Marketing

As redes sociais impulsionam a geração de leads?

Em plena ascensão, as redes sociais são umas das principais ferramentas de marketing nos dias de hoje. Comunidades digitais como o Instagram, Tik Tok, Facebook e Twitter incentivam o público a se aproximar das marcas em um nível mais pessoal.

Por isso, é fundamental a sua equipe de vendas estar por dentro das tendências de social media.

Dizer que as redes sociais são um fenômeno é chover no molhado  – afinal, 53% da população mundial tem conta em pelo menos uma plataforma – então, vamos aproveitar para entender que elas são um canal relevante para a geração de leads.

Nunca foi tão óbvio o quanto as empresas precisam investir e divulgar as suas marcas nesses canais, então, se você é proprietário ou faz parte do board de uma empresa de tecnologia, deve começar já.

Se você quer aprender mais sobre isso, saiba que chegou no lugar certo!

O que é geração de leads?

Já que falamos sobre as redes sociais, precisamos entender o quão influente esse meio de comunicação é na geração de leads.

Então, vamos dar uma breve recapitulada pelo conceito…

Geração de leads nada mais é do que a captação de dados dos seus futuros clientes, as pessoas que estão propensas a comprar da sua marca. Logo, o lead é a pessoa que visita sua rede social ou site, e conscientemente te fornece informações pessoais, como nome e e-mail.

Esse fornecimento de dados significa que ela não é só uma seguidora ou visitante de site: ela indiretamente (ou não) te indica que está propensa a comprar algo com você ou adquirir seus serviços.

Quando ela fornece esses dados e dá a indicação que pode comprar algo, sua estratégia precisa ser ainda mais assertiva para, então, convertê-la. Ou seja, vender.

Agora vamos entender como você pode gerar esses contatos utilizando as suas redes sociais.

Como funciona essa geração de leads?

Não tem mistério nesse campo, funciona exatamente como você leu anteriormente, utilizando as funcionalidades das redes sociais.

Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube… Estes são alguns exemplos e podem ser ótimos canais mesmo para qualquer empreendedor que busca aumentar o seu número de contatos.

Mas veja, um dos erros mais comuns é acreditar que todas as redes sociais são ótimos meios de divulgação. Isso não é verdade.

Se o seu público for mais jovem e estiver no TikTok, para quê você investirá em live no Facebook, por exemplo?

Você pode até achar que estará dando mais chances de aumentar o seu alcance, mas a diferença pode não ser muito grande a ponto de valer o esforço de fazer uma estratégia para uma rede que seu público está abandonando.

Por que ter relevância nas redes sociais é tão importante?

Ter um contato mais próximo com o seu público alvo já é um motivo e tanto., não é mesmo? Mas ter a possibilidade de alcançar um público ainda mais amplo nas redes sociais é interessante em qualquer campanha.

Principalmente se o seu time ou companhia deseja continuar a expandir seus negócios, é importante encontrar maneiras novas e criativas de alcançar clientes em potencial.

Atualmente as redes sociais tornaram-se o principal meio de conexão entre vendedores e clientes – isso se dá pela tremenda versatilidade e as muitas maneiras de estabelecer esse relacionamento.

Aliás, não deixe de ler o nosso artigo sobre a importância do relacionamento e o foco no sucesso do cliente. Vale muito a pena e complementa nosso assunto aqui, ok?

Continuando em nosso tema principal, vamos trazer alguns tópicos e dicas bem interessantes que podem auxiliar na rotina de geração de leads via redes sociais.

Bora lá!

O caminho para gerar leads através das redes sociais

Agora que você já entendeu a importância e o teórico de como gerar leads, te convidamos a absorver e colocar em prática essas 5 dicas para otimizar (ou iniciar o processo) a geração de leads utilizando as suas redes sociais.

Tenha pleno conhecimento do seu público

Estamos aqui falando sobre o uso das redes sociais, mas entenda que esse estímulo é sempre pensando de maneira estratégica.

Portanto, conhecer seu público não é apenas saber quem segue os perfis da empresa ou quem comenta nos vídeos do YouTube, é necessário se aprofundar no comportamento dessas pessoas.

Ter um pleno conhecimento do público te possibilita:

  • Adaptar sua estratégia de acordo com o público alvo;
  • Ter conteúdos personalizados nas redes sociais;
  • Investir de modo assertivo nos anúncios
  • Ter uma persona MUITO BEM DEFINIDA

Deu pra perceber o tamanho das vantagens que conhecer o seu público a fundo proporciona, não é mesmo?

