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Marketing digital para YouTube: dicas para melhorar o seu canal e vender mais

Em maio de 2019, o YouTube bateu a marca de 2 bilhões de usuários conectados à plataforma todos os meses. Diariamente, os usuários assistem a mais de 1 bilhão de horas de vídeo.

E mais do que entretenimento, o YouTube é uma fonte de renda para quem produz conteúdo. Segundo a própria plataforma de vídeo, o número de canais que tiveram receitas anuais de seis dígitos (ou seja, R$ 100 mil em diante) aumentou mais de 40%.

Dados como esses mostram que o YouTube não pode ser ignorado. Não à toa o chamado video marketing tem se tornado uma estratégia cada vez mais presente dentro das empresas.

De acordo com dados da HubSpot, 54% dos clientes querem que as empresas e marcas que eles seguem produzam mais vídeos. Isso é mais do que qualquer outro tipo de conteúdo, incluindo redes sociais, newsletters e artigos de blog.

Ainda segundo a empresa, colocar vídeos nas landing pages pode aumentar a taxa de conversão em até 80%, e uma simples menção à palavra “vídeo” na linha de assunto do email aumenta a taxa de abertura em 19%.

Ficou clara a importância de se investir nesse tipo de conteúdo, não é mesmo? Por isso, neste post veja as principais estratégias de marketing digital no YouTube para aplicar no seu canal e aumentar suas vendas. Acompanhe!

Por que ter um canal no YouTube?

Antes de falarmos das principais estratégias de marketing digital para YouTube, é importante entender por que é uma boa investir na produção de vídeos para a plataforma.

Além de todos os dados que já apresentamos, existe outro fator que torna o site praticamente indispensável para quem deseja ser encontrado na web e fortalecer sua marca: o YouTube é o segundo site de buscas mais utilizado no mundo, atrás somente do Google.

Quer dizer, esqueça Bing, Yahoo e redes sociais: a penetração dos conteúdos audiovisuais é tamanha que uma plataforma de vídeo se tornou uma das principais fontes de pesquisa para os usuários.

Na esteira disso, dados mostram que 59% dos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler um texto na internet. Além disso, pessoas que veem vídeos retêm 95% da informação que lhes foi passada, contra apenas 10% de quem lê um texto.

Leia mais: Como conseguir inscritos no Youtube sem gastar nada: 7 dicas

Marketing digital para YouTube: como fazer seu canal crescer

1. Tipo de conteúdo

As estratégias de vídeo da sua empresa no YouTube podem ter diferentes abordagens. Para definir a mais adequada, é importante conhecer seu público e analisar o seu ramo de atuação.

Lembre-se de que o YouTube é uma ferramenta de pesquisa. Por isso, procure identificar o tipo de conteúdo que é produzido pelos seus concorrentes e o que seu público tem assistido.

Algumas abordagens são:

  • Vídeos educativos: servem para educar o mercado sobre seu produto e/ou serviço. A vantagem em relação ao blog post, por exemplo, é contar com o auxílio de elementos visuais para tornar o conteúdo mais palatável e compreensível.
  • Tutoriais: são vídeos focados em instruções em passo a passo, no estilo “como fazer”. Por exemplo: como tirar o background de uma imagem no Photoshop.
  • Anúncios: os ads são aqueles vídeos que tocam automaticamente antes de outro conteúdo. Trata-se de um formato interessante para ganhar mais visualizações nos seus vídeos e, como consequência, aumentar a relevância do seu canal.

2. Integração com outras mídias

Para aumentar o número de visualizações e os compartilhamentos do canal, é importante integrá-lo a outras mídias digitais da empresa. Embora seja o segundo buscador mais utilizado, é recomendado ampliar o alcance para outros públicos.

Blog

É possível inserir vídeos no blog post, mas lembre-se de que, preferencialmente, os conteúdos sejam complementares entre si.

Você pode tanto colocar um link que leve ao seu canal, no estilo “assista aqui”, como também pode embedar o vídeo diretamente na página, possibilitando ao usuário assistir sem deixar o blog.

Redes sociais

Embora o Facebook priorize vídeos publicados dentro da própria plataforma, os conteúdos do YouTube são compartilháveis e podem ser assistidos na própria timeline do usuário. Colocar os vídeos no Twitter também é uma boa saída.

Vale lembrar, porém, que o Instagram não permite colocar links nem publicar vídeos de outra plataforma. Então, nesse caso, trata-se de uma estratégia de vídeo marketing à parte.

Email marketing

A simples menção à palavra “vídeo” no assunto do email já faz com que mais usuários abram a mensagem. Em um cenário em que a maioria das pessoas conectadas prefere assistir a um vídeo do que ler um texto, investir em mensagens convidando o lead a conferir o vídeo no seu canal pode ajudar a melhorar os resultados das suas estratégias de marketing digital para YouTube.

Google Adwords

A ferramenta de anúncios do Google também oferece algumas funcionalidades para quem deseja anunciar em vídeos. Como vimos, uma possibilidade é anunciar diretamente no YouTube, colocando seus conteúdos antes de outros vídeos. Outra alternativa é integrar vídeos às campanhas de links patrocinados. Nesse aspecto, vale apontar que o Google adora anúncios cujas páginas de destino contenham vídeos.

