Como você gerencia a série de conteúdos que a sua empresa precisa produzir, divulgar e monitorar? Como é feito o controle de quando cada publicação deve ser feita nas redes sociais? Quando cada texto para o blog deve ser produzido e quando os e-mails precisam ser disparados? Está difícil ter a resposta para essas perguntas? Então talvez você esteja precisando de um plano editorial.
O marketing de conteúdo tem ocupado um espaço cada vez mais privilegiado no mundo empresarial. Essa afirmação já é uma realidade para todo mundo que trabalha com marketing e que busca por estratégias que tragam resultados reais para a empresa, junto a sua persona.
O que muita gente esquece é que para atuar na área de marketing de conteúdo é essencial ter organização e garantir que o material desenvolvido em um canal, está em sincronia com a divulgação que será feita em outro.
Para que isso possa ser feito com organização e para que o planejamento estratégico de marketing da empresa possa ser cumprido, saber como elaborar um plano editorial é indispensável.
Preparamos este post para ajudar você a encontrar o melhor caminho para usar esta ferramenta em seu negócio, elaborando estratégias focadas em resultados. Acompanhe!
Saiba mais: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
O que é um plano editorial?
É provável que você já saiba o que é, mas é importante relembrarmos, assim ficamos todos na mesma página.
Um plano editorial, também conhecido como calendário editorial, é um documento que reúne e organiza a programação de conteúdo que deverá ser cumprida pela empresa.
Nesse material está incluso o plano editorial para redes sociais e para outros canais, como o blog, por exemplo.
De maneira geral, funciona exatamente como um calendário: em cada data o conteúdo previsto deve ser registrado. Dessa forma, o plano editorial é organizado antes dos materiais começarem a ser produzidos e publicados.
Ele é construído junto com o planejamento, para que a equipe possa visualizar as ações programadas, dentro da linha de tempo.
É possível criar um plano editorial para o mês, bimestre, semestre ou até anual.
Dessa forma, tudo o que foi previsto fica organizado de forma visual contribuindo para a realização de todas as ações.
Qual é a importância do plano editorial?
O marketing de conteúdo não se resume na criação de conteúdos com base em um redator com excelente domínio de um processo criativo. É necessário ir além, e nesse contexto, o plano editorial é importante, pois é através dele que a empresa pode desenvolver o foco e pré-definir quais são os temas relevantes para o seu público.
Um bom plano está relacionado a:
- planejamento do negócio,
- estabelecimento de prazos,
- organização dos melhores horários para postagem e publicação nos canais definidos anteriormente.
A construção de uma comunicação eficiente é capaz de gerar leads qualificados para o seu negócio, e isso faz toda a diferença quando o assunto é alcançar resultados.
Através do plano é que se apontam as diretrizes do conteúdo a ser elaborado, além de organizar:
- temas,
- estilo,
- tom de voz da mensagem,
- palavras-chave,
- títulos,
- formatos,
- prazos e demais pontos importantes para se chegar ao objetivo.
Veja também: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio
Como criar um plano editorial em 3 passos
A seguir, organizamos um passo a passo simples e prática de como criar um plano editorial para sua estratégia de conteúdo:
- Organize a estratégia de marketing de conteúdo
- Crie o plano de pautas e cronograma de conteúdo
- Monte o calendário editorial
1. Organize a estratégia de marketing de conteúdo
Antes de entrar no assunto em si, é importante que você tenha em mente que é preciso definir três pontos principais em uma estratégia de marketing de conteúdo:
- quem é a persona,
- quais as necessidades da persona,
- como será a abordagem a essa persona.
Através deles é que você pode começar a elaboração de um plano editorial.
O primeiro pilar da estratégia de marketing de conteúdo diz respeito à definição da persona. Essa definição, vai além do marketing de conteúdo e abarca todas as estratégias de marketing digital, daí a sua importância para a elaboração de qualquer estratégia do seu negócio.
Mas afinal, que é essa tal persona?
A persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para o seu negócio. A empresa desenvolve essa representação com base na busca pelo seu produto e em dados reais dos seus atuais clientes. Trata-se de um personagem, com:
- nome,
- idade,
- profissão,
- estado civil,
- interesses pessoais muito bem definidos.
O segundo pilar é a compreensão sobre quais são as necessidades desta persona.
Neste sentido, você vai avaliar quais as preocupações deste personagem e quais os desafios que ele tem enfrentado atualmente.
Neste contexto, analise como o seu produto ou serviço pode ser útil para atender as necessidades da sua persona.
O terceiro pilar diz respeito à abordagem da persona. Como você pretende chegar até ela?
Será por meio de postagens em seu blog? Através de webinars?
Ou ainda, a melhor estratégia são vídeos em plataformas como YouTube?
