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Guia completo: tudo sobre TikTok Ads Brasil

Já pensou em anunciar no TikTok Ads Brasil? O TikTok é a rede social queridinha do momento. Apesar de, por muito tempo, ter sido considerada um aplicativo usado somente por jovens – a conhecida Geração Z – hoje, o app está ganhando cada vez mais força em outros círculos e vem despertando o interesse das marcas em anunciar no aplicativo.

É fácil perceber o motivo do interesse dos anunciantes, visto que, recentemente, houve aproximadamente 2 bilhões de downloads do app, que continua atraindo cerca de 689 milhões de usuários mensalmente.

É possível que a publicidade no TikTok seja importante para sua marca, mas, para obter resultados, é preciso enxergar a plataforma como uma ferramenta de trabalho, e não apenas como entretenimento. 

Aprenda como usar o TikTok for Business, a plataforma de marketing digital do TikTok que está disponível na web e que te permite divulgar negócios por meio da criação e exibição de anúncios de diferentes tipos no app.

Para utilizar o serviço, você precisa de, no mínimo, um orçamento diário de U$50 (aproximadamente 258 reais). Sem esse investimento você não consegue criar suas campanhas publicitárias no tiktok ads brasil, que podem ser segmentadas e direcionadas para público e local específicos.

Confira a seguir o que é o TikTok Ads Brasil e aprenda como fazer anúncios no tiktok e como usar o TikTok for Business, a nova plataforma de ads da rede social de vídeos que está bombando no momento.

Neste artigo, vamos destrinchar o assunto para ajudar você a tirar o máximo proveito e decidir se essa funcionalidade é útil ou não para seu negócio. Bora lá?

TikTok em números

tiktok ads brasil

Criada em 2016 pela chinesa Bytedance, o TikTok é uma rede social de vídeos curtos que estourou primeiro entre os jovens de até 15 anos que trocaram o Instagram pela nova rede social.

O aplicativo só cresceu, atingindo 130 milhões de usuários ainda em 2018 e, alcançando em julho de 2021, a primeira posição do ranking de app mais baixado do mundo ao bater o número de 10,734.742 downloads.

Com o crescimento da rede também no Brasil, a Bytedance deu início a contratação de pessoas para gerir o TikTok no país.

Apesar disso, se comparado com o público de outros países, o brasileiro ainda representa um número pequeno de usuários. Mas é aí que está o pulo do gato: isso significa que há um grande mercado potencial a ser explorado.

É importante destacar que vídeo é o formato mais consumido entre os usuários, com 68,2% e superando posts em outras redes sociais e blogs, que alcançam 66,5% e 51% do público, respectivamente.

TikTok: quem são seus usuários?

Disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas. Existem, atualmente, mais de 689 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. E ainda tem mais! Se liga:

  • No mundo inteiro, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok (em número absoluto), atrás apenas da China;
  • Para todas as idades: 32,5% dos usuários do TikTok têm idades entre 10-19 anos; 29,5% entre 20-29 anos; 16,4% têm entre 30-39 anos, 13,9% dos usuários têm entre 40-49 anos e 7,1% acima de 50 anos, segundo dados da Comscore.
  • A taxa média de engajamento do TikTok é de 29%;
  • Diariamente, cerca de 1 bilhão de vídeos  são visualizados;
  • 90% dos usuários são recorrentes e visitam o aplicativo mais de uma vez por dia;
  • Os usuários da rede passam, em média, 52 minutos por dia no aplicativo.

Esses dados nos mostram o grande potencial que a plataforma tem para ser utilizada como uma ferramenta de anúncios.

O que é e como usar o TikTok for Business?

O TikTok for Business é uma plataforma voltada para anúncios dentro dessa rede social.

O serviço existe desde junho de 2020 e veio com a proposta de facilitar o acesso à ferramenta de publicidade TikTok Ads Manager, que é recurso para criar e gerenciar anúncios no TikTok. 

O TikTok Ads Manager conta com funções administrativas relacionadas a campanhas de marketing na rede social, como definir o público alvo demograficamente, segundo:

  • gênero
  • idade
  • localização
  • interesses

e dispositivo:

  • sistema operacional 
  • preço do aparelho do usuário

Outra funcionalidade interessante do TikTok Ads Brasil é a geração de relatórios personalizados ou pré-definidos que permitem uma análise completa do desempenho dos anúncios na plataforma.