3. Otimização

Dentre as principais estratégias de marketing digital para YouTube está a otimização dos conteúdos. Assim como os textos do seu blog, os vídeos do seu canal também podem – e devem – ser otimizados.

Aqui entram basicamente otimizações por meio de técnicas de SEO e o uso de palavras-chave em qualquer conteúdo em forma de texto que acompanhe seus vídeos, como:

  • Título: é o nome que será exibido para os usuários;
  • Descrição: é o texto que vem logo abaixo do vídeo;
  • Tags: são as “etiquetas” que definem o conteúdo do vídeo e utilizadas pelo YouTube para exibir resultados mais precisos;
  • Thumbnail: é a imagem que dá cara ao vídeo e aparece na página de resultados para busca;
  • Anotações: são informações em texto que podem ser inseridas sobre o vídeo.

4. Mensuração

Nossa última dica de marketing digital para YouTube é o acompanhamento das principais métricas de cada vídeo e do canal como um todo.

Assim como ferramentas de outras redes sociais, o YouTube Analytics disponibiliza informações importantes para a mensuração de resultados. Esses dados são essenciais para ver o que está dando certo e o que precisa ser mudado, ajudam na tomada de decisões e na mudança de rumos da empresa.

Algumas das principais métricas do YouTube são:

  • Visualizações: número de pessoas que assistiram a determinado vídeo. Também é possível ter acesso às visualizações totais do canal;
  • Tempo assistido: trata-se do tempo médio de permanência do usuário em cada vídeo e também no canal. É importante para medir a extensão de conteúdo que melhor funciona – além de ser um dos principais pontos analisados pelo algoritmo de ranqueamento do YouTube;
  • Origem do tráfego: é possível descobrir de onde vieram os usuários que assistiram aos seus vídeos e identificar quais canais estão performando melhor.

Marketing digital para iniciantes: como criar bons vídeos para o seu canal?

Agora, se você e sua empresa ainda nem produzem conteúdo para o youtube, mais do que saber como fazer o seu canal crescer, você precisa saber como criar vídeos e conteúdos de qualidade para alimentá-lo.

Se você quer começar a investir nessa estratégia de marketing digital, confira como funciona o processo de criação de vídeos. A seguir, listamos algumas dicas que irão te ajudar:

  1. Conheça seu público

Antes de mais nada você deve se perguntar o que o seu público gostaria de ver no seu canal. A resposta para essa pergunta será, possivelmente, a chave para o sucesso dos seus conteúdos.

Entenda as dúvidas, as dores e as reais motivações do seu público para, assim, saber quais assuntos você deve abordar em seus vídeos. Outro ponto importante que merece sua atenção são os hábitos de consumo dos usuários, afinal, conhecê-los é a melhor maneira de descobrir a frequência ideal de publicação.

  1. Defina os objetivos

Antes de iniciar a produção de vídeos, é necessário pensar por que você vai fazer isso. Seja para gerar tráfego para o site, aumentar suas vendas ou até mesmo a taxa de engajamento.

Ter os objetivos claros e definidos é essencial para medir resultados e verificar se teve o retorno esperado com aquele conteúdo.

  1.  Monte um roteiro

Antes de iniciar suas gravações você deve pensar em qual história você pretende contar com seus vídeos. 

O ideal é montar um roteiro com um resumo do vídeo, expectativa de duração e a sequência de falas e imagens que vão contar essa história.

Pense também nos elementos multimídia e nos links para outros vídeos e artigos de blog que podem ser incluídos. Ter tudo isso planejado com antecedência faz com que a produção seja muito mais assertiva e eficiente.

  1. Planeje o momento da gravação: não pode faltar nada!

Garanta que no dia da gravação você tenha tudo o que precisa à sua disposição! E, se possível, pense ainda em um plano B caso tenha algum imprevisto com equipamentos.

  1. Reserve tempo para a edição

Tudo ok com a gravação? Vídeo finalizado? Então chegou a hora de fazer a edição. 

Esse é o momento de organizar tudo o que foi gravado e uma edição de qualidade pode ser o diferencial que o seu canal precisa, já que não é algo tão simples. 

  1. Determine uma frequência de publicação

Depois de tudo pronto, não saia publicando seus vídeos aleatoriamente. Ao fazer seu planejamento de conteúdos, é essencial definir as datas de publicação e, de preferência, com uma frequência constante. 

É importante fazer essa definição de acordo com os hábitos de consumo da sua audiência e, principalmente, sua capacidade de produção. Quanto tempo você precisa para produzir e entregar um vídeo de qualidade?

Essa é a melhor maneira do seu público saber quando terá novidades no seu canal e acompanhar com mais fidelidade.

Vale a pena investir em marketing digital para YouTube?

Agora que conhece algumas das principais estratégias de marketing digital para YouTube, fica a dúvida: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim!

Porém, é preciso considerar um aspecto importante: assim como toda estratégia de marketing digital, é preciso levar em consideração o seu mercado, o seu público e seus hábitos.

Da mesma forma que a sua empresa deve identificar as redes sociais que seus clientes mais usam, o mesmo vale para o YouTube. Se você viu que suas personas gostam e consomem conteúdo em vídeo, não perca mais tempo e crie seu canal!

Sumário.

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