Marketing

5 tendências de Marketing Digital para você adotar no seu negócio em 2022!

O mercado está em constante mudança e cada vez em um ritmo mais acelerado. Quem não acompanha os rumos que ele vai tomando e não se atualiza acabam ficando para trás. Por isso, trouxemos cinco tendências de marketing digital para você ficar de olho em 2022 e manter a competitividade de mercado da sua empresa.

5 tendências do Marketing Digital para ficar de olho para 2022

Vamos direto ao assunto principal deste artigo que é fazer uma lista com cinco tendências do marketing digital que já estão despontando. Confira!

1. A volta dos eventos presenciais e a integração com o digital

Uma das tendências que o marketing de maneira geral precisará ficar atento, é a volta dos eventos presenciais e como replicá-los nas plataformas digitais. 

Os eventos são poderosas ferramentas de comunicação para várias empresas e também pode ser para  sua, ainda mais se você souber usar o poder dos canais digitais para replicar a experiência presencial e ampliar o alcance da sua marca. Os influenciadores digitais podem ser o grande pulo do gato aqui. 

Atenção! Não dá para ignorar o que aconteceu nos últimos dois anos e as preocupações pertinentes precisam ser sempre reforçadas, porque a pandemia ainda não foi completamente finalizada, ou controlada. Por isso, tudo indica que mesmo com as atividades presenciais retomadas, as preocupações com protocolos de segurança seguirão sendo obrigatórios. Tenha cuidado em promover eventos com segurança para que sua marca não seja associada a irresponsabilidade diante do Covid-19.  

2. Setor de serviços migrando para o virtual

Hoje em dia você encontra todo o tipo de produtos digitais para ser comprado em sites e apps e, ao que tudo indica, o setor de serviços deve seguir esse mesmo movimento. As pessoas buscam mais praticidades e querem poder resolver o máximo de coisa possível de maneira remota.

Caso sua empresa possa oferecer soluções online, você encontrou o motivo para criar um site de vendas, sobretudo se for um nicho carente de opções digitais, por isso vale a pena ficar atento às formas de prestar os serviços que você oferece remotamente.

Aprender como montar um e-commerce para o setor de serviço pode se tornar um importante diferencial para o seu negócio.

3. Originalidade acima de tudo

A sensação para muitos consumidores é a de que, cada vez menos produtos novos e soluções criativas surgem no mercado. Por isso, uma tendência forte é a procura dos clientes por produtos e serviços autênticos.

Se você está pensando em como montar um e-commerce, por exemplo, o setor de produtos artesanais costuma ser bem agitado por conta disso e para alguns especialistas do mercado, a originalidade é algo que tende a ser cada vez mais valorizado e um ponto muito forte para ser abordado em campanhas de marketing para pequenas empresas e até mesmo grandes organizações.

Você também pode ganhar em originalidade ao criar um e-commerce com um nicho específico, como vendas de meias personalizadas, e usar do dropshipping como modelo de venda e logística.

4. Conteúdo menos frequente e mais rico

“Qualidade é mais importante do que quantidade”. As tendências da produção de conteúdo variam: uma hora a quantidade alta de conteúdos é a tendência, em outra é o momento de produzir conteúdos mais ricos e perenes.

Sempre que um tipo de abordagem satura o público, ele volta a preferir outros tipos de conteúdos. Essa mudança costuma ser cíclica.

5. Personalização e relevância

Continuando a falar de conteúdo, lembre-se sempre de garantir a produção de conteúdo relevante e segmentado para seus leads e clientes.

Sem dúvida, outra tendência forte do marketing digital é a demanda dos consumidores por conteúdos mais personalizados. 

Já não faz mais sentido apenas enviar mensagens padronizadas que não agregam nada de diferente aos seus leads. No geral, tudo o que você vai conseguir com isso é ser ignorado por consumidores que não vêem verdade no que você diz.

A automação do marketing digital será cada vez mais essencial neste processo que busca aprimorar a experiência do cliente através da segmentação de clientes, com muito potencial para personalizar seu conteúdo.

Em resumo, as cinco principais tendências do marketing digital para 2022 são:

  1. A volta dos eventos presenciais
  2. Setor de serviços migrando para o virtual
  3. Originalidade acima de tudo
  4. Conteúdo menos frequente e mais rico
  5. Personalização e relevância

O que são tendências de mercado?

Basicamente, as tendências dentro de qualquer mercado são mudanças que estão acontecendo ou que têm grandes chances de acontecer em breve. Toda a movimentação e inovação que pode impactar as relações comerciais, dentro de um setor são consideradas tendências.

Nem sempre as tendências se confirmam, ás vezes podem surgir as famosas “modinhas”, mas só se mantendo atento ao que acontece no mercado é possível aproveitar boas oportunidades. 

As tendências de mercado podem surgir de vários lugares, desde novas invenções e criação de dispositivos até mudanças de comportamento do consumidor e a popularização de alguns produtos e serviços.

Como identificar tendências de marketing digital?

Quem identificar uma tendência forte do mercado digital e apostar antes de todo mundo tem grandes chances de destacar a sua marca e chamar a atenção do público consumidor. 

E por mais difícil que possa parecer conseguir pescar os movimentos do mercado, é possível sim criar um processo que vai te ajudar a olhar de forma diferente para cada movimento em torno do seu negócio, inclusive entre seus clientes.  

A seguir, listamos algumas formas de mapear o mercado para ter mais chances de identificar tendências do marketing digital e se destacar antes dos seus concorrentes, confira.

Conheça mais os seus clientes

Uma das formas de antecipar o que o mercado está pedindo e trabalhar para suprir uma tendência que possa estar surgindo é pedir feedbacks e realizar pesquisas para identificar as necessidades dos seus clientes. 

Ao conversar com o público que consome da sua empresa é possível identificar comportamentos, necessidades e interesses em comum, que podem se tornar tendências quando postas em perspectiva. 

Fique de olho em pesquisas de mercado

Outro termômetro de tendências muito importante são as pesquisas de mercado divulgadas por institutos de pesquisa e revistas como a Forbes, Época e Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que trazem os estudos relevantes para o mercado. 

Ao avaliar os resultados que elas apresentarem tente desenvolver um olhar para o futuro, ou seja, para onde os resultados apontam. Evite apenas considerar o que já aconteceu. 

Acompanhe influenciadores de marketing digital

Com o advento das redes sociais você pode aprender muito ao acompanhar de perto as previsões e indicações dos grandes influenciadores e pesquisadores do marketing digital

Vale a pena seguir alguns perfis de influenciadores com muito conhecimento na área como Neil Patel e Philip Kotler.

Monitorar sites e plataformas relevantes

Ficar bem atualizado também é uma das formas mais inteligentes de se manter próximo de farejar movimentações do marketing digital que possam vir a se tornar tendências. Vale a pena seguir alguns sites como: 

Esperamos que você tenha curtido e anotado as nossas dicas de tendências para o marketing digital de 2022. Agora organize o planejamento estratégico da sua empresa e comece a colocar tudo em prática. Boas vendas!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]