Marketing

A tecnologia e a indústria 4.0

Muito se fala nos avanços da tecnologia e os impactos no mundo dos negócios.

Com as revoluções no mercado, novas formas de fazer negócios surgem, como as vendas online de estruturas metálicas, cosméticos e afins.

Decerto que a tecnologia vive em constante evolução e as empresas que buscam manter a competitividade no mercado precisam de adaptar as mudanças a fim de atender as necessidades dos consumidores.

Nesse sentido, podemos considerar a indústria 4.0, que nada mais é do que a Quarta Revolução Industrial. O termo já é bastante conhecido na atualidade, inclusive sobre a indústria 5.0. 

Mas se você nunca ouviu falar na quarta revolução, esse termo surgiu em 2011 na Alemanha, com o objetivo de automatizar processos, conectar máquinas e sistemas, produtos e pessoas.

Basicamente, fabricantes de elevadores residenciais fazem parte dos avanços da tecnologia e da indústria 4.0.

Quer saber quais são as principais tecnologias da Quarta Revolução Industrial? Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Big data analytics

Uma ferramenta que contribui e muito nas empresas e grandes indústrias, principalmente para os segmentos de embalagens plásticas, é a tecnologia do big data analytics.

Essa ferramenta tem a capacidade de analisar grande volume de dados. Ou seja, são dados importantes que contribuem nos resultados de qualquer negócio, e com o big data é possível acompanhar em tempo real as informações, auxiliando em decisões assertivas e melhor desenvolvimento nas indústrias e organizações.

2.Inteligência artificial

Muito provavelmente você já usou alguma ferramenta de inteligência artificial.

Essa tecnologia é capaz de oferecer aprendizado às máquinas, analisar tendências, comportamentos, auxiliar na tomada de decisões, entre diversos outros.

Neste contexto, as máquinas podem realizar tarefas ao aprender e raciocinar semelhante à mente se um ser humano.

Um exemplo disso são os chatbot, que nada mais é do que a ferramenta de chat online em site, que geram respostas simultâneas e precisas aos usuários.

3. Internet das coisas (IoT)

Outra tecnologia da indústria 4.0 é essencial na atualidade, é a internet das coisas (IoT). Ela é baseada na rede das máquinas, objetos, entre diversos outros que são conectados em dispositivos eletrônicos, como computador e celular.

Podemos considerar que a IoT permite coletar informações e dados em tempo real, além disso, é possível monitorar e controlar com mais eficiência, sendo uma ótima vantagem para os negócios com a indústria 4.0.

4. Robôs autônomos

Por fim, outra tecnologia da Indústria 4.0 são os robôs autônomos. Isso não significa que servem para substituir o trabalho humano nos processos organizacionais e industriais, mas ao eficiente para trabalhar sem a necessidade de uma supervisão humana a fim de aumentar a produtividade e contribuir para redução de custos em muitas atividades.

São muitas tecnologias disponíveis na indústria 4.0 que geram muitas vantagens e benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores. Embora haja alguns desafios de implantação, é possível aplicar nos diferentes negócios a fim de atender as necessidades do público e manter a competitividade no mercado!

Gostou do nosso conteúdo sobre a tecnologia e a indústria 4.0? Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]