Marketing

O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber

No marketing digital, é muito importante entender o que são landing pages.

Landing pages são páginas distintas no seu site, ou vinculadas a ele, construídas com um objetivo específico de conversão e com uma única pergunta de ação, que facilita a conclusão do objetivo. Elas são as páginas de destino para as quais você direciona sua audiência.

Veja suas principais características:

Um dos aspectos mais importantes de uma landing page é que ela seja completamente distinta do resto das páginas do seu website, sem menus de navegação, de modo a limitar as opções disponíveis para os visitantes.

Dessa maneira, ele será guiado para a parte mais importante, a call to action, para que concluam o principal objetivo, a conversão.

Os visitantes dessas páginas geralmente chegam até elas depois de clicarem em anúncios de links patrocinados (Google AdWords, Facebook Ads, Bing Ads, Twitter Ads, etc.) ou em um link na página de resultados de pesquisas (SERP) do Google e outros buscadores.

Saiba que um artigo de blog, no seu site, não é uma landing page, ele não foi desenvolvido com o objetivo específico de fazer uma chamada para ação, e sim criado para vários objetivos de negócio, ele é basicamente uma página do site.

Por outro lado, uma página de download de algum material (curso, tutorial, vídeoaula, infográfico, etc.), acompanhada de uma CTA para conversão, e um único propósito – o qual é gerar leads através desse conteúdo -, é de fato uma landing page.

Confira: O que é marketing digital para sua empresa?

Saiba tudo sobre o que são landing pages

Ampliar a carteira de clientes ao captar leads e transformá-los em compradores, oferecer e-books para nutrição e atração de leads e, é claro: vender! Conheça todas as facetas sobre o que é uma landing page boa de verdade!

Landing page é diferente de home page

Uma home page não pode ser uma landing page. Você deve estar se perguntando por quê. Então reflita, uma landing page tem:

  • Um objetivo de negócio específico (como no exemplo citado acima, gerar leads através da entrega de conteúdo).
  • Um único evento de conversão (como um formulário acompanhado de uma CTA, por exemplo).

Geralmente, as home pages possuem muitos focos, como apresentar a empresa para os visitantes, mostrar os principais produtos ou serviços, citar comentários de clientes satisfeitos, entre outros. Elas não são criadas com um único objetivo de conversão, mas sim vários, falando sobre diversos produtos ou serviços.

Veja também: Como criar um plano editorial para a minha empresa?

Quais os principais objetivos das landing pages?

Agora que já definimos de forma precisa o que são landing pages, podemos ir para o próximo passo, compreender seus objetivos e por que são ferramentas tão valiosas para as estratégias de marketing digital.

Existem dois principais tipos de landing page. São eles:

  • vendas diretas,
  • geração de leads.

Vendas diretas

As landing pages para vendas diretas são as mais conhecidas e muitas vezes acabam não sendo vistas como tal. Essas páginas são basicamente páginas de produtos, no caso de e-commerces, e seu único propósito é concluir a venda. Nesses casos, as CTAs podem ser botões como: compre agora, reserve já, adicione ao carrinho, etc.

Geração de leads

Também conhecidas como páginas de captura, ou página de captura de cadastros, as landing pages de geração de leads são criadas com o único objetivo de reunir informações pessoais sobre seus visitantes (como nome, e-mail, telefone, site, etc.), que posteriormente serão utilizadas nas demais ações de marketing.

Esse tipo de página geralmente tem um formulário mais extenso que os das páginas de vendas diretas, incluindo campos personalizados que podem ser utilizados para segmentar os leads no processo de nutrição.

Uma página cujo objetivo é a geração de leads deve evidenciar os benefícios que o usuário obterá ao preencher o formulário, concluindo a conversão. Alguns benefícios que você pode ofertar são:

  • Download de e-book
  • Download de guia (de como fazer)
  • Acesso a videoaulas
  • Assinatura de newsletter, entre outros

Saiba mais: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

Qual a importância de uma landing page dentro de uma estratégia de marketing?

Já falamos o quanto as landing pages são importantes para a geração de leads. Mas esse não é o único motivo pelo qual elas são tão necessárias em sua estratégia. Afinal, para além da geração de leads, elas são responsáveis por vários outros aspectos. Confira a seguir!

Otimizar o seu Lead Scoring

Antes de mais nada, você precisa entender o que é lead scoring: uma forma de priorização de leads dentro da sua estratégia. Nela, os leads “quentes” e com maior potencial de conversão são priorizados em detrimento de leads mais frios.

Essa priorização é feita por meio de pontos distribuídos para cada contato, de acordo com suas ações.

Ou seja, se o seu usuário converte em um material fundo de funil, provavelmente ele está mais próximo da compra e, por isso, deve ser priorizado pela equipe comercial.