Para além das métricas, o serviço oferece também ferramentas que auxiliam na criação de anúncios, como um kit para elaboração de vídeos. 

Esse kit consiste na oferta de 11 templates pré-prontos que servem como base para o anunciante criar seus próprios clipes curtos.

Há ainda, no tiktok for business, a seção “campanha”, onde é permitido criar anúncios, visualizar status, orçamento, total de custos, taxa de cliques e gerenciar uma campanha na rede social – o que é basicamente um ou mais grupos de anúncios.

Mas o que são grupos de anúncios? Os grupos de anúncios nada mais são do que conjuntos de propagandas com segmentações parecidas. E que, no caso do TikTok, podem ser formados por no máximo 20 publicidades.

Como já foi dito anteriormente, o custo diário com anúncios no TikTok é de US$50, no caso de grupos de anúncios, deve ser algo em torno de US$20 (em real, aproximadamente R$103,00).

Em resumo, o TikTok Ads Brasil é uma plataforma exclusiva, disponível no TikTok for Business e criada especificamente para a criação e gestão de anúncios, sejam eles em formatos de banners ou vídeos. 

É possível, através do TikTok Ads Brasil, segmentar seus anúncios, gerando retorno financeiro não apenas para as empresas, mas também para os perfis profissionais que buscam alavancar sua imagem pessoal/marca própria.

Outro ponto importante que merece ser destacado é que o TikTok apresenta altas taxas de engajamento, além do fato de seus conteúdos atingirem públicos de outras redes sociais, já que são muito compartilhados também no Instagram, Facebook, Twitter, etc. 

Ainda em 2021, vimos muitas empresas criarem suas contas na plataforma. Marcas como Guaraná Antártica, Coca-Cola e Disney já fazem parte desse movimento que, com certeza, não acontece à toa. Não há dúvidas: estamos diante de uma plataforma de alcance imenso e com enorme potencial.

Como anunciar no TikTok?

Para quem quer aprender como fazer anúncios no TikTok, o primeiro passo é fazer o seu cadastro no TikTok for Business e criar sua conta de anúncios.

A conta no TikTok Ads Brasil é criada de maneira gratuita e através dela é possível ajustar o orçamento durante as campanhas, iniciar – e parar – um anúncio quando quiser e escolher o modelo de otimização (CPC, CPM) com preços bastante flexíveis.

Também é necessário escolher o país onde você irá rodar sua campanha e informar seu tipo de conta, se é comercial ou pessoal. Após cumprir esse “script”, só é preciso responder algumas perguntas sobre sua conta – inclusive dados pessoais – e tudo pronto para começar.

Vamos agora conferir um passo a passo de como anunciar no TikTok?

Passo 1. Crie uma conta de anúncios TikTok

Como a ferramenta de publicidade da TikTok ainda é relativamente nova se comparada ao Instagram e Facebook, o processo ainda não é tão simples. Primeiro, visite a página inicial do TikTok Ads Brasil e clique no botão “começar”.

Ao clicar no botão “começar”, surgirá um formulário que deve ser preenchido com suas informações para configurar uma nova conta. Preencha, envie, e aguarde o contato de um representante da TikTok que informará se sua empresa se qualifica ou não.

Passo 2. Crie uma campanha

Assim que a primeira etapa for finalizada e estiver tudo ok com a sua conta, entre no painel de anúncios e clique na guia “campanha” e depois em “criar”.

Há três níveis para as suas publicidades dentro da plataforma: 

  • Campanha (atividade geral), 
  • Grupos de Anúncios (função dentro da campanha),
  • Anúncios (função dentro da campanha). 

Aqui, é importante também escolher uma meta para o seu anúncio. Atualmente, o TikTok for business oferece três objetivos principais:

  • tráfego, 
  • conversões,
  • instalações de aplicativos.

Depois dessa etapa, você terá que escolher o orçamento para sua campanha. Suas opções de escolha são:

  • Orçamento diário
  • Orçamento total

Passo 3. Configure o grupo de anúncios

A terceira etapa é quando os canais e a segmentação da sua campanha são definidos, ao criar o seu grupo de anúncios.

