Marketing

O que é matriz swot e como ela funciona? Aprenda a montar a sua com esse passo a passo completo

Imagine esse cenário: surgiu uma oportunidade de viagem no mês que vem, mas você ainda não está certo se topar essa programação é a melhor decisão a ser tomada.

Qual a melhor maneira de chegar em uma conclusão? Você então decide fazer um quadro de prós e contras, pesar e analisar fatores como: tempo e dinheiro disponíveis, aptidão física, que são fatores que dizem respeito às suas condições.

Mas também irá examinar questões externas como o clima nesse destino, a moeda, segurança, entre outras características sobre as quais você não tem controle.

E por que não fazer essa análise no seu negócio e colocar na balança o que há de vantagens e desvantagens nessa empreitada empreendedora?

Nas organizações, quem cumpre esse papel – e cumpre muito bem, diga-se de passagem – é a Matriz Swot.

No Brasil, também conhecida como Matriz FOFA, o modelo SWOT mede as forças (stregths) e as fraquezas (weakenesses) – fatores internos -, assim como as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do macroambiente onde seu negócio está inserido – fatores externos. 

De maneira resumida, um modelo SWOT consiste em uma análise completa e cheia de detalhes da sua organização e do cenário econômico em que ela está, no intuito de auxiliar o empreendedor em sua tomada de decisão.

Por isso, é tão utilizada por empresas e organizações no momento do planejamento estratégico e para novos projetos. 

Afinal, seu objetivo principal é oferecer um diagnóstico estratégico capaz de prever e prevenir condições que podem ser negativas ao negócio, além de direcionar seu empreendimento de forma embasada para uma posição em que ele se diferencie positivamente da concorrência.

Se é disso que o seu negócio precisa, este artigo irá ajudar a sua jornada de empreendedor.

Continue a leitura até o final, pois iremos explicar o que é matriz swot e como ela funciona, além de enumerar suas vantagens e pontos que merecem mais atenção.

Vamos lá?

O que é matriz Swot?

Para os empreendedores que desejam que seus negócios sejam bem sucedidos, é fundamental estudar os ambientes que o circundam.

Até porque, geralmente, tudo é novo para o empreendedor e, ter uma ferramenta que possibilita a análise do ambiente em que o seu negócio está inserido é uma arma fundamental para expandir o ciclo de vida da sua empresa.

O modelo SWOT é uma ferramenta de gerenciamento que analisa tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo de uma organização com o objetivo de encontrar oportunidades de melhoria e otimizar a performance do seu negócio.

Devido a sua simplicidade e praticidade, o modelo SWOT pode ser usado em empresas de qualquer porte ou segmento. Como já foi dito anteriormente, SWOT é uma sigla, que significa: 

  • Strengths =  forças;
  • Weaknesses = fraquezas;
  • Opportunities = oportunidades;
  • Threats = ameaças.

Como fazer análise swot?

O passo número um para que um modelo SWOT seja colocado em prática é definir quais são os pontos fracos (oportunidades) e fortes do ambiente interno do seu negócio, ou seja, tudo aquilo sob o qual a empresa tem controle.

As fraquezas consistem numa análise do que pode ser feito para melhorar o negócio: seus funcionários possuem as habilidades certas para o caso? por que seus clientes não voltam a comprar com sua marca após uma compra? etc.

Em seguida, é hora de definir os pontos fortes, coisas como: qual o diferencial da sua empresa? o que ela faz de melhor? O que faz os clientes voltarem a fechar negócio com você/sua marca?

Por fim, é preciso analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, tudo aquilo que não é possível controlar.

Nesse sentido, deve-se observar as oportunidades existentes no mercado e as principais tendências que estão rolando, tudo aquilo que pode gerar receita e valor para o seu negócio.

Importante ficar de olho também nas ameaças que a empresa pode sofrer – como o surgimento de novas empresas do mesmo nicho, queda no padrão de consumo, etc – ou seja, tudo aquilo que pode afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

Atenção!

Separe os quatro aspectos colocando cada um em um quadrante e liste todos os pontos levantados em cada um dos tópicos. 

Em seguida, priorize os itens aplicando notas em cada um, utilizando o critério de sua preferência. Também classifique cada item da lista pontuando de 5 (excelente) a 1 (fraco). 

Por fim, multiplique a nota de prioridade pela classificação, isso indicará um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão sistêmica do seu negócio e uma maior visibilidade sobre onde focar esforços.

Agora que você já sabe o que é matriz swot e como ela funciona, e também como fazer análise swot, chegou a hora de vermos isso de forma mais prática. Continue a leitura e aprenda como fazer análise swot no power point e no excel.

Como fazer análise swot no PowerPoint

É possível que seja exigida uma apresentação visual do modelo SWOT. Uma das opções é criar o seu modelo SWOT utilizando o PowerPoint.

Para isso, é preciso seguir um passo a passo bem simples, utilizando o SamartArt gráficos. Esse método te faz economizar bastante tempo  na hora de fazer a sua análise.

Ao abrir o PowerPoint, vá em Inserir > SmarArt e selecione o gráfico de sua preferência, mais apropriado para a sua apresentação.

Como fazer matriz swot no excel?

Da mesma maneira que é possível criar um modelo SWOT no PowerPoint utilizando gráficos SmartArt, você também consegue fazer no Excel. 

Mas há uma diferença no modelo SWOT no Excel e que, inclusive, é um ponto bastante positivo no uso da ferramenta: nele, é possível apresentar dados estatísticos em sua matriz SWOT, além de ser possível alternar entre abas que contém também gráficos de dados.

Dessa maneira, é possível fornecer uma visão minuciosa, completa e ampla da sua organização.

Se você quer facilitar ainda mais o seu trabalho, é possível utilizar templates do Excel para fazer sua análise SWOT. Há diversos modelos pré prontos úteis disponíveis no Pacote Office.

Agora que você já aprendeu o que é matriz swot e como ela funciona, além de como fazer matriz Swot no Excel e no PowerPoint, você já está pronto para utilizar essa ferramenta na sua organização e descobrir seus pontos fortes e fracos.

Utilize as suas forças e aproveite suas oportunidades: conheça a LAHAR, o software de automação de marketing que descomplica sua estratégia digital e aumenta as suas vendas.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]