E o seu produto, você realmente conhece?

Não, não é uma pergunta irrelevante. Por mais que possa parecer fácil de responder ou redundante, ela é fundamental.

Afinal, se estamos falando para ter pleno conhecimento de seu público, você não pode se esquecer do seu produto ou serviço.

Isso significa dizer que você precisa ser muito assertivo na escolha do que oferecer.

A partir daí, você fornece informações completas sobre ele ao seu público, podendo explicar como funciona e tirar todas as dúvidas que seus seguidores tiverem.

Falhar nesse momento pode ser bem crucial para a sua estratégia e até mesmo para a sua marca.

Alcance o público certo

Uma das grandes vantagens de conhecer o seu público a fundo e poder utilizar as redes sociais para a geração de leads é a segmentação de público.

Esse é um cenário extremamente favorável para a sua empresa.

Utilizando as opções de segmentação de anúncios do Facebook, por exemplo, você é capaz de nichar pessoas e segmentar as que estão interessadas em determinados assuntos ou que curtiram determinadas páginas.

É possível ainda restringir seu público-alvo com base em sua renda, educação, dados demográficos e muito mais.

Você segmenta pessoas que visitaram seu website (ou determinadas páginas do seu website), clientes que estão na sua lista de e-mails, pessoas que curtiram sua página e amigos de pessoas que curtiram sua página.

Portanto, investir em ads com suas ferramentas e possibilidades facilita chegar no objetivo: converter seus seguidores em leads.

Invista no SEO

Manter uma atividade frequente nas redes sociais ajuda não apenas na geração de leads para o seu time de vendas, mas também impulsiona o SEO.

Ou seja, o posicionamento do site da companhia nos rankings de mecanismo de buscas também é afetado positivamente. Quanto mais popular um site é nas mídias sociais e quanto mais tempo ele for compartilhado, melhor será sua classificação no Google.

Quer entender como um conteúdo de qualidade e divulgado com frequência faz a diferença? É só dar um clique aqui.

Invista em ferramentas estratégicas (e tecnológicas)

As ferramentas de automação de redes sociais, com as de agendamento de publicações, são excelentes parceiros nessa ‘caça aos leads’.

São mais um investimento que pode ser muito bem aplicado se você pode facilitar a experiência de seu lead ou mesmo ganhar em automação e poder investir em processos mais estratégicos.

Entenda qual a rede social ideal para você

Como você já notou, é importante investir nas redes sociais, mas mais importante ainda é saber qual delas será o seu carro chefe.

Você deve, também, conhecer as redes sociais que pode usar para gerar leads. Por isso, preparamos um resumo das principais redes no momento e quais seus perfis por lá .

  • Facebook: ainda necessária, já que sua plataforma de anúncios é bem completa e abraça o ads pelo Instagram. Sem falar que possui ótimos recursos como live, textos com links e grupos;
  • Instagram: sempre apostando muito no visual e tem investido cada vez mais em vídeos. Os stories são ótimos meios de mostrar bastidores e colocar links para as páginas de captação de seu produto;
  • WhatsApp: esse é um ótimo canal de comunicação com seu público, muito mais próximo e imediato. As listas de transmissão são um bom recurso de divulgar mensagens padrão para um determinado público;
  • YouTube: simplesmente a maior plataforma de vídeo da internet: tutoriais, webinars e lives podem ser uma ótima forma de divulgar seu produto e ainda fazer geração de leads
  • Twitch: a plataforma tem feito o YouTube se alertar, já que há uma tendência de um público mais jovem migrar para lá. Vídeos como reacts, unboxing ou mesmo para parcerias podem ser ideais.

Twitter, LinkedIn e TikTok poderiam ser citados e cada um com suas peculiaridades que carecem de uma boa estratégia para usar. São redes com funcionamentos específicos e que devem ser muito bem pensadas pelas equipes de marketing e vendas.

Explore as redes sociais e garanta a geração de leads qualificados para o seu time de vendas!

Se você quer entrar de cabeça no mundo das redes sociais para otimizar a sua geração de leads, as dicas acima são ideais!

Além de conteúdos relevantes, incluir informações de contato no site e CTAs. Se sua empresa já faz campanhas nos canais tradicionais, é chegada a hora de pensar em: parcerias com influenciadores, segmentação, personalização, ferramentas com inteligência artificial embarcada como os chatbots, marketing de vídeo entre outras.

Se precisar de ajuda, conte conosco! Nossa plataforma pode te ajudar na alimentação e armazenamento da sua base de contatos e te auxiliar nas estratégias.

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Sumário.

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