Em uma campanha, é possível ter diferentes grupos de anúncios destinados a diferentes públicos.

A publicidade no TikTok permite que seu anúncio seja veiculado em toda a família de apps relacionados, que são:

  • Vigo Video (apenas Índia), 
  • BuzzVideo (Japão), 
  • TopBuzz (EUA e BR), 
  • Babe (Indonésia),
  • News Republic (mundial). 

Você tem a opção de escolher limitar seus anúncios ao TikTok ou a toda sua rede. O TikTok vai calcular onde o seu anúncio pode alcançar os melhores e colocá-lo lá.

Após a escolha de seus canais preferidos, é só seguir as instruções para que você não deixe de inserir nenhum dos recursos necessário para que seu anúncio comece a rodar. Isso inclui:

  • URLs, 
  • nome de exibição, 
  • imagens, 
  • categorias, etc.

Nessa etapa temos um ponto muito importante e que merece a sua atenção: é possível selecionar até 20 termos para descrever seu site ou app, pois há uma seção exclusiva para palavras-chave.

Essas palavras-chave servem para que seu produto/serviço chegue até o público certo. Por isso, tenha cuidado na hora de selecioná-las. 

Por fim, há a etapa de “segmentação“, que te permite definir o público-alvo de seus anúncios.

Passo 4. Defina os detalhes da campanha

Aqui chegamos na seção “orçamento e programação”, e é hora de selecionar o orçamento disponível para o grupo de anúncios. Nesse momento, você pode selecionar quanto está disposto a gastar por dia ou o valor total que será gasto ao longo da sua campanha.

A seguir, seleciona as datas em que deseja que sua campanha fique no ar. Existe a opção “dayparting”, que permite que você escolha horários específicos do dia ou dias específicos da semana para a exibição de seus anúncios.

Você também pode escolher entre duas opções na hora de definir o ritmo com que seu orçamento será gasto. São elas:

  • padrão: que distribui o orçamento uniformemente por toda a campanha
  • aceleração: que utiliza o orçamento da forma mais rápida possível durante um período fixo de tempo.

E você deve também selecionar a meta de otimização do seu grupo de anúncios. Essa fase é bastante importante. Fique atento:

  • Conversão: seu anúncio será mostrado para usuários com maiores chances de realizar uma ação de conversão para seu produto ou serviço. 
  • Clique: seu anúncio será otimizado para atrair o máximo de cliques possível e será cobrado com base em um modelo de pagamento CPC (custo por clique).
  • Impressões: seu anúncio será otimizado para que seja exibido tantas vezes quanto possível e será cobrado com base em um modelo de pagamento de impressão CPM (custo por mil).

Por último e não menos importante, você pode ativar ou desativar a opção “otimização inteligente”. Ao ativá-la, seus lances serão constantemente otimizados visando aumentar as conversões. No entanto, se seu objetivo for cliques ou impressões, recomendamos desativar essa opção.

Passo 5. Projete seu anúncio

Os formatos habilitados para anúncios no TikTok são imagens e vídeos na posição horizontal, vertical e quadrada. 

Para facilitar a sua vida e a vida de todos os anunciantes da plataforma, o TikTok business oferece uma funcionalidade conhecida como Kit de Criação de Vídeo.

Essa ferramenta inclui templates de vídeo e imagens que você pode usar como base e personalizar com suas próprias imagens. Além disso, ele também oferece centenas de opções de músicas de fundo gratuitas.

Outra ferramenta bastante útil dentro da plataforma  é a Otimização Criativa Automatizada. Ela permite que o usuário faça upload de até 10 imagens, 5 vídeos, 5 textos de anúncio e uma frase principal. 

O próprio sistema irá combiná-los entre si na intenção de criar vários anúncios. Assim, a ferramenta testará quais desses modelos de anúncios combinados irá trazer resultados mais eficazes.

Observações relevantes

Assim como a ferramenta de gerenciamento do Instagram, o TikTok Ads Brasil também automatiza o processo de criação de anúncios, tanto criação, entrega quanto otimização.O primeiro passo que precisa ser dado é instalar o pixel TikTok em seu site.

Um super diferencial positivo do TikTok Ads para anunciantes é que, ao contrário do que acontece em outras redes, não tem como rolar o feed sem assistir o vídeo do anúncio completo.

