Quando criamos uma estratégia online de marketing e vendas, entender o que é Google Analytics deve ser uma prioridade para que você não gaste dinheiro com ações que não te trazem resultado.
O Google Analytics é uma ferramenta do Google (óbvio) e é gratuita.
Por meio dela sua equipe tem acesso a dados que poderão ser transformados em informações para a tomada de decisões mais assertivas sobre o investimento que deve ser realizado nas plataformas digitais.
Entre as informações encontradas na plataforma estão:
- as páginas mais visitadas do seu site;
- quais as páginas que geram mais interesse e engajamento do visitante;
- por onde o cliente chega no seu site (por exemplo, redes sociais, e-mail marketing, campanha de links patrocinados)
- volume de vendas;
- taxas de conversões de leads e mais.
Exatamente por essa razão o Google Analytics é uma ferramenta tão estratégica para os negócios.
O que é Google Analytics?
Acima entendemos um pouco mais sobre o que é Google Analytics e como ele pode ser útil para seu negócio.
Mas, a seguir, vamos aprofundar um pouco mais sobre o que ele pode fazer por você e seu negócio.
O Google Analytics coleta uma quantidade enorme de dados que são reunidos em relatórios padrão e que podem ser acessados por sua equipe.
Também é possível que sua equipe construa um relatório personalizado somente com as informações relevantes para o objetivo do período em questão.
Uma agência de publicidade que trabalha com diversos clientes, por exemplo, pode personalizar relatórios para que apresentem apenas as métricas que estejam relacionadas aos objetivos de cada cliente.
Mesmo que suas metas de marketing ainda não estejam definidas é possível e necessário usar o Google Analytics para acompanhar os resultados e os indicadores de marketing mais usados como:
- aquisição de tráfego;
- taxa de cliques (CTR) orgânica;
- taxa de conversão.
Observação: o Google Analytics também ajuda na identificação de problemas no site como, por exemplo, erros no acesso ao site por dispositivos mobile. Assim fica mais fácil gerar uma solução sem perder muito tempo na descoberta do problema.
O que acompanhar no Google Analytics?
Para responder a essa pergunta a primeira cisa que sua equipe deve fazer é entender quais são os objetivos de cada canal usado e como você vai entender se ele está gerando o que se espera.
Por exemplo, uma estratégia de produção de conteúdo para SEO que tem o objetivo de gerar tráfego no site, deve acompanhar métricas de aquisição como número de novos visitantes que esse material gerou.
Caso seu objetivo final seja conversão de um visitante em lead acompanhar quais páginas geraram maior conversão é uma métrica valiosa para entender o tipo de conteúdo que gera conversão bem como os canais que atraem esses usuários.
De maneira geral, entretanto, podemos listar algumas informações que pode ser retiradas do Google Analytics e poderão ser importante para sua estratégia.
1. Conheça os canais que geram mais trafego
Essa é uma informação valiosa e que demonstra bem o que é Google Analytics e seu papel na estrutura de sua estratégia.
Entender quais ações de marketing estão gerando mais tráfego para o seu site pode te ajudar a entender:
- quais canais são mais valiosos, logo merecem mais investimento;
- quais canais não atendem a esse objetivo (ou atendem abaixo do nível esperado).
Atenção! Nem só de tráfego vive uma estratégia de marketing. As redes sociais, por exemplo, podem gerar menos tráfego mas são importantes para manter o relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Novamente, tudo é uma questão de objetivos e otimização do investimento.
2. Acompanhe os resultados de suas campanhas de anúncios pagos
Você não quer perder dinheiro com anúncios que não geram conversão, correto?
O significado de conversão varia de acordo com o objetivo da campanha e geralmente está ligado a geração de leads ou vendas.
Estabeleça o significado que ela tem para sua campanha e faça o acompanhamento por meio do Google Analytics.
Campanhas do Google Adwords são pagas por clique. Isso quer dizer que você terá um baixo ROI se os usuários clicarem em seu anúncio mas não converterem. Ou seja, você terá pago pelo clique, sem ter o retorno esperado.
A partir dos dados apresentados você poderá:
- melhorar a página de destino do anúncio;
- encerrar o anúncio;
- mudar a oferta etc.
Resumindo, sua equipe poderá tomar decisões mais assertivas para fazer sua empresas parar de perder dinheiro.
Extra: O relatório “Campanhas” mostra o desempenho das campanhas pagas e como elas se comparam a outras iniciativas de como conseguir tráfego para seu site.
3. Entenda como o usuário interage com suas páginas
Acompanhar o comportamento do usuário dentro do site da empresa também é importante para medir a qualidade de cada página e o quão eficiente ela está sendo.
Identificar que os usuários estão chegando até uma página de carrinho do seu e-commerce mas não estão realizando a compra é motivo de atenção da sua equipe.e cadaAlgo errado está acontecendo?
As páginas de pagamento estão com problemas de carregamento?
As informações apresentadas estão deixando dúvidas?
O checkout é muito longo?
Compreender o desempenho individual de cada página ajudará você a identificar quais precisam ser otimizadas para gerarem um resultado mais satisfatório.
Com esse objetivo é importante acompanhar outras métricas como a taxa de rejeição.
Como criar metas para o Google Analytics acompanhar?
Parte da compreensão do que é Google Analytics passa pela ideia de que cada campanha ou empresa possui objetivos diferentes e, independente disso, podem buscar na plataforma informações importantes.
Crie metas dentro da própria plataforma para acompanhar suas páginas, campanhas e plataformas.
Acesse o Painel de Administração e vá até o menu “Visualizar”. A seguir, um vídeo que explica passo a passo como configurar suas metas:
Entendeu melhor o que é Google Analytics? A seguir, selecionamos um vídeo do canal do próprio Google, direcionado para você que está começando.
O material está em inglês, mas possui legendas para te ajudar a compreender cada passo dessa ferramenta tão importante.
Agora é colocar a mão na massa, criar sua conta gratuita, colocar o Google Analytics no seu site e aproveitar todas as vantagens de relatórios completos, que irão te ajudar a melhorar suas estratégias e campanhas, ampliando seu retorno sobre investimento em marketing digital.
Este conteúdo foi desenvolvido pela LAHAR. Somos uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas e que pode ajudar você e seu time a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.
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