Muito se fala nos avanços da tecnologia e os impactos no mundo dos negócios.
Com as revoluções no mercado, novas formas de fazer negócios surgem, como as vendas online de estruturas metálicas, cosméticos e afins.
Decerto que a tecnologia vive em constante evolução e as empresas que buscam manter a competitividade no mercado precisam de adaptar as mudanças a fim de atender as necessidades dos consumidores.
Nesse sentido, podemos considerar a indústria 4.0, que nada mais é do que a Quarta Revolução Industrial. O termo já é bastante conhecido na atualidade, inclusive sobre a indústria 5.0.
Mas se você nunca ouviu falar na quarta revolução, esse termo surgiu em 2011 na Alemanha, com o objetivo de automatizar processos, conectar máquinas e sistemas, produtos e pessoas.
Basicamente, fabricantes de elevadores residenciais fazem parte dos avanços da tecnologia e da indústria 4.0.
Quer saber quais são as principais tecnologias da Quarta Revolução Industrial? Continue lendo e fique por dentro do assunto!
1. Big data analytics
Uma ferramenta que contribui e muito nas empresas e grandes indústrias, principalmente para os segmentos de embalagens plásticas, é a tecnologia do big data analytics.
Essa ferramenta tem a capacidade de analisar grande volume de dados. Ou seja, são dados importantes que contribuem nos resultados de qualquer negócio, e com o big data é possível acompanhar em tempo real as informações, auxiliando em decisões assertivas e melhor desenvolvimento nas indústrias e organizações.
2.Inteligência artificial
Muito provavelmente você já usou alguma ferramenta de inteligência artificial.
Essa tecnologia é capaz de oferecer aprendizado às máquinas, analisar tendências, comportamentos, auxiliar na tomada de decisões, entre diversos outros.
Neste contexto, as máquinas podem realizar tarefas ao aprender e raciocinar semelhante à mente se um ser humano.
Um exemplo disso são os chatbot, que nada mais é do que a ferramenta de chat online em site, que geram respostas simultâneas e precisas aos usuários.
3. Internet das coisas (IoT)
Outra tecnologia da indústria 4.0 é essencial na atualidade, é a internet das coisas (IoT). Ela é baseada na rede das máquinas, objetos, entre diversos outros que são conectados em dispositivos eletrônicos, como computador e celular.
Podemos considerar que a IoT permite coletar informações e dados em tempo real, além disso, é possível monitorar e controlar com mais eficiência, sendo uma ótima vantagem para os negócios com a indústria 4.0.
4. Robôs autônomos
Por fim, outra tecnologia da Indústria 4.0 são os robôs autônomos. Isso não significa que servem para substituir o trabalho humano nos processos organizacionais e industriais, mas ao eficiente para trabalhar sem a necessidade de uma supervisão humana a fim de aumentar a produtividade e contribuir para redução de custos em muitas atividades.
São muitas tecnologias disponíveis na indústria 4.0 que geram muitas vantagens e benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores. Embora haja alguns desafios de implantação, é possível aplicar nos diferentes negócios a fim de atender as necessidades do público e manter a competitividade no mercado!
Gostou do nosso conteúdo sobre a tecnologia e a indústria 4.0? Deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.