Você já deve ter ouvido falar neles, mas sabe o que são influenciadores digitais e como usar eles nas estratégias de marketing da sua empresa?
Com um amplo alcance e altas taxas de engajamento os influenciadores emprestam sua credibilidade para as marcas chegarem até o público desejado de maneira natural e criativa (pelo menos essa á a melhor forma de usar esse tipo de estratégia.
Este artigo tem como objetivo, responder:
- o que são influenciadores digitais;
- como utilizar a credibilidade deles para alavancar sua marca?
O que são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais são pessoas que usam as plataformas online para compartilhar conteúdo e gerar um comportamento em quem acompanha seus canais.
Ter muitos seguidores não é sinônimo de influência social.
Ser capaz de influenciar uma decisão envolve, entre outras coisas:
- credibilidade;
- autoridade;
- envolvimento (também conhecido como engajamento digital);
- alinhamento entre influenciador e público.
É importante notar que para conseguir tudo isso, um influenciador deve ter como objetivo principal gerar conteúdo relevante para o público-alvo.
Por meio desses elementos, um influenciador pode ser capaz de fazer um seguidor tomar uma decisão e fazer uma escolha.
Isso envolve escolhas pessoais, mudanças de comportamento, adoção de novos hábitos e, claro, a decisão por comprar ou não algo.
E ai, entendeu o que são influenciadores digitais? A seguir separamos algumas dicas de como usar o potencial dessas pessoas a favor do seu negócio.
Aproveitamos e usamos alguns exemplos de influenciadores brasileiros para ilustrar nossas observações. Continue lendo!
Como usar o poder dos influenciadores nas estratégias da sua empresa?
Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais eu vou te dar um dado sobre o poder que eles tem sobre o marketing atual: 92% das empresas que já realizaram ações de marketing de influência afirmam que ele é efetivo para seus resultados.
Então aproveitar todo esse potencial?
1. Conheça seu público
Compreender quem é o seu público, ou melhor quem é a persona que a sua marca deseja atender, é fundamental para qualquer ação de marketing.
Quando falamos sobre persona a ideia é que você vá além da descrição de dados demográficos como idade, gênero e classe social.
Atualmente, é muito mais importante entender o comportamento e os interesses de seu potenciais clientes.
Mas como eu faço isso? No vídeo abaixo você aprende a identificar as personas do seu negócio e ainda recebe algumas dicas de como alcançá-las.
Atenção: esse passo é INDISPENSÁVEL para toda a sua estratégia. Nem pense em pular essa etapa!
2. Encontre o influenciador (es) ideal
Antes de qualquer coisa você deve encontrar influenciadores que conversem com as personas do seu negócio (que você acabou de aprender como definir).
Como falamos logo no início desse artigo, para um influencer ser realmente capaz de influenciar, um dos requisitos básicos é que haja “alinhamento entre influenciador e público”.
Logo, ao escolher um influenciador, você precisa encontrar um perfil que esteja alinhado com o seu público.
Simples assim!
Importa muito menos quantos seguidores ele tem no Instagram ou no Youtube, do que o nível de compatibilidade entre esse perfil e seu público preferencial.
Um outro aspecto a observar é o alcance que o influencer tem.
Por questões de custo e aproveitamento do investimento procure um influenciador que atue dentro de seu raio de vendas.
Se você tem uma loja local, busque por influenciadores locais.
Se sua marca é nacional, encontre influenciadores nacionais.
Dessa forma, você terá um retorno sobre investimento, mais interessante.
É importante observar outros fatores antes de escolher o seu parceiro como:
- posicionamento político;
- credibilidade;
- discursos e valores.
> Tudo isso precisa estar alinhado ao posicionamento da sua marca!
Se a sua empresa produz produtos veganos e usa essa argumento de venda em suas campanhas, não é interessante ter sua marca associada a um influenciador que usa roupas de pele animal.
3. Faça contato com o influenciador
Ao acessar o perfil do influenciador, independente de qual é a plataforma na qual ele atua, você já terá acesso aos dados para parcerias.
Envie um e-mail apresentando sua marca, peça o endereço para envio do produto (caso seja um produto) e solicite um orçamento.
Geralmente os próprios influenciadores possuem pacotes especiais para anunciantes, entretanto, você também pode propor um novo formato.
Abaixo usamos um exemplo de campanha com a influencer Gabriela Pugliesi. Ele tem mais de 4 milhões de seguidores e aborda assuntos sobre atividades físicas e boa forma. Já tendo realizado campanhas nacionais e internacionais com marcas como a Adidas.
Com um corpo extremamente malhado, a influencer dificilmente aceitaria realizar uma parceria com uma marca de fast food de hambúrgueres, por exemplo. Foge do valor proposto em suas campanhas, em geral, que estão ligadas a esportes e alimentação saudável. Como no exemplo abaixo.
4. Saia do óbvio em suas campanhas
Como dissemos acima, alguns influenciadores já possuem pacotes pré-definidos para atuar com as marcas parceiras, mesmo assim a grande maioria aceita conversar e planejar novos formatos e ideias.
Sair da caixinha é muito importante para deixar o público realmente interessado na sua mensagem.
Isso é importante porque os usuários das redes sociais já estão acostumados com anúncios nos canais de seus influenciadores preferidos, mas não tem paciência para anúncios frios, que não transmitem informação nenhuma.
Lembre-se conteúdo valioso e criatividade devem estar em tudo o que você forma fazer!
Uma boa referência para se inspirar foi a ação da SKOL com o canal do Youtube, Jout Jout Prazer.
A SKOL implantou em 2018 uma campanha sobre atitudes que são redondas e atitudes quadradas.
A empresa, em parceria com a Youtuber, criou um vídeo para o canal da Jout Jout, falando sobre atitudes masculinas em relação às mulheres que não são legais mas que, infelizmente, são comuns na época do Carnaval.
É importante que você entenda, que o canal trata de temáticas relacionadas ao feminismo, à igualdade, diversidade e outras temáticas engajadas na busca por igualdade e representatividade.
A comandante do canal, Julia Tolesano, aborda esses temas de maneira didática, séria, mas leve. Abaixo você pode conferir a campanha:
5. Monitoramento
Quais foram os resultados que a campanha trouxe para sua marca?
Lembre-se que os resultados podem estar relacionados a:
- alcance;
- visibilidade;
- engajamento;
- vendas, e mais.
É importante que você realmente entenda como as métricas podem ser usadas para aprimorar seus resultados. Pensando nisso, sugerimos a leitura do artigo; “BI no marketing digital: como ele impulsiona suas estratégias”.
E ai, gostou de saber mais sobre o que são influenciadores digitais? Já está cheio de ideias? Esperamos que você tenha muito sucesso em suas estratégias!
Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 7 dias.