Marketing

Promover no Instagram funciona? Tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta

Uma das redes sociais mais influentes atualmente, o Instagram movimenta milhões de usuários e publicações todos os dias e é um ótimo lugar para investir em ações de links patrocinados, os famosos anúncios pagos. Continue lendo este artigo e descubra se promover no Instagram funciona para você e sua empresa!

Como funciona a promoção no Instagram?

A plataforma do Instagram Ads, funciona da mesma forma que o Facebook, neste contexto é possível fazer o impulsionamento de publicações de duas formas:

  • Botão turbinar publicação: essa forma é mais indicada para quem tem menos familiaridade com a ferramenta. Ela possui um passo a passo mais simples e permite que você aumente o alcance de uma postagem;
  • Gerenciador de anúncios: pelo gerenciador é possível criar campanhas mais completas. O sistema oferece mais formas de segmentar seu público, visualizar gráficos de desempenho e otimizar seus anúncios patrocinados, além de ser possível anunciar pelo Facebook no mesmo lugar.

Qual a melhor forma de promover no Instagram?

Como promover um Instagram comercial? Sem dúvidas, a melhor forma de promover sua empresa com anúncios patrocinados no Instagram é através do gerenciador de anúncios. A plataforma permite que sua empresa:

  • tenha muito mais controle das suas campanhas, 
  • possa medir a efetividade de cada uma, 
  • faça alterações para possíveis melhorias.

Já a opção de turbinar a publicação, te dá a possibilidade de fazer tudo dentro da página do Instagram e de uma maneira mais simples e rápida, no entanto, possui maiores limitações. 

Apesar de mais complexo, o gerenciador é a forma mais efetiva e vale a pena gastar um tempo explorando a ferramenta para conseguir fazer seus primeiros anúncios. Veja um passo a passo para começar a anunciar no Instagram Ads:

1. Crie uma conta no Gerenciador de Anúncios logado na conta do Facebook que contém sua página;

2. Clique em “+” para iniciar uma nova campanha;

3. Escolha um dos objetivos de campanha (cada um deles tem uma finalidade, falaremos mais a frente);

4. Dê um nome para sua campanha;

5. Crie seu conjunto de anúncios, coloque a data de duração e os valores investidos;

6. Escolha publicações existentes ou crie seus anúncios e faça os criativos nos formatos que escolher (feed, stories, banner e etc.);

7. Faça um texto chamativo;

8. Escolha um link que será colocado no botão da publicação para que seu cliente possa saber mais (link para whatsapp, site, landing page etc.);

9. Clique em publicar, o gerenciador irá analisar a publicação e postar ou programar o anúncio caso você tenha escolhido uma data mais a frente para seu anúncio ser veiculado.

Tipos de objetivos de campanha 

Conforme a imagem abaixo, você perceberá que existem algumas opções de objetivos de campanha, divididos em 3 categorias: 

  1. Reconhecimento, 
  2. Consideração,
  3. Conversão. 

Cada uma delas representa uma fase da jornada de compra e uma etapa do funil de vendas.

Fonte: Ads Concept

As publicações de reconhecimento visam o chamado “topo do funil” onde seu cliente ainda não conhece sua marca e não tem certeza do que precisa. Elas são ótimas para atingir o maior número de pessoas a conhecerem sobre sua marca.

As opções de consideração são voltados para o “meio de funil” onde o usuário já conhece um pouco mais sobre o seu problema e começa a considerar as opções para solucioná-lo. 

Por fim, os objetivos de conversão são voltados para o “fundo do funil” onde estão os clientes mais propensos a escolher o seu produto ou serviço como a opção que ele busca para solucionar aquele problema.

Para entender melhor como e quando usar cada uma delas, veja o vídeo abaixo que disseca cada um dos 11 objetivos de campanha do gerenciador de anúncios para entender melhor cada um deles.

Qual valor para promover no Instagram?

Agora que você sabe mais sobre como funciona a ferramenta, já deve ter percebido que, quando bem feito, promover no Instagram funciona e pode trazer muitos benefícios para a sua marca de várias formas diferentes.

Mas a dúvida de muita gente que ainda está começando a usar o Instagram Ads é sobre o quanto custa promover no Instagram de fato. A resposta vai variar muito por alguns fatores como:

  • Quanto sua empresa pode investir?
  • Qual o objetivo macro desse investimento?
  • Você tem uma equipe para isso ou irá fazer tudo por conta própria?

Essas questões precisam ser esclarecidas, porque se sua empresa quiser focar em conversão logo de cara, o valor investido terá de ser maior. Quanto mais próximo da compra estiver um cliente, mais caro será o anúncio para alcançá-lo.

Logo, se a empresa precisa de resultados a curto prazo, mas não pode investir pelo menos de R$500 a R$1000 por mês, pode ser que você descubra que investir no Instagram não funciona para o momento atual da sua marca.

No geral, é sempre melhor ir aos poucos, principalmente se você for tomar frente disso e tiver pouco conhecimento e tempo. 

O Instagram faz publicações patrocinadas a partir de R$1, por isso, procure começar com anúncios de alcance com valores menores, de R$20 a R$40 por postagem já é um bom começo neste tipo de objetivo.

É seguro promover no Instagram?

O sistema de publicações patrocinadas do Facebook e Instagram Ads é um dos mais antigos, completos e seguros do mercado. Todas as informações das suas campanhas são guardadas com sigilo e os dados são criptografados.

Além disso, você pode optar por colocar o saldo que será usado nas suas campanhas por boleto bancário. Desta forma, você estará seguro que uma campanha só gaste o quanto você definir de verba, sem se preocupar com o limite de um cartão. 

E aí conseguiu decidir se promover no Instagram funciona? Uma das ferramentas que podem ajudar muito nos processos diários do marketing são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.

Além disso, a LAHAR e a Piperun, lançaram uma parceria para integração, agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.

Acesse a plataforma da LAHAR, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias todos os benefícios dessa integração!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]