E o que isso significa para você? Que o número de visualizações do seu anúncio serão reais e isso não será um problema para você.

Tipos de anúncios no TikTok

Para criar sua estratégia TikTok de marketing digital é preciso compreender que os recursos para anúncios do TikTok estão disponíveis em formato de banners, pushes e vídeos e que é possível utilizar diversos tipos de anúncios. Vamos à eles?

1. Anúncios In-Feed TikTok

São aqueles anúncios em vídeo exibidos dentro do feed de notícias nativas, conforme os usuários “rolam” seu feed. 

No entanto, por eles combinarem bem com o feed TikTok, isso pode fazer com que seja mais fácil para os usuários rolarem rapidamente por ele. Invista em um anúncio bem atraente para chamar a atenção do usuário.

2. Anúncios de aquisição de marca TikTok

Esse tipo de anúncio surge assim que os usuários abrem o aplicativo, tomando a tela principal por alguns segundos e depois se transformando em um anúncio de vídeo In-feed.

Eles também aparecem na “Página para você” como imagens estáticas, vídeos ou GIFS com links clicáveis ​​que guiam o usuário até a página de destino dentro do TikTok. 

É bastante efetivo para criar conhecimento maior da sua marca e impulsionar as vendas, pois os anúncios são exibidos para o público certo.

3. TikTok Top View Ads

Esse tipo de anúncio é bem parecido com os de aquisição de marca. A diferença é que esses não cobrem a tela assim que os usuários logam.

Eles ocupam a primeira postagem do In-feed após 3 segundos e mostram até 60 segundos de vídeo em tela cheia com reprodução automática e som. 

Isso é uma ótima oportunidade de aumentar a exposição da sua marca.

4. Anúncios Hashtag da marca TikTok

Esse tipo de anúncio é bem popular dentro do app e envolve um pedido aos usuários: eles devem gravar a si mesmos fazendo algo como uma dança ou qualquer coisa alinhada ao produto e postar com uma hashtag previamente definida.

Os anúncios são exibidos na parte superior da página de descoberta. Ao clicar nas hashtags, os usuários são levados para as páginas de destino no TikTok e uma coleção de outros vídeos do TikToks do mesmo desafio de hashtag. 

Esse tipo de anúncio incentiva o engajamento, o awareness da marca e o senso de comunidade.

5. Anúncios de efeitos da marca TikTok

Os efeitos da marca TikTok possibilitam às empresas criarem um anúncio com seu próprio filtro personalizado no app. O anúncio pode durar até 10 dias a cada vez e é uma maneira divertida de permitir que os usuários se envolvam com sua empresa.

Práticas recomendadas para anunciar no TikTok

Se você chegou até essa parte do artigo, provavelmente já está pronto para dar início a sua campanha de publicidade no TikTok Ads Brasil! 

Mas, antes de começar a criar os seus anúncios, se ligue nessas dicas que preparamos para você para que seus anúncios tragam resultados ainda mais efetivos para você. 

  • Inspire-se! Dê aquela conferida na seção de inspiração do site do próprio TikTok para ver como outras marcas alcançam o sucesso na plataforma
  • Certifique-se de seguir as especificações de anúncio da TikTok na hora de lançar um anúncio no formato Brand Takeover. Nesses casos, é fundamental usar imagens de alta resolução.
  • Fique atento: o espaço do texto é limitado a 80 caracteres. O recomendado é incluir o texto mais importante no vídeo real.
  • Concentre-se em apenas uma frase de chamariz por vez.
  • E, por último e não menos importante, teste diferentes possibilidades e elementos criativos para ver qual funciona melhor com o seu público.

E aí, será que vale a pena investir em anúncios do TikTok?

O TikTok está se tornando uma plataforma bastante interessante para as novas estratégias de marketing digital, tanto no Brasil, quanto no mundo. Através do TikTok for business é possível criar anúncios que atingirão seu público em qualquer lugar do globo e ampliar o alcance da sua marca.

Se você ainda tem dúvidas se essa é a melhor estratégia para o seu negócio, fale com a Lahar que nós te ajudamos a criar estratégias para atrair, engajar e converter leads para o seu negócio e entender se a estratégia TikTok é ideal para a sua marca.

Sumário.

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