Você já parou para pensar o que precisa fazer para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis? Bom, se ainda não, com certeza está na hora de criar uma série de ações e cuidados nesse sentido.
Afinal, de tempos em tempos as empresas podem enfrentar desafios, pressões e até mesmo crises. Assim, é preciso que a gestão reforce a atenção dada aos vendedores e consiga mantê-los seguros, confiantes e engajados.
Dessa forma e dentro desse contexto, na sequência você confere:
- O poder da comunicação nesse processo;
- 5 passos para alcançar a tranquilidade.
Porém, antes de iniciar a leitura, lembre-se da importância de ter ferramentas que auxiliem na gestão comercial.
Por exemplo, um sistema de CRM como o da Linkseller pode contribuir para acompanhar o time, interagir com a equipe e até incentivar o alcance de metas. Conheça e boa leitura!
O poder da comunicação para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis
Acima de tudo, a comunicação precisa ser uma constante na rotina de trabalho. Assim, a gestão dará liberdade ao time, mas, ao mesmo tempo, se mostrará presente e disponível.
Da mesma maneira, poderá acompanhar as atividades e metas, dando novas orientações, conforme a necessidade de mudanças no percurso.
Entretanto, ela é ainda mais importante para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis. Afinal, todos se sentem inseguros nessas situações e buscam soluções para seus problemas e incertezas (profissionais e pessoais).
Dessa forma, o poder da comunicação nesses momentos inclui:
- Acalmar os ânimos, inclusive isso se refletirá na comunicação dos vendedores com os clientes;
- Diminuir a ansiedade;
- Mostrar que a gestão está atenta e agindo;
- Praticar a empatia;
- Divulgar ações específicas ou emergenciais para conter a crise, como ofertas temporárias, por exemplo;
- Fortalecer a transparência de informações;
- Expressar apoio coletivo e solidariedade;
- Passar informações detalhadas do fato e do que é esperado do time;
- Oferecer benefícios ou recursos para o enfrentamento, entre outros.
Assim, quando os vendedores se sentem acolhidos, compreendidos e seguros, eles tendem a levar isso aos clientes. Então, encontram caminhos para continuar batendo metas e oferecendo soluções de valor aos consumidores.
Porém, vale reforçar, a comunicação precisa ser constante e não estar presente apenas nos momentos críticos.
5 passos para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis
Agora que você já sabe como se comunicar faz diferença, chegou a hora de conferir os 5 passos que deve seguir para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis.
1) Fale sempre a verdade
Em primeiro lugar, independente de ela ser boa ou ruim, seja sincero e claro em suas mensagens. Assim, você mostra preocupação e reforça a transparência da empresa perante seus funcionários.
Da mesma maneira, junto com a verdade, aponte soluções, dê esperança e motive!
2) Estabeleça uma rotina de reuniões
Em segundo lugar, realizar reuniões regularmente, seja por videoconferência ou presenciais, ajuda na socialização e redução da ansiedade. Afinal, os vendedores são sociáveis por natureza e esse contato ajuda a sanar dúvidas e tranquilizar.
Além dos encontros com o time, faça conversas individuais. Dessa forma, você poderá identificar necessidades específicas e contribuir para o bem-estar de cada um. Lembre-se: são pessoas e cada uma reage de uma maneira.
3) Estipule meios de acompanhar o trabalho
Outra forma de tranquilizar o time comercial em tempos difíceis e mostrar que está acompanhando o trabalho e está disponível. Você pode, por exemplo, criar um canal próprio de comunicação, que seja centralizado.
Assim, cada vendedor saberá que ali encontrará o suporte que precisa. Entre as ferramentas, você pode usar a Pluga, que tem integrações com diversos sistemas de comunicação e também com o CRM da Linkseller.
4) Invista no inside sales
Na sequência, que tal criar uma metodologia de inside sales? Diferente do field sales, essa técnica não requer que o time se desloque até o cliente, ficando interno.
Com isso, se ganha tempo, se reduzem custos e ao mesmo tempo se mantém a capacidade de vender. Por isso, incentive:
- Aumentar o número de telefonemas diários, inclusive você pode estabelecer uma meta diária para cada vendedor;
- Ampliar o envio de e-mails;
- O agendamento de videoconferências e reuniões online;
- Enviar mensagens por apps, como o WhatsApp, que torna a comunicação mais próxima do cliente.
Dessa forma, você dá mais opções e liberdade para que o vendedor faça seu trabalho. Incentivo é tudo!
5) Estimule o equilíbrio entre pessoal e profissional
Por fim, esse é um ponto fundamental para tranquilizar o time comercial em tempos difíceis e garantir o engajamento e a saúde mental. Então, converse com cada um e estimule a prática de atividades que eliminem o estresse e a pressão.
Assim, vale tudo, desde exercícios, passando por uma maratona de filmes até uma viagem de fim de semana com a família.
Enfim, com esses cuidados você ajuda seus vendedores a se sentirem motivados, confiantes e, acima de tudo, respaldados pela gestão. Faça a sua parte e siga essas dicas!