O que é growth hacking? É um termo criado para definir estratégias de gestão que se concentram no crescimento acelerado de um negócio.
Growth hacking é para qualquer negócio que busque por crescimento acelerado e alto desempenho. Entretanto, ele é mais comum entre startups, que precisam escalar seu crescimento em um curto período de tempo para provar que uma ideia funciona na prática. Nesses casos, o objetivo é atrair investidores.
Mas, afinal o que é Growth Hacking e quais as ações contempladas por ele?
Como fazer uma empresa atingir o rápido crescimento? Como aplicar o que significa growth hacking na prática?
O que é Growth Hacking?
Growth hacking é uma forma de pensar voltada para a identificação de falhas ou oportunidades, concepção de uma ideia, modelagem básica da solução, teste e implementação de melhorias dentro das empresas.
O objetivo é desenvolver um tipo de protótipo de uma solução e aplicar o quanto antes para identificar se a empresa está ou não no caminho certo. Não se espera chegar em um modelo ideal, perfeito, para então criar e avaliar.
A partir dessas hipóteses, uma solução é criada e um experimento é realizado para identificar o potencial do que foi criado.
Conforme a solução vai apresentando resultados ela vai recebendo melhorias nos pontos identificados nos testes.
O Growth Hacking, além de crescimento acelerado, também busca por um bom ROI longo nos primeiros meses de vida da empresa.
Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados
Growth hacker: o que é?
O growth hacker é o profissional que vai agir dentro da empresa em busca de crescimento acelerado. O objetivo dele é colocar em prática a ideia por trás do growth hacking, garantindo que a empresa caminhará por esse trajeto.
Um growth hacker usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes. Isso não quer dizer que esse profissional seja obrigatoriamente um profissional de marketing.
Empreendedores, gestores, gerentes de produto e engenheiros podem ser um Growth Hacker.
Em suma, um Growth Hacker sabe como definir prioridades de crescimento e escalar o crescimento.
Onde surgiu o growth hacker? O termo foi criado por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers, em 2010.
Como aplicar o Growth Hacking?
Agora que você compreendeu o que é Growth Hacking é hora de receber dicas de como aplicá-lo em sua ideia ou negócio.
São três etapas simples:
- crie seu produto;
- faça um teste de viabilidade com suas personas;
- mantenha uma atualização constante de seu serviço e produto;
- colete feedback dos clientes;
- otimize seu serviço para atender a novas oportunidades de mercado e demandas de seus clientes;
- realize testes A / B para identificar melhorias eficazes;
- mantenha a comercialização de produto ou serviço para promover o crescimento contínuo;
- acompanhe indicadores o sucesso desses resultados.
Exemplos de growth hacking
Para que o growth hacking se torne uma realidade é importante que os empreendedores estejam focados em criar um negócio com crescimento acelerado antes mesmo da ideia surgir.
Isso porque o que é Growth Hacking começa quando um empreendedor encontra uma “brecha” no mercado e:
- desenvolve uma ideia;
- cria um produto ou serviço que se encaixa perfeitamente nessa oportunidade do setor;
- aplica estratégias para atingir um grande número de clientes com menor gasto e maior rendimento possível.
Um exemplo de growth hacking clássico é o lançamento do Hotmail.
Quando foi lançada, a plataforma de e-mails anexou uma linha automática a cada email enviado por seus usuários. A mensagem incentivava os destinatários a se inscreverem para uma nova conta.
A frase era “Get Your Free Email at Hotmail”.
Resultado?
Milhões de novas contas foram criadas em poucas semanas.
É claro, os tempos mudaram e com ele o modelo das ações Growth Hacking.
Como funciona o Growth Hacking no marketing?
Também é possível aplicar a ideia do Growth Hacking em áreas como marketing, para alcançar o rápido crescimento dos resultados do setor. Nesses casos, o conceito se concentra em 3 etapas:
- obter tráfego;
- converter visitantes em leads;
- converter leads em clientes.
Qualquer semelhança com as etapas do funil de vendas não é mera coincidência. As etapas, geralmente, seguidas por Growth Hackers do mundo todo foram baseadas no funil de Dave McClure apresentado abaixo:
Fonte: Respark
Após a etapa de aquisição, as ações continuam, dessa vez para fidelizar o cliente e fazê-lo ajudar a empresa a manter o crescimento rápido.
Como você pode ver, o Growth Hacking não está associado apenas ao lançamento de uma empresa, serviço ou produto. Ao contrário, poderá – e deverá – ser usado para todas as fases do negócio.
Estratégias de Growth Hacking
A maioria das estratégias de Growth Hacking para otimização de conversão se concentram em ações de marketing digital.
O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo são estratégias centrais desse modelo por oferecerem grande crescimento com baixo custo.
O marketing de redes sociais se enquadra como uma das ações que oferecem maior alcance de clientes, principalmente, com o investimento na realização de ações de marketing digital com influenciadores.
A produção de conteúdo para blogs auxilia nos resultados de SEO para rankeamento nas ferramentas de busca como o Google.
Escrever ebooks e whitepapers e executar webinars auxiliam na captação de leads.
Boas práticas de email marketing auxiliam na construção e nutrição de leads.
Uma outra estratégia atual muito usada para o alcance e conversão de clientes é o marketing de afiliados, que usa canais de terceiros para popularizar seu serviço e alcançar novos clientes.
Para resultados imediatos as campanhas de links patrocinados (CPC) devem ser incluídas em um plano de Growth Hacking.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o que significa growth hacking, sugerimos que assista o vídeo abaixo.
Ele conta mais sobre a história e origem do termo que tem revolucionado a forma de pensar e agir de empreendedores, gerentes, profissionais de marketing e demais profissionais.
A seguir, exemplos de empresas que aplicaram o Growth Hacking para alcançarem um amplo mercado rapidamente.
Agora que você compreendeu o que é Growth Hacking e como ele pode ser aplicado em sua empresa como parte de seu desenvolvimento e crescimento acelerado, você pode contar com a LAHAR para impulsionar os resultados das ações de marketing que você utilizar.
Somos um software de automação de marketing digital completo, perfeito para otimizar suas ações de marketing e vendas.
Podemos ajudar você e seu time a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreitam o seu relacionamento com seus clientes e potenciais clientes de maneira mais eficiente.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua empresa.