Depois de mais de dois anos da primeira linha de código e mais de 1.000 empresas terem usado e comprovado a solução, a Ramper lança a nova versão do seu software de automação de prospecção B2B, o Ramper Prospect.
A nova versão, que começou a ser desenvolvida no início de 2018, chega para os clientes em outubro com a proposta de tornar a rotina de vendedores, SDRs, prospectadores e gestores muito mais simples. Através dela, a proposta de multiplicar a geração de leads B2B demandando muito tempo dos profissionais de vendas, é novamente reforçada.
“Nós desenvolvemos uma primeira versão do software em 2016, apenas os fundadores, e essa versão aguentou o tranco dos dois primeiros anos. No início de 2018, estruturamos um time completo de desenvolvedores full-stack, data scientists, designers, UXs, P.Os, entre outros profissionais, para desenvolver uma nova versão do Ramper Prospect que esteja à altura das exigências dos nossos clientes e do momento da empresa” – comenta Henrique Machado, CTO e co-fundador da Ramper.
Após entender a necessidade real do mercado B2B e identificar que o maior gargalo no crescimento das empresas está na geração de novos negócios, a Ramper traciona o negócio no ano de 2017 e investiu, ao longo de 2018, em um time com mais de uma dezena de engenheiros de software. Essa nova versão carrega os aprendizados e feedbacks de mais de 1.000 clientes que utilizam a versão anterior.
“Nós ficamos 5 anos validando o mercado B2B através de serviços mais artesanais, para em 2016 finalmente estarmos seguros de qual solução desenvolver para endereçar a dor desse mercado. O ano de 2017 foi o ano de construir o time inicial, validar nossos caminhos para agora, em 2018, investirmos de forma mais consistente no nosso produto e operação. O lançamento da nova versão vem para corroborar com nosso posicionamento de liderança do mercado brasileiro de geração de demanda e prospecção B2B.” – palavras do Ricardo Corrêa, CEO e co-fundador da Ramper.
As melhorias mais visíveis estão na nova interface, que é ainda mais simples e agradável aos olhos do usuário. Outras melhorias são percebidas no dia a dia do uso, como maior nível de automação das funções e mais inteligência do software para realização de tarefas antes realizadas manualmente pelos usuários.
Para entender o que muda no software, abaixo segue uma síntese das principais funcionalidades.
Dashboard de início
O dashboard está mais completo com novas métricas e indicadores que ajudam a ter uma visão imediata do status das entregas, aberturas e respostas, tanto diário como mensal.
O painel agora é dividido em três partes:
Resumo
O resumo se trata de métricas e indicadores das entregas, aberturas e respostas.
Do lado esquerdo essas métricas são dadas pelo mês. Já do lado direito, há diversas opções de gráfico que mostram essas mesmas métricas por numeral, dando um consolidado conforme o seu critério: dia da semana, hora, mês e resumo, que trata-se de uma análise concisa de qual dia da semana teve mais aberturas, qual a geolocalização e o dispositivo mais usado pelos destinatários ao abrir os e-mails (exemplo: PC, Mac, smartphone etc).
Últimas atividades: as últimas atividades compila os quinze últimos envios, aberturas e respostas. Vale dizer que cada nome terá à esquerda uma barra vertical de confiabilidade do e-mail, que pode estar nas cores verde, amarelo, vermelho ou cinza. Essas cores representam, respectivamente, alta confiabilidade, média confiabilidade, baixa confiabilidade e sem confiabilidade.
Mapa: o mapa compila a quantidade de aberturas e respostas por país e estado. Os dados só serão mostrados a partir da criação de uma nova cadência criada no novo Ramper Prospect. Isto é, cadências criadas na versão anterior do software, não terão tais informações.
É possível filtrar o dashboard por período, cadência e usuário (este último recurso só está visível para o administrador da conta).
Contatos
Nesta aba vemos a lista de todos os contatos pelo nome, empresa, e-mail, cargo, site da empresa, em quais cadências e segmentações esse contato está presente e o status que pode ser novo, bounce, não recebem, quarentena, com interesse e sem interesse.
Status
Novo: contato inserido recentemente;
Bounce: e-mail não foi entregue;
Não recebem: contatos com este status não receberão nenhum e-mail de nenhuma cadência.
Quarentena: o contato que está dentro de uma cadência não receberá e-mails de outras cadências durante quarenta dias, mesmo que ele faça parte de duas ou mais segmentações;
Com interesse: contato mostrou interesse;
Sem interesse: contato não mostrou interesse.
Além disso, é possível visualizar por quem e quando o contato foi inserido e por onde foi salvo (importação de leads ou extensão Ramper).
Aqui também vemos a barra vertical de confiabilidade do e-mail explicado anteriormente no resumo.
Segmentações
Nesta aba vemos todas as segmentações, quem as criou, quando criou, quantos prospects estão nessa segmentação e por onde foram capturados (via extensão Ramper ou importação de leads).
