Vivemos uma era de mudanças rápidas e constantes. O mundo está em evolução contínua e não dá mais para fazer um planejamento anual de conteúdos ou esperar o ano inteiro para rever suas estratégias de marketing – a não ser que você queira ficar para trás.
Se você ainda faz planejamentos anuais de marketing e realiza reuniões que poderiam ser um e-mail, está na hora de deixar o Marketing Ágil entrar na sua vida e na cultura da sua organização. Não dá mais para perder tempo.
Mas, afinal, como o agile marketing transforma a sua organização? Ele ajuda a tornar processos mais eficazes e a aumentar a produtividade da sua equipe. E essa mentalidade é fundamental dentro da realidade vivida nos dias de hoje, onde as mudanças em relação ao comportamento da sociedade são constantes.
Se pudéssemos resumir o Marketing Ágil, diríamos que se trata de um uso mais inteligente e rápido dos recursos disponíveis. Seu principal objetivo é ganhar eficiência e qualidade no que está sendo entregue pelo time.
Mas você sabe o que são metodologias ágeis, agile marketing e como aplicá-lo na sua equipe? Fica tranquilo, você está no melhor lugar para descobrir!
O que é a metodologia ágil?
Uma metodologia de gestão de projetos ágil feita por meio de ciclos curtos de trabalho e melhoria contínua – com uma abordagem iterativa e incremental – que gera resultados mais rápidos e eficazes. Como diz Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum (um framework ágil), agilidade “é a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.
No ano de 2001, cerca de dezessete profissionais da área de desenvolvimento de software – que já utilizavam métodos como o Extreme Programming e o Scrum -, promoveram um encontro para discutir novos modelos de construção de software.
Foi exatamente aí que surgiu um documento que mudaria o universo de desenvolvimento e, posteriormente, tantos outros – como o de marketing. Esse manifesto descrevia os valores e princípios fundamentais para um desenvolvimento de software com resultados mais eficientes e eficazes.
Confira os 4 valores e os 12 princípios trazidos nesse manifesto e que são fundamentais para qualquer transformação de mindset tradicional em mindset ágil. Os quatro valores são:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder às mudanças mais que seguir um plano.
Além disso, há também os 12 princípios presentes no manifesto, que podem ser resumidos assim:
- Geração de valor
- Flexibilidade
- Frequência
- União
- Motivação
- Comunicação
- Funcionalidade
- Sustentabilidade
- Revisão
- Simplicidade
- Organização
- Autoavaliação
Esses são os princípios que norteiam a metodologia ágil no desenvolvimento de softwares, mas cada indústria que absorve o agile precisa adaptar esses valores e princípios ao seu contexto, inclusive o agile marketing.
Os três grandes objetivos desse documento eram:
- foco em entregar valor para o cliente;
- melhoria contínua;
- rápida adaptação às mudanças de contextos.
Ou seja, o principal fundamento da metodologia ágil – também conhecida como agilidade ou agile – é ser adaptável. Não ficar parado diante das mudanças do mercado e das respostas constantes dos consumidores às suas estratégias.
O que é Marketing Ágil?
O agile marketing é a adaptação dos métodos ágeis para a área de marketing. Surgida originalmente no universo do desenvolvimento de softwares, a agilidade trata-se de um conjunto de valores e princípios que buscam tornar – e tornam – as estratégias mais eficientes, eficazes e adaptáveis às mudanças do mercado – e do mundo.
Ou seja, o agile marketing veio para levar as equipes de marketing até a era digital, respondendo rapidamente às transformações do mercado de maneira colaborativa, contínua e focada na experiência do consumidor.
O marketing precisa – e deve – agir mais rapidamente. E para que isso aconteça, a agilidade provoca algumas transformações culturais nas equipes de marketing.
- Para ser ágil, é preciso ser mais colaborativo e flexível;
- Para responder rapidamente ao mercado, é necessário estar sempre focado no consumidor;
- Para ter melhorias contínuas, é preciso planejar e avaliar as estratégias em períodos mais curtos.
Com essa mudança de mindset, a transformação ágil do marketing tradicional – que passa a ser agora o marketing ágil – torna sua equipe mais produtiva, maximiza sua eficiência e melhora suas entregas.
Quais são os valores e princípios do Agile Marketing?
Ao longo desse texto conhecemos o Manifesto Ágil, que foi o ponto de partida para que a metodologia ágil se espalhasse por diversos setores para além da área de tecnologia.
Essa expansão da agilidade provocou uma reação nos outros setores adeptos a metodologia, que compreenderam a necessidade de adaptá-la aos seus próprios contextos e trazer ganhos ainda mais assertivos diante de sua realidade.
