato e assim captar leads, e etc.
Existem no mercado algumas empresas com o serviço de Chatbot, entre elas:
2) Automação de Dados
Com o dia-a-dia corrido de quem é profissional de marketing, temos sempre aquela reunião semanal ou mensal que precisa de um relatório cheio de números e gráficos, não é mesmo?
Utilizar um software que mostra automaticamente todas as métricas do marketing digital que sua empresa precisa, pode ser bem útil no dia a dia.
A automação de dados dentro da ferramenta de automação de marketing permite a integração de outros aplicativos e serviços que sua empresa use.
Isso ajudará seu time a ter ideias e tomar decisões mais rapidamente, além de claro, não perderem seu precioso tempo fazendo relatórios e tarefas repetitivas.
Leia também: Como fazer um relatório de marketing eficaz para apresentar à diretoria: 4 dicas práticas
Hoje em dia existem muitas empresas fazem a integração dessas automações para sua empresa.
No Brasil nós temos por exemplo a Pluga, um software de integração entre os principais meios de pagamentos e aplicativos que os profissionais mais usam (Google Drive, Slack, Trello e mais).
Outra opção é buscar por exemplo um software de planejamento estratégico como a Siteware. Eles vão conseguir integrar as diversas áreas da sua empresa e fornecer dados sobre o negócio em tempo real.
3) Vídeos e Streaming
Uma das maiores tendências atuais no marketing digital, e que está só crescendo, é utilizar vídeos para engajar seus leads, visitantes e compradores.
Com as vidas muito atarefadas, as pessoas tem maior facilidade e mais tempo para absorver conteúdos em vídeo.
E como isso está ligado a ferramentas de automação de marketing?
Você pode usar uma ferramenta de automação de marketing como a Lahar, para apoiar essa estratégia enviando informações sobre as atualizações de vídeos da sua empresa para seus clientes.
É uma forma de complementar outras estratégias de marketing. Por exemplo, um cliente pode entrar em contato por mensagem e ser respondido por um chatbot que enviará um vídeo explicativo, simples né?
Outra tendência em conjunto com essa estratégia é fazer vídeos em live stream, ou seja, ao vivo.
Você tem que ter um cuidado maior ao fazer esses vídeos, sempre pensando que o usuário do outro lado pode estar interessado em ter uma interação mais próxima com sua empresa ou você.
Para isso, use esse espaço para passar informações relevantes e interagir com seu público, afinal, o usuário tirou algum tempo do dia dele para te assistir.
4) Análise de comportamento
Uma boa forma de usar as ferramentas de automação em marketing a seu favor, seja para quem vende serviços na internet ou para quem trabalha com e-commerce é analisar como é o comportamento do consumidor em seu site.
Usar ferramentas de marketing que automatizam a captação desses dados, vai te fornecer informações valiosas sobre como o usuário se comporta nas páginas principais do seu site em tempo real.
Esses dados servem de fonte para analisar e identificar pontos de melhorias na usabilidade e experiência, aumentando consequentemente a taxa de CRO (taxa de conversão).
Isso só fará sua empresa tornar-se mais “vendável”, fazendo com que as pessoas que chegam até sua página, encontrem todas as informações necessárias para realizar a compra.
Você pode fazer essa captação de dados usando diferentes automações, existem soluções que apresentam o mapa de calor do seu site, ou seja, mostrará onde os usuários estão navegando, clicando, até onde estão rolando a página, etc.
Fonte: SemRush
E também existem soluções que você consegue fazer a gravação dos usuários navegando no seu site, já imaginou poder ver exatamente o caminho que seu consumidor faz no site?
A maior das ferramentas de marketing do mercado que automatiza essa captação de dados é o Hotjar, mas você consegue também captar alguns dados com outras ferramentas como o Inspectlet.
O bom e velho Google Analytics também dá insights valiosos sobre o comportamento do usuário e é uma ferramenta de automação de marketing gratuita, que auxilia na coleta de dados.
Acesse também: Como vincular o Analytics ao meu site?
5) Inteligência Artificial para emails marketing e campanhas
Com a onda de dados crescendo, vemos crescendo junto com ela as estratégias de Inteligência Artificial.
Ela pode ser uma grande aliada na automatização de processos e fornecer os melhores insights para uma campanha de anúncios ou email marketing, quando falamos da realidade dos profissionais de marketing.
Como usar a Inteligência Artificial no e-mail marketing e como ferramenta de automação de marketing?
Baseados nos seus dados, um sistema de Inteligência Artificial pode analisar e passar as informações mais relevantes, como por exemplo quais títulos de e-mail são mais parecidos com os títulos de e-mails mais abertos (de maior sucesso) da sua ferramenta de automação de marketing.
Ou ainda, pode analisar a estrutura de e-mail que teve mais cliques e já replicar essa mesma estrutura em uma mesma campanha.
Qual tendência de ferramenta de automação de marketing sua empresa deve aderir?
Contar com uma empresa parceira é essencial para garantir que você esteja aproveitando da melhor forma o futuro das ferramentas de automação de Marketing Digital.
É importante entender se essas tendências são boas para o seu público e se elas fazem você interagir ainda melhor com suas personas, leads, usuários do site e clientes.
Aqui na LAHAR você pode acompanhar tudo o que há de mais atual no que diz respeito a ferramentas de automação de marketing digital, para seu negócio:
- gerar e engajar mais seus leads,
- usar análises para tomada de ações,
- aproveitar um suporte focado no crescimento da sua empresa.
Conheça mais sobre nossas soluções, assistindo ao case de um de nossos mais de 1.000 clientes: a M3Corp.
Confira também algumas das funcionalidades que você pode usufruir da nossa ferramenta de automação de marketing:
- Criação de landing pages sem necessidade de equipe de TI
- Automação de fluxos de e-mails de forma personalizada e escalável
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- Acompanhamento e agendamento de publicações nas redes sociais
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