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GUIA | O que é Youtube Ads: como anunciar e quanto custa?

Você conhece o Youtube e, provavelmente, já viu algum anúncio na plataforma enquanto assistia a um vídeo. Pois bem, neste artigo vamos explicar o que é Youtube Ads e como anunciar nesse canal. 

O que é Youtube Ads?

Com mais de 2 bilhões de acessos mensais e mais de um bilhão de horas de conteúdo em vídeo consumidos diariamente no canal, o Youtube é um dos grandes protagonistas quando o assunto é plataforma de marketing para atrair clientes.

O Youtube Ads é a plataforma de anúncios do Youtube. Por meio do Youtube Ads uma empresa pode apresentar anúncios durante os vídeos que são compartilhados na plataforma. 

Assim como acontece no Facebook Ads, no Google Ads e em qualquer outro canal, é possível que o anunciante segmente o público que irá receber seus anúncios, de acordo com a persona e etapa da jornada do cliente, que deseja atingir com a mensagem. 

Parte do valor que um anunciante paga pelo anúncio no Youtube é destinado ao produtor de conteúdo que publicou o vídeo, ou seja, ao canal que criou o vídeo no qual o anúncio passou. 

Como anunciar no Youtube? 

O primeiro passo para anunciar no Youtube é ter uma conta Google. 

Depois disso, crie sua campanha em vídeo e defina o tipo de público que deseja impactar, bem como o perfil do canal no qual deseja veicular o anúncio.

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos de esporte, pode veicular os anúncios em canais que possuem relação com esse assunto.

Você não vai escolher em quais canais veicular o anúncio, basta definir o público e os temas que estão relacionadas a sua marca. O Youtube faz o resto, distribuindo o anúncio de acordo com os critérios que você pre-definiu.  

Tipos de anúncio no Youtube Ads

Você como anunciante também precisará escolher entre os tipos de anúncio do Youtube Ads. Existem três modelos principais:

  1. Bumper Ads
  2. TrueView In-Stream
  3. TrueView Video Discovery

Bumper Ads

Bumper Ads são anúncios de até seis segundos, que passam no início do vídeo e que não podem ser pulados pelo usuário. 

Se por um lado você tem a garantia de que o usuário não poderá pular o anúncio, por outro precisará transmitir toda a sua mensagem em apenas seis segundos. 

Esse é um bom exercício para trabalhar a sua capacidade de criar uma mensagem objetiva.

Nesses casos o Google (que é responsável também pelos anúncios no Youtube) faz a cobrança por CPM (custo por mil visualizações). 

TrueView In-Stream

Ao contrário do Bumper Ads, esse anúncio pode ser ignorado pelo usuário após 5 segundos de visualização. Ou seja, o usuário pode acionar o comando “Pular Anúncio” e ver apenas os 5 segundos iniciais do vídeo. 

O produtor de conteúdo que fez o vídeo no qual o anúncio está sendo veiculado recebe sua comissão do valor pago pelo anunciante ao Google para a exibição no anúncio, se o usuário pular ou não o anúncio.

Entretanto, se o usuário assistir ao anúncio por completo a comissão é maior. 

O anunciante por sua vez só faz o pagamento do anúncio se o usuário assistir à campanha até o final ou realizar algumas atividades propostas pelo anúncio.

Mais uma diferença em relação ao modelo anterior é que nesse modelo os anúncios podem ser exibidos no exibidos antes, durante ou após os vídeos.

TrueView Video Discovery

Nesse modelo de anúncio do Youtube Ads os anúncios não são transmitidos nem antes, nem durante nem depois do vídeo principal. Eles ficam na barra lateral, acima da lista dos vídeos relacionados ao vídeo que está sendo assistido. 

Também podem ser visualizados na versão mobile, no app do Youtube, como parte dos resultados de uma pesquisa feita na plataforma.

O anúncio aparece como uma miniatura, da mesma maneira que todos os vídeos aparecem após uma pesquisa do usuário e mais três linhas de texto no máximo. 

Ao clicar no anúncio o usuário irá para o canal do anunciante ou para uma página externa, também escolhida pela empresa que criou o anúncio. 

Fonte: Google

Como o Youtube cobra pelos anúncios? 

Entendido o que é Youtube Ads, vamos para a parte prática de como anunciar na internet e, sobre isso, a grande dúvida é como o Youtube cobrará pelos anúncios

Existem duas formas de cobrança que podem ser praticadas pelo Youtube: CPV (custo por visualização) e CPC (custo por clique). 

Os nomes são bem auto-explicativos, mas na prática eles querem dizer que o anunciante só fará um pagamento ao Youtube (ou melhor ao Google) se os anúncios forem assistidos, clicados (você deve estabelecer o CTA que disponibilizará para isso) ou alcançarem a marca de mais de mil visualizações.

Caso nenhuma dessas ações sejam realizadas, ou seja, se o seu anúncio começar e for pulado antes de 30 segundos de visualização, (como pode acontecer na opção de anúncio TrueView In-Stream) você não pagará nada pelos segundos que foram ao ar!

Mas quanto custa anunciar no Youtube? Segundo o próprio Youtube, a maioria das empresas começa investindo pelo menos R$20 por dia para campanhas locais.

Como criar um anúncio no Youtube Ads?

Como dissemos no início deste artigo, o anúncio no Youtube Ads deve ser criado a partir da plataforma do Google Ads. Logo, o primeiro passo deve ser criar uma conta nesse canal. 

Depois disso, é importante considerar: 

  • a mensagem que será compartilhada, 
  • o público que será atingido, 
  • o investimento que pode ser considerado,
  • o tipo de anúncio (entre os três que listamos acima).

Com tudo isso definido e anúncio em mãos, é hora de seguir o passo a passo que o vídeo abaixo apresenta para colocar seu anuncio no ar. A seguir, você tem acesso a um tutorial completo de como criar um anúncio dentro da plataforma do Youtube. Confira! 

Para quem está começando nesse universo das mídias pagas indicamos que acesse o guia gratuito “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Nele você vai entender muito mais sobre o que é Youtube e vai ter acesso as principais dicas e passos para criar anúncios nas diferentes plataformas, como Facebook, Instagram e mais.  

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Sumário.

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