Com isso, em 2012, os profissionais de marketing criaram o seu próprio manifesto. Em um evento denominado SprintZero, realizado em São Francisco (EUA), foram documentados os valores fundadores de uma metodologia agile para o marketing. Dessa maneira, surgiu o Agile Marketing Manifesto.
O Agile Marketing Manifesto, embora menos popular que o tradicional, conta com 7 valores e 10 princípios que norteiam os profissionais de marketing que desejam seguir essa metodologia.
Conheça, a seguir, cada um desses sete valores capazes de grandes transformações no seu jeito de fazer marketing. Confira!
- Validar aprendizado mais que seguir opiniões e convenções
É preciso que todos compreendam o caráter não-linear do Agile Marketing.
Esse jeito ágil de fazer marketing consiste, basicamente, em um processo contínuo e cíclico de validação do aprendizado a partir de três etapas básicas: implementar-mensurar-aprender.
Ou seja, em vez do time tomar suas decisões baseadas em convenções do mercado ou obedecendo algum superior imediato, o marketing ágil trabalha com o que realmente importa: dados, testes e experimentações.
- Colaboração centrada no consumidor mais que isolamento e hierarquia
O Marketing Ágil tem como um de seus princípios o trabalho em colaboração e focado nas necessidades do consumidor. Ou seja, o conhecimento é compartilhado não só com a equipe, mas também com outros setores, para que as tomadas de decisão sejam feitas em comum acordo, sempre visando as reais necessidades do cliente.
O marketing ágil veio para flexibilizar estruturas e acabar com hierarquias e burocracias.
- Campanhas adaptativas e iterativas mais que grandes campanhas lineares
No marketing tradicional estamos acostumados a ver ou criar campanhas publicitárias com desenvolvimento linear. O que isso significa? Que elas envolvem um grande orçamento e ficam no mercado por bastante tempo, sem perspectivas de adaptações ao feedback do público.
Ao contrário do que acontece no marketing ágil, onde há uma abordagem não linear e iterativa. Partindo de uma pequena estratégia implementada e medindo o seu sucesso, ela vai sendo ajustada, lançada novamente e assim sucessivamente, aprimorando constantemente sua campanha.
- O processo de descoberta do consumidor mais que previsões estáticas
Nesse valor, mais uma vez o processo de aprendizado do agile marketing cumpre um papel não linear. O aprendizado sobre o consumidor é um processo contínuo de descoberta, onde é necessário se manter acompanhando seu comportamento, medindo resultados e reações e aprimorando sempre.
- Planejamento flexível mais que planejamento rígido
Sem flexibilidade, sem agile marketing. De que outra maneira o negócio será capaz de se adaptar às transformações do mercado e às respostas dos consumidores senão sendo flexível?
Um planejamento anual gigante não faz o menor sentido em um marketing que busca se adaptar à realidade do mercado. Os ciclos curtos dos métodos ágeis demandam um planejamento rápido e adaptável.
- Responder às mudanças mais que seguir um plano
Assim como no Manifesto Ágil original, o Agile Marketing Manifesto também precisam responder às mudanças, visto que vivemos em um mundo – e, consequentemente, num mercado – dinâmico e imprevisível.
Ou seja, mais importante do que seguir um plano de marketing sem nenhum questionamento, o marketing ágil enxerga a mudança como parte do processo e como uma chance para evoluir cada vez mais suas estratégias em prol do consumidor.
Não importa se essa mudança altera todo o seu planejamento, o que importa é ganhar vantagem competitiva diante da concorrência.
- Pequenos experimentos mais que grandes apostas
No marketing tradicional, o planejamento de uma campanha grande pode levar até meses para ser feito, envolver diversos funcionários e uma grande fatia do orçamento. Imagina se der errado?! Tem certeza que a melhor saída é esperar um mês para ajustá-la conforme diz o planejamento?
No agile marketing a proposta é: pequenos experimentos em ciclos curtos. Prove seu sucesso – ou a falta dele – o mais rápido possível e corra para fazer os ajustes necessários. Ou seja, melhore sua estratégia, – sucessiva e constantemente – e alcance os melhores resultados.
Como já foi dito, além dos sete valores, o agile marketing manifesto traz também seus dez princípios, embora não tenham sido definidos no dia do SprintZero. Continue a leitura para saber quais são.
Os 10 princípios do Agile Marketing Manifesto
Confira a seguir, 10 boas práticas, popularmente conhecidas como os dez princípios do marketing ágil que, se traduzidos e resumidos, são assim:
- A prioridade número 1 deve ser a satisfação do cliente, com entregas rápidas e contínuas que resolvam seus problemas;
- Abrace as mudanças. Responder rápido às mudanças é um grande diferencial competitivo;
- Ter frequência de entrega de programas de marketing de algumas semanas a alguns meses, de preferência na escala de tempo mais curta;
- Alinhamento próximo do time de marketing com a gerência, vendas e desenvolvimento;
- Criar um ambiente com suporte e confiança que possibilitem a motivação da equipe;
- Compreender a tríade implementar-mensurar-aprender como a principal fonte de progresso;
- Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo para que seu marketing seja sustentável;
- Não ter medo de errar, mas não repetir o mesmo erro duas vezes.
- Aumenta a agilidade mantendo uma atenção contínua aos fundamentos de marketing e ao bom design;
- Simplifique sempre..
Ferramenta agile: conheça os frameworks ágeis na prática
O agile marketing tem como objetivo utilizar a metodologia ágil na gestão de projetos por meio de sistemas e ciclos pré-definidos. Isso ajuda na previsibilidade e controle das ações. Vamos conhecer alguns desses frameworks? Confira!
1. Scrum Marketing
O framework scrum divide projetos em ciclos curtos, que costumam durar entre duas ou quatro semanas – são as chamadas Sprints, e as tarefas que precisam ser feitas ficam numa lista conhecida como backlog.
Uma Sprint só se inicia após o planejamento e a priorização das tarefas que serão feitas. Após esse primeiro momento, é hora da priorização, as tarefas são priorizadas e distribuídas na chamada Product Backlog.
O Scrum Marketing demanda a realização de reuniões diárias para acompanhamento, como a Daily, que serve para que a equipe esteja alinhada sobre o que foi feito no dia anterior e o que será feito no dia atual.
Há também a Sprint Review, uma reunião importante que deve acontecer ao final da Sprint para que sejam apresentadas as ações que foram feitas naquele ciclo.
Por fim, existe a Sprint Planning encerrando o ciclo, ao ser feito o planejamento da próxima Sprint.
2. Kanban
O sistema Kanban que foi criado na Toyota evoluiu e agora está presente também no marketing ágil.
Hoje ele é visto como o framework ágil mais simples de ser implementado junto às equipes de marketing.
Mas, afinal, o que é o Kanban?
O Kanban é um sistema visual de “cartões” – que podem ser feitos tanto em formato de post-its quanto de maneira digital – e que, na prática, são distribuídos ao longo de um quadro dividido em três colunas: “para fazer”, “fazendo” e “feito”.
Cada “cartão” representa uma tarefa e deve ser movido entre as colunas conforme o seu status.
Atenção: É fundamental determinar um limite de tarefas em andamento por colaborador.
Para saber mais sobre este framework: O que é Kanban? Entenda como funciona esse método
3. Lean
O lean funciona como um gerenciamento que busca evitar desperdícios, empregando apenas o necessário para a realização de algum processo ou projeto.
Suas ações que merecem mais destaque são:
- Identificar e eliminar problemas que atravancam os processos de maneira contínua;
- Eliminar ruídos de comunicação, garantindo que o fluxo de trabalho esteja claro para todos;
- Indicar a ordem de prioridade das entregas da equipe;
A metodologia lean tem sido bastante utilizada no agile marketing pois ambos visam simplificar e usar os recursos necessários.
Por que utilizar o Agile Marketing?
Agora que você já está por dentro dos principais conceitos do universo ágil, vamos conferir as vantagens de utilizar o agile marketing na sua organização?
- Aumento da produtividade: alcance mais resultados em menos tempo.
- Maior eficiência: faça as coisas da melhor maneira.
- Foco no consumidor: entrega de valor e atenção à maneira como eles respondem às estratégias
- Maior adaptabilidade: abrace as inevitáveis mudanças de mercado e prepare planos flexíveis que podem se adaptar a qualquer momento.
- Alinhamento de equipe mais efetivo: equipes ágeis se reúnem constantemente e, juntos, reveem os planos, compartilham as tarefas, testam e mensuram resultados.
- Auxilia na transformação digital: uma transformação que insere a empresa na velocidade da era digital
- Estimula a inovação: ideias inovadoras não surgem em estruturas rígidas e hierarquizadas.
Pronto para aplicar o marketing ágil na sua organização?
Ficou claro que o Agile Marketing, mais do que um conceito, é uma metodologia que exige mudanças culturais e de mindset, certo?
É preciso compreender bem o marketing ágil, para assim poder definir o framework mais adequado ao seu negócio e envolver os colaboradores nessas mudanças.
Para além da transformação de mindset é importante sempre contar com um software de automação para que sua equipe de marketing otimize o trabalho e tenha um desempenho fora da curva, alcançando resultados exponenciais. Por isso, conheça a Lahar e comece já sua transformação!