E o Facebook, será que é uma boa opção?
A definição do meio de abordagem é essencial para dar início à elaboração do seu plano editorial, afinal, os canais escolhidos, deverão ser considerados na material.
Não siga em frente na elaboração de um plano editorial para redes sociais e demais canais, sem antes ter bem desenhados esses três pilares básicos, pois são eles que vão nortear todo o seu planejamento.
2. Crie o plano de pautas e cronograma de conteúdo
A definição de pautas é um passo importante na elaboração de um plano editorial. Essa etapa vai compor o cronograma de publicação e definir claramente quais serão os conteúdos a serem abordados pelo redator com definição:
- das palavras-chave,
- do tema,
- do objetivo do conteúdo.
Em alguns casos, esse plano deverá ter certa flexibilidade, pois o mercado digital é muito dinâmico e pode sofrer mudanças que geram necessidade de alteração das pautas.
Seguido do plano de pautas, vem o cronograma de conteúdo, ou calendário editorial, que estabelece quais são os prazos para entrega e publicação de cada conteúdo definido no plano.
Pontos definidos em um plano editorial de conteúdos:
- Data inicial – Data da solicitação do conteúdo
- Tema a ser abordado no conteúdo
- Objetivo do formato na estratégia
- Linha editorial para social media e outras plataformas
- Palavras-chave para o SEO de cada publicação
- Canais onde cada conteúdo será publicado
- Definição do tipo de linguagem que deve ser adotada pelo Redator.
- CTA’s – Call-to-Actions (chamadas para ação em cada conteúdo).
- Prazo de entrega do conteúdo.
É importante ter em mente que o plano de pautas e o cronograma de conteúdos devem ser elaborados de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente.
Por isso, a importância de estar sempre assessorado por profissionais qualificados e que tenham conhecimento sobre o mercado de marketing de conteúdo, podendo atender às suas necessidades e às do seu público-alvo.
3. Monte o calendário editorial
Observe abaixo um exemplo de calendário editorial grátis.
O calendário editorial precisa ser elaborado após uma análise aprofundada da sua persona, das necessidades e da forma como ela será abordada.
Isso é essencial quando o assunto é elaborar conteúdos que realmente façam a diferença e que tragam valor para o seu produto ou serviço.
O calendário é imprescindível para o plano editorial da sua empresa, pois através dele:
- É possível controlar as publicações de conteúdos e status dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos redatores
- É possível analisar o tempo entre duas publicações de conteúdos de acordo com as necessidades do seu público
- É mais fácil manter o foco nos objetivos que foram estabelecidos no início do planejamento das suas estratégias de marketing de conteúdo
- Possibilita delinear estratégias de ação em longo prazo
- Facilita o planejamento, organização e preparação do conteúdo
A importância dos prazos
O plano editorial é muito importante também em razão dos prazos. Um grande problema de qual trabalha com marketing de conteúdo é exatamente esta questão. Por isso, trabalhar com calendário editorial é fundamental para manter a organização e a periodicidade do conteúdo que é compartilhado com os seus leitores e clientes.
É muito importante manter uma sequência de contato com o seu cliente, pois só assim você é lembrado e não corre o risco de perder espaço para a concorrência.
EXTRA: + 4 dicas matadoras para a criação de seu plano editorial de conteúdo
Separamos algumas dicas matadoras para você elaborar um plano editorial perfeito para o seu negócio e que vai qualificar os seus leads ajudando a alcançar o seu objetivo:
- Informações que você pode colocar no seu calendário: Defina os dias da semana em que publicará o conteúdo, público-alvo foco daquela publicação, título da postagem, detalhes da pauta, links de referência, palavras-chave, categoria (se houver categorização dos conteúdos), finalidade do conteúdo, etapa do funil, pessoa da equipe responsável e prazos.
- Reavalie o seu calendário geral de tempos em tempos (sugerimos a cada três meses). Essa reavaliação permite medir os efeitos e planejar novos conteúdos baseado nos resultados e reações dos usuários.
- Avalie bem a frequência da publicação dos seus conteúdos, os prazos, estabelecendo um plano B caso você tenha algum problema.
Elaborar um plano editorial de qualidade faz toda diferença quando o assunto é marketing de conteúdo. Fique de olho no comportamento do seu público e pense sempre em como ele gostaria de se comunicar com a sua empresa. Além disso, não esqueça que organização, planejamento e foco são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.
- Outra dica de ouro é ter sempre a assessoria de um profissional qualificado, com experiência de mercado e disponibilidade para conhecer e embarcar nesse desafio junto com a sua empresa.
E aí, pronto para criar o seu plano editorial? Deixe um comentário com sua opinião! Quer aprender o que escrever em cada publicação de seu plano editorial? Então acesse o nosso artigo, “Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads“