Livros e marketing digital parecem termos incompatíveis, não é mesmo? Ficamos tanto tempo nas plataformas digitais que pegar um livro para ler se tornou uma prática mais rara, mas com essa lista de melhores livros de marketing digital você pode juntá-los novamente e aproveitar o melhor dos dois mundos!
Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar a você o que consideramos os 20 melhores livros de marketing digital. Eles são fundamentais para qualquer profissional da área.
Antes de ver livro por livro, confira nosso infográfico com o compilado da nossa lista:
Continue nesse post que iremos detalhar cada livro e mostrar os motivos para você ler.
Top 20: os melhores livros de marketing digital
1. Não me faça pensar #Atualizado, de Steve Krug
“Não me faça pensar” foi publicado pela primeira vez em 2000 e, quem diria?, já tratava tão perfeitamente do tema em torno da experiência do usuário digital com as plataformas e materiais ofertados pelas empresas.
Entre os melhores livros de marketing digital, a obra aborda a ideia de que todos os canais de comunicação entre empresa e clientes devem proporcionar uma experiência intuitiva.
Ao usar o termo intuitivo, quer-se abordar a ideia de que o raciocínio usado para navegar pelas páginas do site, solicitar um orçamento ou entrar em contato pelo chat deve ser feito de maneira tão natural quando possível, chegando a ser inconsciente. O livre oferece dicas práticas de como alcançar esse objetivo.
2. The Big Data-Driven Business, de Russell Glass e Sean Callahan
Este livro de marketing digital aborda um dos temas mais relevantes e atuais para o marketing: como usar Big Data. Os autores apresentam exemplos de como o Big Data e seus dados e métricas podem auxiliar empresas a tomarem decisões sobre suas ações de marketing de maneira a ampliar o ROI (retorno sobre investimento) de suas campanhas.
3. Youtility, de Jay Baer
Jay Baer defende ao longo deste livro de marketing digital que o discurso das marcas deve se concentrar em destacar atributos do produto ou serviço que ajudam o público-alvo a resolver suas necessidades.
Isso quer dizer que você deve pensar em uma proposta de valor que responda aos interesses e problemas desse usuário. Somente assim o usuário irá se interessar por sua marca.
4. Permission Marketing, de Seth Godin
Um dos profissionais mais respeitados do marketing digital, Seth Godin defende, neste livro, a ideia de um marketing baseado na produção de conteúdo relevante, que gera interesse e engaja o público.
Se por um lado ele defende o marketing de permissão, por outro rejeita o marketing de interrupção, que tenta empurrar um produto ou serviço pela “goela abaixo do cliente”. Neste livro de marketing digital, o autor ensina técnicas para que você possa aplicar na prática o que é marketing de permissão apresentando:
- estratégias;
- estudos de caso;
- tipos de mensagem ideais.
5. Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi
Deseja se especializar em marketing de conteúdo? Esse livro de marketing digital é obrigatório para você! “Marketing de Conteúdo Épico” está entre os melhores livros de marketing digital e, como você pode imaginar, tem enfoque principal na criação e planejamento de conteúdo relevante.
O autor defende que as empresas parem de falar sobre si mesmas e se concentrem em resolver problemas e necessidade dos clientes. O livro cria um modelo – como um passo a passo – para a criação de conteúdo relevante, que envolve o público e ajuda os clientes a caminharem pelas etapas do funil de vendas.
6. The Copywriter’s Handbook, de Robert W. Bly
Um livro especialmente criado para profissionais de marketing de conteúdo que buscam entender os conceitos do copywriting. Além disso, oferece um leque de informações que ajudam a desenvolver habilidades para criar campanhas criativas de marketing digital.
7. Digital Marketing for Dummies, de Ryan Deiss e Russ Henneberry
“Digital Marketing for Dummies”, ou Marketing Digital para Leigos (tradução livre), oferece uma base bastante sólida sobre os conteúdos gerais do marketing digital. São 300 páginas de um conteúdo fácil de ler e entender, que abrange temas como:
- jornada do cliente;
- planejamento de marketing;
- marketing de conteúdo;
- SEO;
- redes sociais;
- anúncios pagos;
- e-mail marketing.
8. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
Assim como os outros livros de Philip Kotler, “Marketing 4.0” é um livro obrigatório para profissionais da área. O livro oferece:
- uma visão atual do marketing;
- conteúdo geral sobre as mudanças do comportamento do consumidor;
- a nova jornada de compra;
- como usar o marketing para alcançar mais clientes e envolvê-los.
9. Introduction to Programmatic Advertising, de Dominik Kosorin
O tema super atual da programática para anúncios é abordado neste livro de marketing digital, que pode ser encarado como um manual, abordando temas como:
- segmentação de clientes;
- comportamento de compra;
- orçamentos;
- rastreamento de cookies e pixels;
- programação de anúncios para dispositivos mobile e desktop;
- anúncios em massa e mais.
Trata-se de um livro com conteúdo aprofundado sobre anúncios.
10. Art of SEO (3rd edition), de Eric Enge, Jessie Stricchiola e Stephan Spencer
Estes três especialistas abordam o tema da otimização de mecanismos de busca, ou SEO. Na obra, eles compartilham diretrizes e técnicas inovadoras para quem deseja planejar uma estratégia completa de SEO com:
- dicas gerais do básico ao avançado;
- lista de ferramentas de SEO;
- novos métodos de otimização.
11. A Cauda Longa, de Chris Anderson
Embora o conceito de cauda longa seja focado em produtos e serviços, o termo ganhou popularidade principalmente por conta da obra do jornalista Chris Anderson, lançada em 2006.
