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Tipos de SEO: quais são, suas diferenças e como usar

Muitas empresas têm conquistado boas posições em resultados de mecanismos de buscas para palavras-chave, gerando tráfego e vendas de forma gratuita. Esse movimento se deve ao uso de vários fatores de classificação e tipos de SEO.

De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas, considerando que as práticas de SEO têm levado à consolidação de muitos negócios no mercado.

Sendo uma estratégia tão completa (e até complexa) é natural que existam diferentes estruturas de SEO como:

  • SEO Técnico;
  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;
  • SEO Local

Neste artigo, vamos nos dedicar a explicar mais detalhadamente cada um desses modelos de SEO e te ajudar a entender como aplicá-los. Confira!

4 Tipos de SEO que você precisa dominar 

Está a fim de adotar técnicas de SEO (ou já aplica) e deseja otimizar suas ações? Conheça então os principais tipos de SEO.

1. SEO Técnico 

O SEO técnico envolve as otimizações necessárias na estrutura do site, blog e landing page de uma marca que pretende alcançar boas posições em resultados das pesquisas feitas no Google. 

Mas não é todo profissional de marketing que tem intimidade, facilidade e conhecimento sobre estruturas de site.

Contudo, para solucionar este problema, atualmente existem diferentes plataformas e sistemas que ajudam a corrigir erros, mesmo se você não é desenvolvedor ou programador. Entre as ferramentas que auxiliam esta área está o Google Console Search

Logo, o objetivo do SEO técnico é contribuir para:

  • aumentar a velocidade do site;
  • torná-lo mais rastreável pelo sistemas do Google. 

Isso tudo tem como foco facilitar a compreensão do site e de suas páginas pelo Google, bem como fazer com que ele ganhe pontos na batalha por indexação

Fazem parte do SEO Técnico elementos e práticas, como:  

  • enviar sitemap para o Google: o sitemap é um documento de texto que relaciona todas as páginas de um site, facilitando a vida do “bot” do Google e garantindo a indexação de todas as páginas;
  • Robots.txt: você pode criar um arquivo robot.txt. Ele deve ser inserido na pasta raíz do seu site e informa ao Google quais páginas ele não deve rastrear;
  • UX (User Experience): o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência para o usuário e buscar sites que também tenham essa premissa principal. Utilidade, confiança e acessibilidade são alguns dos elementos considerados na análise da qualidade da experiência do usuário;
  • Velocidade de carregamento: esse é um dos principais fatores de “não” rankeamento. Garanta que seu site seja rápido ampliando a velocidade de carregamento de todas as suas páginas. Confira sua pontuação na plataforma PageSpeed Insights;
  • Mobile First Index: desde 2016, o Google considera primeiramente a versão mobile dos sites para o rankeamento, priorizando nos resultados da busca as plataformas que oferecem uma boa experiência mobile.

No SEO técnico é recomendado que você realize uma série de auditorias periódicas para sanar problemas em suas páginas, como:

  • links quebrados;
  • links tóxicos;
  • falta de rastreabilidade;
  • erros de redirecionamento;
  • conteúdo duplicado;
  • tags ALT faltantes;
  • páginas com carregamento lento e mais.

SEO On Page

O SEO On Page é um dos tipos de SEO mais comuns entre os profissionais que estão começando a se dedicar à estratégia. É nele que você se preocupa com elementos como texto, imagens e código. 

O SEO On Page é o responsável por organizar cada página do site da empresa de maneira que seja entendida pelo Google e reconhecida para uma página de qualidade, oferecendo a resposta para as demandas dos usuários da ferramenta de busca. 

Por meio dessa técnica, realiza-se toda a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chave para colocar no site. 

Também é no SEO On Page que devemos nos preocupar com elementos como: 

Tag H1, H2, H3 (…) 

Utilizadas para mostrar aos mecanismos de pesquisa o que é realmente importante para criar uma hierarquia dentro do conteúdo e da página. 

O H1 é o título que, geralmente, deve conter a palavra-chave principal para a qual você deseja otimizar a página. Já o H2 e o H3 são usados para tornar a leitura mais fluida e distribuir keywords secundárias.

Meta Título

É o título que aparece na SERP do Google. Deve ter até 70 caracteres e incluir a palavra-chave principal. Além disso, precisa ser atraente para fazer o usuário clicar no seu conteúdo. 

Meta Descrição 

É o texto que fica localizado logo abaixo do meta título no resultado do Google. Deve ter até 300 caracteres. 

O Meta Descrição é muito importante para que o Google compreenda a relevância do conteúdo.

Conteúdo 

Não tente enganar o Google criando excelentes meta títulos e metas descrições, e, ao mesmo tempo, o conteúdo ser “pobre”. Acredite, o Google tem suas artimanhas para identificar se o seu material é de qualidade ou não.

Entre os elementos utilizados para isso destaca-se a avaliação da taxa de rejeição e do tempo de permanência do usuário. Também é importante que você distribua sua palavra-chave ao longo do texto.

Além do texto e dos cuidados técnicos, crie um site com qualidade de design e usabilidade. Esses fatores interferem na experiência do cliente e na confiança que seu site transmite.

Para atender aos critérios de análise do SEO On Page, use YOAST SEO e outros plugins do WordPress, pois eles irão te ajudar a otimizar as páginas do site e do blog.

SEO Off Page 

Além das páginas do seu site, incluir um blog dentro do seu domínio é uma das estratégias mais importantes para empresas que buscam as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google. 

O SEO Off page trata da qualidade do marketing de conteúdo criado para sua empresa, incluindo post blogs e backlinks. Podemos dizer que esse modelo é um dos tipos de SEO que mais ajuda a produzir conteúdos relevantes.

Além de auxiliar o SEO do site, o blog permite que você expanda o volume de palavras-chave para as quais sua empresa rankeia. Como resultado, você tem aumento de tráfego qualificado nas páginas gerenciadas.

Combine isso com uma estratégia de Inbound Marketing completa e pense em estratégias para converter visitantes em leads.

Para escrever seus conteúdos para o blog, invista em pesquisas de palavra-chave e que são usadas para pesquisas no Google. 

Distribua ao longo de seu texto links para outros conteúdos do blog e do site, para landing pages e também para outros blogs de qualidade. A linkagem externa também é um fator para rankeamento.

SEO Local 

Por último, o SEO local prioriza a localização geográfica como critério principal para montar seu ranking de resultados. 

Nas primeiras posições, ele apresenta resultados que estejam próximos aos locais que o usuário realizou a pesquisa.

Para ter sucesso no SEO local, cadastre sua empresa no Google My Business. Isso mostrará para o Google qual é o seu negócio, possibilitando que a ferramenta apresente sua empresa como opção para os usuários que fazem pesquisas relacionadas.

Além de uma lista comum de resultados, o Google apresenta os locais que correspondem à pesquisa em destaque e em um mapa, como o apresentado abaixo. 

IMG

Para otimizar sua estratégia de SEO local, indicamos que confira este guia simples sobre SEO local.

Então, gostou dos tipos de SEO? Já usa algum no seu dia a dia? Tenha em mente que ao utilizá-los, você terá mais chances de aumentar a conversão de suas ações.

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Sumário.

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