Criou uma página no Facebook, um perfil no Instagram, posta conteúdo um dia ou outro, patrocina um post e está esperando os resultados? Você pode esperar ainda mais se não criar um projeto de marketing digital para sua empresa.
Fazer a divulgação de um produto ou serviço na internet realmente não é complicado. Porém, fazer ações que dão resultado exige um esforço que vai além de criar posts e anúncios aleatórios.
É importante organizar um planejamento consistente com todas as etapas necessárias para conseguir atrair novos clientes.
Quer aprender um passo a passo para montar seu projeto de marketing digital? Continue lendo e entenda a função de cada etapa.
Como criar um projeto de marketing digital em 5 passos
1. Organização do trabalho
Para montar um projeto de marketing digital consistente, é importante organizar o trabalho para criar um documento do processo com início, meio e fim.
Na verdade, seu projeto não terá um fim, a menos que a empresa feche. Ele será revisado e aprimorado a cada novo ciclo do negócio.
Nessa fase de organização, crie cronogramas com datas para início e conclusão de cada etapa do projeto de marketing digital. Faça checklists para acompanhar diária e semanalmente a execução das tarefas e a gestão dos indicadores de desempenho do projeto.
Assim, toda equipe vai se manter alinhada e em dia com os trabalhos propostos para que ele seja eficaz.
2. Definição de metas e objetivos
Definir metas e objetivos é outra etapa fundamental do projeto de marketing digital. Essas definições são o que vai orientar a análise no final do ciclo.
Uma estratégia de marketing digital dificilmente terá sucesso sem a orientação de metas claras e mensuráveis.
Reúna a equipe e faça um brainstorming sobre os principais objetivos que o negócio deseja alcançar.
Em seguida, defina as metas mensuráveis e orientadas por períodos como mês, trimestre, semestre e ano. Esses prazos ajudam a ajustar o foco e a motivação da equipe de trabalhar em um projeto que tem um propósito.
Durante toda a execução do projeto de marketing digital, mantenhas as planilhas, cronogramas e checklists acessíveis a toda a equipe envolvida no trabalho.
Use uma plataforma de compartilhamento de arquivos na nuvem como Google Drive ou Dropbox que podem ser acessadas de qualquer lugar.
3. Estruturação da equipe
Depois de organizar e planejar as metas e objetivos do projeto de marketing digital, é necessários revisar a estrutura do time para detectar a necessidade de contratação ou de terceirização de alguma função.
Você vai precisar de redatores, web designers, especialistas em TI ou programação. Ter esses membro na equipe interna é o ideal, mas você pode terceirizá-lo contratando uma agência de comunicação.
Os redatores vão auxiliar na criação e execução do plano editorial de conteúdo que vai incluir diversos materiais como blog posts, e-books, infográficos, etc.
Já os web designers criam os layouts e imagens para tornar o conteúdo de texto mais atrativo e valorizado.
Os especialistas em TI ou programação auxiliam na criação do site, landing pages das campanhas, envio de e-mail marketing, realização de webinars, etc.
Faça uma análise das necessidades e estruture a equipe para que toda criatividade empregada nas estratégias de marketing para mídias sociais e outros canais seja efetiva.
4. Análise dos recursos
Além da estruturação da equipe, para executar o projeto de marketing digital será preciso disponibilizar um orçamento para ser investido nas ações.
Faça uma planejamentos com os principais gastos com recursos como: contratação de equipe, terceirização, assinaturas de ferramentas, etc.
É importante ter uma perspectiva favorável de investimento para conseguir escalar os esforços, mesmo que seja por etapas.
5. Divisão de tarefas e início do projeto de marketing digital
Recursos aprovados e todas as etapas anteriores concluídas? É hora de colocar em prática seu projeto de marketing digital.
Divida as tarefas entre a equipe para não sobrecarregar nenhum membro e acompanhe o desenvolvimento semanal nas reuniões do departamento.
Assim, fica mais dinâmico acompanhar a execução das ações e resolver problemas que surgem no decorrer do projeto ou até corrigir alguma estratégia.
Não se esqueça de acompanhar os resultados!
Depois de passar pelas cinco etapas acima, seu projeto de marketing digital vai produzir resultados e é fundamental avaliá-los para saber se o desempenho foi satisfatório.
Compile as principais métricas e transforme-as em gráficos para facilitar a análise nas reuniões. Faça desse momento uma oportunidade para reajustes e feedbacks sinceros.
Usar plataformas de automação de marketing e monitoramento ajuda nessa etapa, pois elas fornecem dados e relatórios completos, basta exportá-los e distribuir entre a equipe para estudo.
Cada empresa, deve adaptar esse processo de criação do projeto de marketing digital à sua realidade. Aproveite e faça dele seu caminho para crescer!
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