Marketing

Machine learning no marketing digital: como aplicar, áreas e exemplos

O uso do Machine Learning no marketing digital está associado a aplicação de dados como informações que são usadas para melhorar resultados e processos, contribuir para a produtividade do time e gerar melhores resultados junto ao público da empresa que adota a tecnologia.  

O que é Machine Learning?

Essa explicação vai ser rápida. Pode confiar! 

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é um dos recursos usados na Inteligência Artificial para torná-la eficiente. 

Isso porque a partir do Machine Learning o sistema criado é capaz de aprender e melhorar sua abordagem para a tarefa que deve executar. 

Sim, o Machine Learning oferece ao sistema (que pode ser entendido também como um robô) uma das capacidades mais associadas à inteligência humana: a capacidade de aprender.

E é claro que essa habilidade do Machine Learning pode ser usada no marketing digital. Mas, como? 

Antes de nos aprofundarmos sobre o uso do Machine Learning no marketing digital é importante que você, como profissional de marketing, possa respirar aliviado. 

Não é necessário que você saiba como construir um sistema de aprendizado de máquina para que a sua empresa, ou a empresa para a qual você trabalha, possa aproveitar os benefícios que essa inteligência pode trazer para o negócio. 

Desenvolvedores e pesquisadores do mundo todo e das principais ferramentas que você usa no dia a dia, como o Google Ads, se ocupam dessa tarefa para que você possa apenas manejar a ferramenta.

Fazendo uma analogia simples, você não precisa saber como construir um carro para pilotar um. Logo, você não precisa saber construir códigos relacionados ao aprendizado de máquina para usá-los no seu dia a dia.

Entretanto, por outro lado, não basta esperar que tudo funcione sozinho. Se quiser dirigir um carro vai precisar aprender como fazer isso, entendendo como ele funciona e quais instruções passar para ele (como trocar de marcha) para que funcione da maneira que você precisa. 

Para deixar mais clara a posição do profissional de marketing dentro da ideia do uso do Machine Learning no marketing digital, assista ao vídeo abaixo com Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist do Google Cloud. 

Machine learning no marketing digital

O Gartner prevê que até 2020, cerca de 30% das empresas usarão aprendizado de máquina e Inteligência Artificial no marketing digital em pelo menos um de seus processos de vendas.

Maior personalização no relacionamento com o cliente

Um sistema de Machine Learning é capaz de aprender sobre o comportamento e os interesses de cada consumidor e oferecer a solução mais adequada às demandas comuns deles. 

É muito surreal uma ferramenta entender seu comportamento e interesses e oferecer produtos e serviços que estejam alinhados a eles?

Acredite você convive com isso todos os dias, dentro da sua casa. 

A Netflix aprende sobre seus gostos, preferências e interesses todos os dias que você acessa seu perfil e busca por alguma coisa para assistir. 

É por isso que a lista de séries e filmes que aparecem na home do seu perfil da Netflix é diferente da lista de indicações que sua amiga, seu namorado e seu pai. 

É também por isso que o percentual de relevância apresentado em cada conteúdo é maior ou menor do que o apresentado para outras pessoas. 

Dentro da realidade do marketing digital, ferramentas dotadas de Machine Learning podem ajudar as marcas a oferecer melhores experiências aos clientes ao apresentar a eles conteúdos, informações, produtos e serviços que estão alinhados aos seus desejos, gostos e necessidades. 

Tudo isso contribui para a personalização das campanhas e, consequentemente, para o aumento no engajamento e envolvimento dos usuários.

Criação de conteúdo inteligente

Não é só na curadoria de conteúdos relevantes que o Machine Learning pode atuar dentro do  marketing digital. É também na própria criação de um conteúdo que atenda aos principais desejos dos usuários.

O machine learning aprende o que faz sucesso em um conteúdo e indica para a sua equipe de marketing que deve criar conteúdos otimizados, que atendam ao que foi identificado como aspecto de sucesso. 

Usando mais uma vez a Netflix como exemplo, a plataforma usa dados gerados pela inteligência de máquina, não apenas para indicar as séries e filmes que você deve ver, mas também para criar seus próprios conteúdos originais

Esses conteúdos contêm elementos identificados pelo sistema como atrativos para o público. 

De fato, as produções da Netflix, geralmente, reúnem mais de um elemento identificado como “agente de sucesso”, pelo sistema de Machine Learning.

Conheça um pouco mais sobre o uso do Machine Learning nas estratégias da Netflix, no vídeo abaixo. 

As ferramentas de Machine Learning no marketing digital também são úteis para ajudar os profissionais de marketing digital a descobrir e entender os dados que vão indicar o tipo de conteúdo, ou mais especificamente, elementos dentro do conteúdo, que mais atraem e engajam usuários, leads e clientes.

Tudo isso a partir de um aprendizado sobre artigos mais lidos, artigos com mais engajamento, e cruzando dados que vão permitir que ele encontre e aprenda quais são os elementos comuns desses artigos. 

Com certeza isso vai muito além da pesquisa de palavras-chaves. 

Otimização de campanhas de anúncios pagos 

É claro que as campanhas de anúncios pagos feitas no Google, Facebook e outros canais já oferecem funcionalidades relacionadas ao Machine Learning.

Entre as recentes melhorias nos sistemas de anúncios do Google, o destaque vai para a eficiência do Machine Learning no marketing digital. 

Leia também: Google Adwords vale a pena? 5 razões para investir em 2020

As campanhas de lances inteligentes aproveitam o aprendizado de máquina para tornar suas campanhas mais lucrativas a partir de:

  • taxas de CTR preditivas, 
  • otimização da rotação de anúncios, 
  • otimização de seus lances que estimam a probabilidade de conversões de acordo com uma série de comportamentos do usuário.

Quer aprender mais sobre como usar o Machine Learning no marketing digital dentro do Google Ads e superar os números das suas campanhas até o momento? Assista ao vídeo abaixo.

Automação de marketing

A automação de marketing usa o Machine Learning no marketing digital para:

  • coletar e analisar dados, 
  • aprender com padrões e resultados anteriores,
  • fornecer insights confiáveis em relação à segmentação de clientes
  • compartilhar sugestões prescritivas, 
  • sugerir opções de segmentação de conteúdo e mais.

Para entender o que é um software de automação de marketing acesse nossa página com TUDO sobre automação de marketing:

  • o que é, 
  • vantagens da automação de marketing,
  • passo a passo de como fazer automação de marketing e mais. 

Essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados contribuindo para a aplicação da Inteligência Artificial no marketing digital. 

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

Sumário.

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