É mostrado taxas de abertura, entregas, respostas, e-mails de confiabilidade e quantas respostas foram positivas.
É possível filtrar por A-Z, Z-A, maior data, menor data, entregues, aberturas, respostas e interesse. Na ferramenta Buscar a pesquisa é feita pelo nome da segmentação.
Ao clicar em cada segmentação temos dados de criação e a lista de todos os contatos que estão na segmentação selecionada.
Cadências
A criação de templates agora possui mais recursos, dentre eles, os mais pedidos por nossa base: agendamento por horário específico e automatização de bounce.
Para automatizar o bounce é muito simples: envie um e-mail para um contato de alta confiabilidade dentro da empresa ou para o e-mail padrão como contato@empresa.com.br – estas informações vem direto de nosso big data. Além da automação de bounce, nós temos a integração para contatos que não responderam os e-mails – você pode configurar uma quantidade de dias e enviar o contato para uma cadência ou para a integração. Além disso, é possível excluir todos os bounces da base ao ser identificado na cadência.
Além disso, é possível criar templates diretamente na criação de uma cadência. Para uma mensuração mais precisa, todo template editado na criação de uma cadência e que já está em uso em alguma outra cadência, automaticamente será um novo template. Assim, é possível identificar qual mudança gerou mais abertura ou resposta. Ainda sobre mensuração, incluímos, também, o Teste A/B.
O teste A/B são testes que realizam comparações entre variáveis, com a finalidade de definir qual variável gera as melhores respostas. Por exemplo, você pode testar dois campos de assunto diferentes para analisar qual gerou maior abertura, ou, dois CTA’s diferentes. Vale lembrar que só é possível alterar uma variável por vez para que as métricas sejam consistentes.
Templates
Em templates, agora é possível criar e organizar templates através de pastas. Isto deixa seus templates com uma visualização mais simples e organizada.
Respostas
Nesta tela você visualiza, gerencia e classifica as respostas recebidas.
De imediato já é possível saber se o e-mail foi lido ou não lido através do rótulo, data e hora da resposta, nome do contato, empresa e de qual cadência faz parte, além da classificação de respostas, novo recurso presente no Ramper Prospect.
A classificação de respostas é mais um indicador para ajudar na análise e incentivar melhorias constantes nas abordagens dos seus cold mails.
Basicamente a resposta pode ser classificada entre positivo, neutro ou negativo. conforme a resposta recebida.
Ao clicar em uma resposta também é possível visualizar por qual dispositivo o usuário respondeu. Por exemplo: PC/Windows, PC/Linux, Mac, tablet ou smartphone.
Além disto, você pode responder um e-mail diretamente do Ramper, ganhando assim, produtividade em seu dia a dia.
Configurações
Ao clicar no seu perfil no canto superior direito, há opções de Perfil, Configurações de e-mail, Integrações, Instalar extensão do Chrome, Base de Conhecimento e Sair.
Como algumas opções são autoexplicativas como Instalar extensão do Chrome e Sair, o foco será nas demais opções.
Perfil
Em Perfil você pode editar foto, nome, e-mail, empresa e senha. Ali também está presente se aquele perfil é de um usuário ou admin e a data de quando tal perfil foi criado.
Configurações de e-mail
Nesta tela você pode optar por configurar ou deletar o seu e-mail dentre as diversas opções: Gmail, Office 365, Outlook.com, Exchange, Locaweb, Mandic, Zoho, UOL, KingHost, DreamHost, Rampermail ou IMAP/ SMTP.
Integrações
Os CRMs de vendas ou marketing integrados ao Ramper ficam aqui. Você pode configurar o CRM da sua escolha a qualquer momento com mais de 10 opções disponíveis.
Base de Conhecimento
Está com dúvida sobre algum recurso? A Base de Conhecimento é um grande FAQ para auxílio imediato referente ao produto. Ele será o seu melhor amigo 🙂
Vale dizer que durante toda a sua navegação no Ramper Prospect, aparecerá o botão Suporte no canto inferior direito. Ali surgirá algumas sugestões imediatas do FAQ para esclarecimento ou, se preferir, você pode pesquisar manualmente. A pesquisa deve ser realizada por palavras-chaves para que a busca seja eficiente.
Caso o seu problema não tenha sido esclarecido através do FAQ, envie um e-mail direto ao Suporte que será respondido em até 4 horas.
As novidades da Ramper não param por aí. Além do lançamento da nova versão, a Ramper possui um roadmap que contempla um grande lançamento de funcionalidade por mês pelos próximos seis meses.
Todas essa mudanças reforçam o posicionamento da Ramper, em ajudar as empresas a terem mais negócios em seus pipelines de vendas e a tornar o vendedor um profissional mais estratégico e menos sobrecarregado com o monkey job.
Quer conhecer mais sobre o Ramper Prospect? É só clicar aqui!