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6 dicas para template de e-mail marketing que dê resultado

Uma das estratégias mais utilizadas em ações de marketing digital, o e-mail marketing tem diversas utilidades, mas é preciso caprichar no visual para atingir seus objetivos. Neste artigo traremos 6 dicas de template de e-mail marketing para aumentar suas conversões.

Template de e-mail marketing: 6 dicas para otimizar suas campanhas

Dentro do layout de um template de e-mail marketing existem diversos elementos que precisam ser considerados para que ele esteja pronto e possa atingir o objetivo pelo qual a campanha foi lançada. 

A primeira impressão é tudo

A primeira coisa que você deve se perguntar é: “eu abriria e leria esse e-mail até o final?”. Se a resposta for não, você precisa revisar a forma com que você inicia sua mensagem

Considere mudar a abordagem e gere mais interesse para induzir o leitor a ler todo o conteúdo até o final.

O importante aqui é colocar um assunto de email chamativo, que dê uma ideia geral do que se trata, mas sem falar tudo. 

Evite ser genérico demais, mas busque gerar um suspense de modo envolver o leitor.

Capriche no CTA

O call to action ou chamada para ação é o botão principal que você vai colocar dentro do e-mail marketing. Ele é um link que vai direcionar seu usuário para outras páginas.

O CTA precisa estar bem localizado e ter destaque para aumentar as chances de conversão.

Tudo vai depender da estratégia usada no modelo de email marketing, por isso, na hora de criar o template procure entender qual o momento de compra do seu cliente. 

Ele já está pronto para comprar? Ele ainda está conhecendo a marca? 

Dependendo da resposta você vai saber se deve colocar um botão de “saiba mais”, “compre agora” ou “resgate seu desconto”.

Leia também: Como escrever e-mail marketing: do assunto ao CTA!

Coloque os links de acordo com o layout

O template de e-mail marketing que você usar ou criar terá sua própria disposição entre os elementos visuais e textuais e é em cima dessa organização que seus links internos devem ser incluídos.

O ideal é que os links sempre sejam pertinentes, se for um e-mail de assinatura de newsletter, por exemplo, não faz sentido colocar muitos links de compra de produtos, mas você pode colocar alguns blogposts.

Sempre utilize sua identidade visual

Nunca faça uma campanha que não tenha a cara da sua marca. As cores delas são algo muito poderoso para ajudar o cliente a associar a mensagem à sua empresa de maneira instantânea. Sempre use as suas cores e elementos visuais da sua identidade.

Ao fazer isso você estará reforçando o reconhecimento da sua empresa através do apelo visual. 

Depois de um tempo, o cliente passará a te conhecer apenas pela organização dos elementos e pelas cores que se trata de um e-mail seu.

Use imagens e elementos leves

Por fim, outro ponto essencial é o tempo de carregamento do seu e-mail. Geralmente quando se usa imagens muito grandes a página pode demorar a carregar e isso é um convite de saída para o usuário.

Busque imagens menores e sempre teste a abertura dos e-mails tanto no desktop quanto no celular, no wi-fi e nos dados móveis para ver como está ficando. 

Para que servem os principais tipos de templates de e-mail marketing?

Agora que você conhece quais pontos dentro do template de e-mail marketing você pode melhorar nas suas campanhas, vamos conhecer os principais tipos de e-mails de acordo com os objetivos traçados na estratégia de marketing.

  • Promocional: a ideia aqui é bem simples, enviar promoções e ofertas de produtos que o usuário tenha demonstrado algum interesse e possa vir a clicar em algum link de produto;
  • Conversão: no geral são e-mails que buscam conseguir mais informações de um lead e conduzi-lo a uma ação específica. Para isso é importante ter uma contrapartida como um e-book, evento ou outros materiais para dar em troca;
  • Informativo: também conhecido como newsletter, este tipo de e-mail marketing tem como finalidade informar os seus leads sobre novidades no seu negócio, novos pontos de venda, atualizações e etc;
  • Transacional: são mensagens já esperadas pelos seus clientes e que devem ser automatizadas como confirmação de compra, status de entrega, troca de senha e etc;
  • Boas-vindas: são mensagens fundamentais para você se apresentar a um novo lead e deixar claro sobre o que como você irá se comunicar com aquele novo contato;
  • Especial: são e-mail utilizados para parabenizar seus leads em datas especiais como aniversário e datas comemorativas como dia dos pais, natal, ano novo e etc; 
  • E-mail marketing para e-commerce: são parecidos com os promocionais, no entanto também podem ter outros objetivos como engajamento, relacionamento, recuperação de carrinhos abandonados e etc;
  • E-mail para clientes inativos: são mensagens enviadas para contatos que estão a algum tempo sem abrir suas mensagens. O objetivo é reativar esses leads.

E aí, curtiu as dicas para template de email marketing? Pronto para começar a fazer este tipo de campanha na sua empresa? Sabemos que gerir essa, e outras funções de marketing todos os dias não é nada fácil, por isso, você precisa conhecer o nosso software de automação. 

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Sumário.

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