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Marketing digital para arquitetos: 5 estratégias para divulgar serviços e alcançar clientes

Talvez você já desconfie, mas vale reforçar que o marketing digital é uma das maneiras mais eficientes para uma empresa, seja ela grande ou pequena, divulgar seus serviços e alcançar clientes. Em uma estratégia de marketing digital para arquitetos, algumas ações são indispensáveis, entre elas:

  • criar um site;
  • estabelecer uma estratégia de SEO;
  • investir em marketing de conteúdo para blog;
  • usar as redes sociais estrategicamente;
  • criar uma estratégia de e-mail marketing.

A seguir, vamos abordar cada uma dessas táticas, oferecendo dicas de como alcançar os melhores resultados, seja de branding ou vendas. Acompanhe!

Marketing digital para arquitetos: 5 estratégias que não podem ficar de fora!

1. Crie um site

Sim, criar um site exige um certo investimento, mas é fundamental para uma estratégia de marketing digital para arquitetos.

Suas redes sociais não substituem um site profissional, que:

  • apresenta seu portfólio;
  • reúne informações sobre você e seu escritório;
  • abriga seu blog (falaremos mais sobre isso nos próximo tópicos);
  • permite que os seus clientes entrem em contato com você.

Além de ser o caminho de como rankear no Google, existem outros benefícios estratégicos de manter um site otimizado para os mecanismos de busca, entre eles:

  • maior eficácia em publicidade com a divulgação do seu domínio em todos os materiais publicitários;
  • disponibilize um canal de fácil acesso a novos clientes;
  • expanda seu mercado, sem limites geográficos;
  • amplie seu alcance local;
  • promova sua marca e apresente os serviços que possuem sua assinatura;
  • melhore o atendimento ao cliente.

Marketing digital para arquitetos

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2. Estabeleça uma estratégia de SEO

SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa e é o processo de melhorar um site de maneira a ajudá-lo a ser classificado nos resultados de pesquisa quando os usuários pesquisam palavras-chaves e frases específicas.

Se você não sabe ao certo por que isso é importante, pense em como normalmente encontra as informações e tira dúvidas sobre os mais variados assuntos. Você pesquisa no Google, correto? 

Pois é, o SEO ajuda as páginas de seu site a aparecer como resultado de uma pesquisa feita no Google, realizada por meio de uma palavra-chave relevante para o seu negócio.

Marketing digital para arquitetos

Você também pode investir em ações de SEO local, para ter ainda mais destaque entre as pesquisas realizadas em seu raio de atuação.

Marketing digital para arquitetos

3. Alimente um blog

Uma das ações de marketing digital para arquitetos que podem trazer melhor retorno sobre investimento para seu escritório é a produção de conteúdo relevante para blog.

Uma vez que você já tem um site, incluir um blog é bastante simples e tem um custo muito baixo. Em contrapartida, manter um blog tem o potencial de atrair clientes e parceiros.

Criar conteúdos para blog é uma maneira relativamente fácil e barata de:

  • aprimorar seus esforços de Inbound Marketing;
  • direcionar tráfego para o site;
  • atrair mais prospects.

Se você não sabe por onde começar a escrever, uma dica de especialista é usar uma ferramenta de painel de palavras-chave que irá mostrar as pesquisas mais comuns feitas por pessoas que buscam assuntos relacionados aos seu nicho. Resumidamente, por meio dessa ferramenta, você será capaz de saber o que seu público está pesquisando, e assim, poderá responder a ele suas dúvidas.

Esse processo também aumenta suas chances de ter as páginas do blog ranqueadas em boas posições de resultados no Google.

Leia mais sobre o assunto no artigo; “Como descobrir as palavras mais procuradas no Google: GUIA prático com 3 etapas”.

Ao manter um blog dentro de sua estratégia de marketing digital para arquitetos, você também terá acesso a vantagens como:

  • estabelecer sua empresa como referência do setor;
  • conectar pessoas à sua marca;
  • agregar valor aos visitantes orgânicos de seu site;
  • aumentar a geração de leads;
  • criar oportunidades para seu conteúdo ser compartilhado.

4. Use as redes sociais estrategicamente

Talvez você até já tenha uma página no Facebook e um perfil no Instagram, mas é hora de criar uma estratégia mais consolidada de divulgação em redes sociais para o seu escritório, concorda?

Aproximadamente 90% dos 3 bilhões de usuários ativos em redes sociais tentam se conectar a marcas e empresas por meio desses canais, o que influenciará suas futuras decisões de compra. Tenha uma presença ativa nas mídias sociais para ser visto por seus clientes atuais e potenciais.

Para criar uma estratégia consistente você pode seguir um passo a passo simples:

  • identifique seus objetivos;
  • defina seu público;
  • selecione as melhores plataformas;
  • entregue um conteúdo consistente e de alto valor para seu público;
  • encontre influenciadores digitais estratégicos para ajudar em suas ações;
  • engaje seu público;
  • avalie seus resultados.

Quer saber mais? Continue sua leitura em; “Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing”.

5. Crie uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é a tática de marketing digital com maior ROI entre todas as ações que você pode vir a implementar em seu marketing digital para arquitetos. A cada R$ 1 investido a média de retorno do e-mail marketing é R$38.

Espero que esse dado já tenha te convencido de que não dá pra deixar de lado essa ferramenta.

Para criar uma estratégia de e-mail marketing você vai precisar:

  • defina quem é seu público;
  • crie sua lista com contatos (ou leads). Para aprender mais sobre essa etapa do marketing digital para arquitetos, indicamos o artigo “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”;
  • segmente seus contatos;
  • defina metas e métricas de sucesso;
  • escolher as ferramentas certas, entre elas um software de automação de marketing, que é ideal para otimizar resultados e facilitar a criação e envio do material.

Caso você queira tornar a sua estratégia de marketing digital para arquitetos ainda mais eficiente, alcançando melhores resultados, indicamos que inclua em suas ações, a contratação de um software de automação de marketing.

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Sumário.

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