Considerado uma das bíblias de quem trabalha com marketing digital, o livro aborda a importância que os nichos de mercado têm para a economia e como eles devem ser explorados por meio de ações na internet.
Anderson mostra, pela primeira vez, um tipo de fenômeno de vendas originado com a internet em que a receita total de diversos produtos de nichos que vendem pouco consegue igualar a receita de poucos produtos de massa que vendem muito.
12. Free – grátis, o futuro dos preços, de Chris Anderson
Em Free, Chris Anderson fala sobre a tendência de zerar custos gerada pela era digital. O jornalista trata de como a economia atual pode ser construída em torno do ideal de gratuidade e os impactos que isso traria para a vida das pessoas.
Lançado em 2008, quase em tom premonitório, o livro traz casos de marcas que ganharam dinheiro apostando nesse conceito e oferecendo alguns serviços do seu portfólio de graça, originando o termo freemium, muito utilizado hoje em dia por quem é da área de vendas e marketing.
13. Web Analytics 2.0, de Avinash Kaushik
Com o subtítulo “A arte das análises de web e a ciência do foco no cliente”, o autor traz dicas voltadas para analistas de métricas, levando o leitor a entender como escolher o serviço de web analytics que mais se adequa às necessidades do seu negócio, as principais métricas que ele deve prestar atenção e como transformar dados em ações.
Kaushik ainda fala sobre testes A/B e MVT, trata de análises competitivas e engajamento social e mostra como enxergar oportunidades no mercado.
14. Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares
Com o subtítulo “domine os 19 canais que uma startup usa para atingir o aumento exponencial de sua base de clientes”, o livro, escrito pela dupla de empreendedores, fornece ferramentas para que empresas novatas consigam se dar bem no mercado e aumentar seu número de clientes.
Para os autores, muitas startups não se dão bem no mercado não porque têm um produto ruim, mas porque não conseguem ganhar tração e fazer seu negócio decolar.
Para fazer o livro, os autores entrevistaram mais de 40 fundadores de startups e criaram uma espécie de guia com 19 canais que uma empresa pode utilizar para criar (ou fazer crescer) sua base de clientes.
15. Posicionamento – A batalha por sua mente, de Al Ries e Jack Trout
Considerado um clássico e um dos mais importantes livros de marketing digital de todos os tempos, a obra de Ries e Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado competitivo.
Por meio de uma abordagem prática, os autores tratam do conceito de posicionamento (seja para um produto, serviço, empresa, instituição ou indivíduo) e sua importância para “entrar” na mente do consumidor.
A teoria do posicionamento de Ries e Trout é, hoje, obrigatória em qualquer ação e estratégia pessoal e profissional que têm como objetivo ganhar destaque no mercado.
16. Brand Brilliance, de Fiona Humberstone
Especialista em branding, a autora apresenta dicas de como trazer clareza para a marca e como focar no que realmente importa: comunicar-se de uma forma certeira. Para isso, a obra ensina a definir o cliente ideal, lapidar sua mensagem e desenvolver uma estratégia.
Humberstone ainda traz uma série de exemplos de como criar um bom site e como definir uma identidade visual com apelo estético para uma empresa.
17. Marketing na era digital, de Martha Gabriel
O livro, best seller de marketing, aborda de forma simples e objetiva a importância estratégica que o marketing possui em um novo contexto global digital; um contexto em que passamos de um ambiente de consumo de informações digitais a uma realidade em que o consumidor deixou de ser apenas um alvo para se tornar um agente ativo e gerador de conteúdo.
Inovador, o livro traz conteúdos complementares, permitindo ao leitor acessar cases, exemplos e vídeos online por meio do escaneamento de QR Codes presentes ao longo dos capítulos.
18. Nocaute, de Gary Vaynerchuk
Com o subtítulo “como contar sua história no disputado ringue das redes sociais”, o livro compara a unilateralidade do marketing tradicional, em que as empresas anunciavam e os clientes não tinham alternativa senão absorver esse conteúdo, com as novas possibilidades do marketing digital, e o empoderamento dos clientes perante as marcas nas redes sociais.
Em sua obra, Vaynerchuk ensina de que forma os profissionais da área de marketing devem interagir com os clientes nesse novo cenário. Para isso, o autor traz exemplos de erros e acertos, além de uma análise de plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
19. The Power of Visual Storytelling, de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio
“Como usar recurso visuais, vídeos e as mídias sociais para divulgar sua marca”. É assim que o livro introduz sua abordagem. Para isso, as autoras, especialistas em marketing, trazem cases de grandes empresas e explicam como fortalecer a marca e trazer resultados para a organização por meio de elementos visuais, como vídeos, fotos e infográficos.
Em outras palavras, trata-se de um guia para inspirar a criatividade e ajudar empresas de todos os portes a traçarem uma estratégia visual que auxilie a alcançar melhores resultados.
20. Everybody Writes, de Ann Handley
Título que figurou na lista de best sellers do Wall Street Journal, o livro parte do princípio de que todos nós somos escritores em potencial e que, em um mundo em que a comunicação se baseia em posts curtos na internet, o ato de escrever se torna cada vez mais importante. Baseada nisso, a autora traz um guia que ensina como atrair e reter clientes por meio da produção de conteúdo de qualidade.
Especialista na área e considerada a “rainha do marketing de conteúdo”, Ann Handley traz lições que podem ser aplicadas a toda a presença online de uma empresa, do email marketing e landing pages até sites e redes sociais.
Gostou da nossa seleção dos melhores livros de marketing digital? Já conhecia algum desses livros? Tem alguma sugestão interessante? Deixe-nos um comentário!
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