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Tráfego web: aprenda o que é e saiba como utilizar

Todos os profissionais e empresas que possuem um site na internet costumam compartilhar do mesmo sonho: ter uma boa carteira de clientes e uma alta visibilidade na internet.

No entanto, na prática, isso pode ser muito difícil e complexo. Para atingir esse patamar, não basta apenas ter produtos e serviços de qualidade. É preciso planejar e desenvolver estratégias para se tornar mais visível diante do seu público.

Por sorte, hoje em dia há uma série de estratégias de tráfego web que possuem esse mesmo objetivo: fazer com que a sua plataforma na internet receba mais usuário e, como resultado, aumente as suas vendas e clientes!

Especialmente se você trabalha com e-commerce, e quer obter mais notoriedade e visibilidade por parte do público, as estratégias de tráfego web são o primeiro passo para ter sucesso.

E pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o que se trata o tráfego web, e como é possível utilizar as suas estratégias para ter alcançar mais clientes e se destacar no mercado.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado? Então vamos lá:

Afinal, o que é o tráfego web?

Primeiro de tudo, precisamos entender sobre o que se trata o tráfego web. Por sua vez, ele se trata da quantidade de usuários na internet que frequentam a sua plataforma em um determinado período.

Ou seja, o tráfego é simplesmente a circulação de usuários que visitaram a sua página na internet.

A maioria das empresas consideram o tráfego web como algo indispensável. Afinal de contas, quanto maior for a circulação de visitantes, maior as chances do portal se tornar mais reconhecido e até mesmo fechar uma venda.

Estratégias que fazem o visitante permanecer no site por mais tempo, e até a inclusão e conteúdos estratégicos fazem parte das estratégias de tráfego web de muitas empresas.

Já nos sites que não possuem um bom índice de tráfego, as chances de algum lead (potencial cliente) ou consumidor realizar a compra pelo portal é menor.

Nos dias de hoje, é possível encontrar 6 tipos diferentes de tráfego. Vamos ver abaixo quais são eles:

  • Tráfego orgânico: considerado o tráfego mais comum, ele é a quantidade de pessoas que entraram em seu site por meio dos buscadores, como o Google ou o Bing, sem a necessidade de investimentos.
  • Tráfego pago: É o tráfego que precisa de investimentos para ser gerado.
  • Tráfego de referência: Se trata da quantidade de usuários que encontraram o seu site por meio de outra página na internet.
  • Tráfego direto: Nessa situação, o usuário digita o URL do seu site em seu navegador, por isso, é considerado um tráfego bem-visto pelas empresas.
  • Tráfego social: nessa situação, o usuário achou sua página na web por meio das redes sociais.
  • Tráfego de e-mail marketing: por fim, neste tipo de tráfego, o usuário localizou a página por um e-mail disparado pela empresa.

Como fazer estratégias de tráfego web?

Agora que você já sabe sobre o que se trata o tráfego web, nós vamos entender quais são as melhores dicas de estratégias para aumentá-lo em sua plataforma na internet, por isso, continue acompanhando nosso conteúdo!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais básicas e essenciais para o tráfego web. Ele se trata da produção de um material rico e relevante, destinado a um determinado público.

O marketing de conteúdo tem como finalidade atrair novos clientes, ampliar os canais de comunicação da empresa e também converter os leads em consumidores.

Além disso, os conteúdos devem sempre ser segmentados. É muito importante abranger os assuntos que o seu público está interessado, ou seja, que esteja dentro da sua área de atuação.

SEO

Outra estratégia para alavancar o tráfego web é o SEO. Basicamente, ele diz respeito a ações para tornar um conteúdo ou site mais posicionado nos sites de busca, como o Google ou o Bing.

O SEO também pode ser dividido em duas categorias: o SEO on page e SEO off-page. Enquanto o SEO on page realiza estratégias dentro do próprio site, o SEO off-page atua de maneira externa a plataforma.

Campanhas de anúncios

Mais uma estratégia de tráfego são as campanhas de anúncios. Também conhecido como links patrocinados, as estratégias de campanhas de anúncios geram a atração de mais clientes para a sua plataforma.

Uma das maiores ferramentas dessa estratégia é o Google Adwords. Ele funciona da seguinte forma: é possível realizar um determinado anúncio do seu conteúdo ou da sua própria plataforma no site de busca do Google ou em sites parceiros a empresa.

Se você trabalha com a venda de camisetas brancas, por exemplo, e vai anunciar um conteúdo, você pode divulgá-la no Google Adwords por meio da palavra-chave “camisetas brancas” ou “comprar camisetas brancas”, por exemplo.

Tudo dependerá dos seus objetivos e do perfil do lead que pretende alcançar. As estratégias de links patrocinados são ativas e trazem resultados a curto prazo, por isso, quanto maior o seu investimento, mais tráfego ela pode gerar. 

Redes sociais

Por fim, outra escolha de estratégia de tráfego web para a sua plataforma é a utilização das redes sociais.

Quando falamos sobre as redes sociais, é comum imaginarmos um ambiente para compartilhar informações, interagir e fazer novas amizades.

No entanto, para as empresas, as redes sociais são ferramentas poderosas e que geram muitas oportunidades.

Isso, pois é a partir das redes sociais que seu negócio poderá se aproximar dos leads e clientes.

Nos dias de hoje, as as plataformas sociais mais utilizadas pelas empresas são o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn.

Uma das formas de gerar mais tráfego para a sua plataforma pelas redes sociais é escrevendo conteúdos relevantes e adicionando links de direcionamento para o site, por exemplo.

Agora que você já sabe como é possível gerar mais tráfego em sua página na internet, o que está esperando para aplicar essas dicas em seu próprio negócio e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Sumário.

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