Eu nem preciso dizer que a pandemia de 2020 mudou a vida de todo mundo, quase que do dia para a noite, não é mesmo? O que inicialmente seriam 15 dias em casa se transformou em meses de home office. Junto com isso todos os nossos comportamentos mais simples mudaram, inclusive o horário em que estamos nas redes sociais na pandemia.
Uma vez que as redes sociais fazem parte do dia dia de milhões de pessoas, é claro que o comportamento em relação a esses canais também mudaria, junto com todo o resto.
No mundo, mais de 3,2 bilhões de pessoas estão em alguma rede social, conectadas em média por 2 horas e 22 minutos todos os dias. Só no Brasil são 140 milhões de pessoas.
A mudança no comportamento do usuário provoca um outro movimento: a necessidade de adaptação das empresas que usam as redes sociais para se comunicar.
Entre os elementos que mais devem consumir seu tempo ao montar uma estratégia para redes sociais na pandemia é o tipo de conteúdo compartilhado e o horário de publicação. Para isso, uma dica é aproveitar, por exemplo, o aumento do engajamento do público. Criando conteúdos que despertam e estimulam esse engajamento, uma vez que os usuários estão mais propensos a se relacionar.
Dicas de conteúdo para redes sociais na pandemia
Lembre-se que o conteúdo de redes sociais deve ser um conteúdo relevante. E relevante é um conceito que tem mudado atualmente. Entre os conteúdos mais buscados pelos usuários estão:
- dicas de prevenção contra contra contágio,
- informações sobre as medidas públicas de apoio à população, microempresários e outros grupos,
- informações sobre produtividade no home office,
- gestão de equipes remotas,
- conteúdos sobre como reduzir custos,
- minimalismo,
- empreendedorismo.
Então, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, uma sugestão é investir em conteúdos que:
- mostram a versatilidade das peças,
- que apresentem dicas de produtividade no trabalho remoto que envolvem o vestuário,
- ofereça opção de reserva e entrega de peças por delivery e mais.
Se você tem um negócio B2B é a hora de oferecer conteúdos ricos para a empresas sobre:
- como fazer a gestão de projetos virtuais,
- como gerenciar equipes à distância,
- como controlar e aumentar a produtividade,
- como conquistar clientes em tempos de crise e mais.
Adaptar o conteúdo compartilhado pela sua marca, de maneira a oferecer informações úteis para o seu público, é uma das formas de manter eles seguindo a sua empresa, interessados pelo o que você diz e engajados.
Faça uma lista dos problemas que a sua persona pode estar enfrentando e busque ajudar a resolvê-los.
O entretenimento também tem seu papel nesse momento. Estamos “presos” em casa, longe de amigos e a vida social de todo mundo está “abalada”. Por isso, investir em conteúdos que entretenham é uma excelente solução para gerar engajamento.
Por exemplo, compartilhe dicas de livros e filmes relacionados com o restante do conteúdo que você produz, como empreendedorismo ou moda, por exemplo.
Faça uma live oferecendo dicas exclusivas, crie um evento virtual para apresentar a nova coleção de roupas confortáveis para ficar em casa, e por aí vai!
Melhores horários para postar nas redes sociais na pandemia
Nós já havíamos compartilhado um artigo com os melhores horários para postar nas redes sociais, entretanto, acompanhando a mudança de horários para todas as demais tarefas que realizamos no nosso dia a dia, era de se esperar que os melhores horários para interagir com o público de Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, também mudasse.
Usamos como fonte de referência a pesquisa realizada e compartilhada pela Sprout Social, que realizou uma coleta de dados especial para analisar os melhores horários para publicar em redes sociais na pandemia, comparando os resultados obtidos com o que havia sido o relatório mais atual, antes da pandemia.
Confira a seguir o resultado dessa pesquisa e considere adaptar sua estratégia de marketing para redes sociais, seguindo essas dicas.
A imagem acima mostra a mudança nos melhores horários de publicação nas redes sociais na pandemia e antes dela.
Se antes os horários se concentravam na quarta-feira, atualmente há uma maior alcance também em outros dias da semana, como segunda e sexta.
Assim, segunda, quarta e sexta de 10h às 11h, se tornaram os melhores horários para publicar no Facebook, durante a pandemia.
Já os finais de semana tiveram uma redução de acessos, principalmente, devido às demandas domésticas que se ampliaram durante a pandemia.
De maneira geral, o comportamento de acesso à rede está mais concentrado no horário comercial.
O horário comercial também é destaque dentro dos acessos ao Instagram. Segunda-feira, terça e sexta às 11h e terça-feira também às 14h00 são os melhores momentos para postar no Instagram.
Uma observação é relevante, mesmo que não apareça na imagem como um dos melhores horários para publicação. No Instagram, o alcance do final de semana também aumentou, principalmente, de 9h às 17h. Acreditasse que esse movimento está relacionado à busca por entretenimento, já que as saídas de sábado a noite estão interrompidas!
Por ser uma rede social na qual as pessoas buscam informações “quentes” e notícias, os acessos ao Twitter se mantiveram mais consistentes, apenas ampliando a faixa de horário com os melhores alcances, principalmente, na sexta-feira de 7h às 9h.
No LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, passou a ter mais acessos:
- quarta-feira às 15h
- quinta-feira das 9h às 10h,
- sexta-feira das 11h ao meio-dia.
Empresas B2B tem muito a aproveitar nessa rede social, por isso, concentrar suas publicações nesses horários pode gerar maior retorno, tanto para as empresas, quanto para profissionais.
Use a rede para compartilhar conteúdos relevantes. Estamos em uma era em que as empresas estão tentando se adaptar às novidades que surgem todos os dias. Isso sem falar na crise econômica pela qual estamos passando. Se você pode ajudá-las, faça isso como uma estratégia de marketing.
Tecnologia como aliada em tempos de COVID-19
A necessidade do trabalho remoto nos colocou frente a frente com uma aliada que nunca foi tão necessária: a tecnologia.
E a tecnologia não se resume ao uso das redes sociais na pandemia e seu potencial de atrair cientes. A tecnologia permite a gestão de equipes remotas e a execução das tarefas do dia a dia de uma empresa, mesmo com os profissionais espalhados pela cidade.
Um setor de marketing que atua com um software de automação de marketing tem muito mais facilidade para executar as tarefas do dia a dia e acompanhar os resultados de suas ações.
Use esses sistemas para construir suas publicações e programá-las para os horários que achar mais conveniente.
Se você trabalha em agência e precisa monitorar diversos perfis, de clientes diferentes em várias redes sociais, adquirir uma ferramenta de automação pode ser a salvação do seu dia!
A LAHAR é um software de automação de marketing, que além das diversas funcionalidades como programação e análise de publicações nas redes sociais, criação de landing page, automação de e-mail marketing, SMS Marketing e mais, te ajuda a gerenciar suas redes sociais e a programar seu conteúdo para a hora e dia que você precisar.
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