Isso é uma maneira de facilitar o trabalho da sua equipe de vendas e otimizar sua taxa de conversão, aproveitando as oportunidades e construindo um bom histórico dos seus contatos. Assim, você consegue embasar suas equipes de marketing e de vendas com informações valiosas para suas estratégias.

Gostou desta funcionalidade das landing pages? Para isso, só são necessárias duas coisas:

  • uma boa ferramenta de Landing Page;
  • a definição de uma pontuação para os conteúdos que mais fazem sentido dentro do seu funil.

Segmentar os seus contatos

A depender do material em que seu contato converteu ou das informações solicitadas no seu formulário, é possível segmentar de maneira ainda mais assertiva os seus clientes em potencial.

Um exemplo claro são as empresas que atuam com mais de um produto, afinal, elas conseguem segmentar as diferentes personas a partir dos dados obtidos com a conversão na LP.

Uma outra oportunidade é ter o conhecimento de quem são exatamente as pessoas que estão interagindo com a sua marca. Isso é bom principalmente para os negócios que não atendem a um segmento de empresa definido. 

No caso de mercados B2B, por exemplo, essa funcionalidade ajuda a definir uma pessoa dentro da organização cliente que é mais interessante para ser seu contato.

Minimizar seu custo de aquisição de clientes

Além do que já foi dito, as Landing Pages são também uma opção extremamente mais barata de geração de leads para o seu negócio. 

De que outra maneira você conseguiria tantas informações sobre pessoas com interesse em sua marca sem precisar investir rios de dinheiro ou gastar grande parte do tempo de sua equipe? 

Com a divulgação certa e uma boa estratégia definida, uma única LP é capaz de ser o seu motor de vendas ao longo de um mês inteiro e gerar uma quantidade de oportunidades capaz de abastecer toda sua equipe de vendedores e aumentar suas chances de conversão.

Landing page: exemplos de sucesso

Agora que já sabemos o que são landing pages, seus principais tipos, seus objetivos e a importância dessa ferramenta dentro de uma estratégia de marketing, vamos conferir alguns exemplos de landing pages. Confira!

2 exemplos de landing pages criativas

Airbnb

O Airbnb é um aplicativo que permite que qualquer pessoa alugue um espaço para outros usuários e se torne um anfitrião.

Em sua homepage, a organização destaca os ganhos do potencial cliente ao decidir entrar no negócio e se tornar um anfitrião, informando o ganho médio de quem utiliza seus serviços.

Para que o cálculo seja feito com precisão, o usuário só precisa  preencher um cadastro simples e esperar a mágica acontecer.

Simples, intuitivo e assertivo. Como devem ser as ações criativas.

SEMRush

O SEMRush é um software de integração de marketing digital e traz em sua landing page uma proposta simples, mas que gera valor ao usuário desde o primeiro momento.

Logo ao abrir a página, o usuário dá de cara com uma barra de digitação, onde é possível inserir uma palavra-chave, domínio ou URL específica para obter uma demonstração das funcionalidades da plataforma por meio de uma inspeção gratuita.

E é como o ditado diz: a primeira impressão é a que fica.

Ao oferecer, logo no primeiro contato, sua utilidade, a ferramenta mostra ao usuário o seu valor de maneira efetiva e criativa.

2 exemplos de landing pages de alta conversão

Uber

A LP do Uber, famoso app de transportes, é uma das mais assertivas do marketing digital.

Um exemplo claro, da clássica expressão: “menos é mais”.

O principal objetivo da landing page é recrutar motoristas para a empresa, já que eles são sua “matéria-prima” para o aumento de ganhos.

Ao fazer uso de frases curtas e diretas junto com um botão CTA, a LP cumpre seu objetivo com maestria e destaca-se por isso.

Nubank

Nubank é uma fintech nacional que entrega um design simples mas sem nunca deixar a identidade da marca de lado.

Ela traz, logo de cara, os principais benefícios que o usuário tem ao utilizar seu serviço: rendimento acima da poupança e cartão sem anuidade.

A organização se destaca no mercado como um expoente da experiência do usuário. E, certamente, esse  é um dos principais motivos pelo seu alto índice de desenvolvimento.

Criando landing pages com a LAHAR

Agora que você já compreende o que são landing pages, como fazer o melhor uso delas e qual sua importância no marketing, não perca tempo, comece a criar as suas!

A LAHAR ajuda no gerenciamento de vendas e é um software de automação de marketing completo, que além de possibilitar a criação de landing pages de forma prática e rápida, permite executar e gerenciar todas as suas estratégias de marketing digital.

Preparamos também um conteúdo com 8 Dicas de Design para sua Landing Page, temos certeza que será muito útil no processo de criação das suas páginas de conversão.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que são Landing Pages? Escreva nos comentários, que nós responderemos!

Sumário.

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