Marketing

9 livros para profissionais de mídias sociais

As mídias sociais promovem uma diversidade de fluxos de informação entre os seus usuários. Dentro delas, verdadeiras comunidades são formadas.

Estamos falando de sites na internet voltados para a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de opiniões em diversos formatos. Nesse contexto, estão incluídos os blogs, as redes sociais e muitos outros canais que abrangem comunicação, relacionamento e entretenimento multimídia.

Tendo em vista esses fatores, as empresas passaram a destinar esforços a esses espaços virtuais de interação entre usuários, com o intuito de aproveitar o potencial da marca no âmbito digital e assim alavancar os negócios.

Motivos para buscar os melhores livros de mídias sociais

Como a atenção do usuário é muito disputada nesses ambientes, os profissionais especializados em mídias sociais são cada vez mais requisitados no mercado. Isso porque possuem qualificação para implementar estratégias de marketing digital, produzir conteúdo que será veiculado nas redes e campanhas, analisar dados e métricas. Além de, claro, buscar inovação nessa área.

Observa-se, ainda, que o mundo digital está cada vez mais forte e próspero. Portanto, o “social media” precisa desenvolver continuamente diferenciais que o coloquem à frente da concorrência. Para esse profissional, é imprescindível investir em cursos, trocar experiências e claro, pedir indicação de livros para mídias sociais.

Lista dos melhores livros de mídias sociais

Convidamos nossos times de conteúdo e social media para criarmos essa lista, baseada nas experiências que trocamos diariamente aqui na Ramper

Chegamos a uma seleção de 9 livros, todos essenciais para quem busca aumentar seus conhecimentos e saber quais são as melhores práticas no ramo. Confira nossa lista de livros de mídias sociais a seguir.

Boa leitura!

1. Transformando Palavras em Dinheiro – Ícaro de Carvalho

O copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo fundamental para o marketing em mídias sociais. Ele visa, através do uso das palavras certas, encantar e convencer o leitor a efetuar uma determinada ação, gerando assim vendas e conversões para a empresa.

Este é o ponto central do livro brasileiro “Transformando Palavras em Dinheiro”, em que Ícaro de Carvalho, um dos copywriters de maior influência no país, apresenta 42 lições sobre marketing digital e copywriting. O conteúdo é direcionado aos profissionais que buscam construir sua autoridade no meio virtual.

A obra revela-se, ao longo de suas páginas, um verdadeiro manual composto por diversas técnicas eficazes para se comunicar de forma persuasiva na internet. O autor explora a escrita que provoca gatilhos mentais e formula propagandas disfarçadas nas redes sociais. 

Mais do que frases de efeito e call to actions que vendem, essa leitura fornece também ótimos ensinamentos acerca de produtos, público-alvo e negócios, fazendo um apanhado completo de insights que irá alavancar a carreira dos profissionais de mídias sociais.

2. Influencer – Brittany Hennessy

O mercado das mídias sociais é amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. As vagas vão desde analista e gestor de mídias sociais, consultor de marketing digital, designer de experiência do usuário, até influenciador digital. É sobre esta última profissão que trata a nossa segunda recomendação de leitura.

Influencer”, escrito pela estrategista de mídia social Brittany Hennessy, é um livro de mídias sociais que ensina todas as etapas para gerir e monetizar a sua influência. Vale para quem cria conteúdos criativos, seja no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, ou qualquer outra rede social que venha a ter um boom de usuários no mundo.

A autora é diretora de relacionamento da Carbon August, uma plataforma de desenvolvimento de influenciadores. Ela extraiu de sua vasta experiência os melhores aprendizados a respeito de como manter a audiência engajada, conquistar patrocinadores para a marca e gerenciar seguidores.

Portanto, essa é uma leitura obrigatória para aspirantes a influencer ou até mesmo para quem deseja trabalhar no mercado digital e ganhar a vida com a produção de conteúdo.

3. Marketing 4.0 – Philip Kotler

O profissional de mídias sociais, que é o responsável por construir o elo entre a marca e o seu público-alvo nos meios digitais, precisa ter um amplo conhecimento sobre a abordagem evolutiva do marketing digital. Ela é mais conhecida como “Marketing 4.0”, e deu origem ao livro homônimo de Philip Kotler.

Considerado o “pai do Marketing Moderno” e titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, Kotler desenvolve em seu best-seller os conceitos e ideias do Marketing 4.0. Essa é uma revolução no mundo do marketing, pois marca a necessidade de alinhar o tradicional ao digital.

O célebre autor destrincha a forma mais atual de se praticar marketing, apontando os melhores comportamentos e análises que são seguidos por todos os tipos de empresas. Os  objetivos centrais são humanizar as interações, promover a conectividade global e aprimorar a jornada de compra do cliente.

Sem dúvidas, a leitura desse livro de mídias sociais torna-se essencial para os profissionais que almejam encantar na era digital e obter o crescimento e expansão da carreira dentro do marketing.

4. Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

Como explorar estratégias de marketing digital para impulsionar a criação de uma marca pessoal? Ou ainda, como aproveitar as plataformas de mídia social e sua base de usuários para envolver pessoas e convertê-las em clientes? Estas e muitas outras questões sobre o tema deste artigo são respondidas no livro “Vai Fundo!”.

Primeiramente, é relevante salientar que o autor deste best-seller internacional, Gary Vaynerchuk, conseguiu elevar o faturamento da loja de bebidas da família de US$ 4 milhões para US$ 50 milhões. Isso tudo em apenas oito anos, investindo somente em ações de marketing digital.

Dado isso, Vaynerchuk transformou suas conquistas em uma grande obra que orienta os leitores a como encontrar seu público, interagir com eles nas redes sociais e garimpar leads para o negócio. O principal foco é rentabilizar a marca na internet fazendo uso de ferramentas digitais.

Concluímos que, por meio dos aprendizados obtidos nessa leitura, você aprenderá a potencializar seus resultados, a partir das redes sociais, e, principalmente, ganhará dinheiro fazendo o que gosta. Portanto essa é, sem dúvidas, uma ótima indicação de livro para mídias sociais.

5. Cultura da Conexão – Henry Jenkins

Considerado um dos estudiosos de mídias sociais mais influentes da atualidade, Henry Jenkins propõe uma nova visão sobre aqueles conteúdos que chamamos de “virais”.

Em sua tese, o comportamento do usuário na internet é ativo, não passivo. O ato de compartilhar uma postagem, produto ou meme, é sempre consciente. Tem a ver com o desejo de propagar algo que gerou identificação.

Ou seja, compartilhar algo interessante também é uma busca por pertencimento. Nas redes sociais, alguns conteúdos engajam mais do que outros porque geram mais dessa sensação de pertencer, criando uma conexão. E o melhor: com uma boa estratégia, é possível ter conexões sólidas e duradouras entre usuário e marca.

6. Marketing 5.0 – Phillip Kotler

Temos que voltar em Kotler, afinal ele não fez a fama que tem à toa.

Nesse livro, o autor coloca o desenvolvimento tecnológico como fator de sucesso para os negócios. Se Marketing 4.0 fala da necessidade de conectar pessoas com marcas (por meio de outras pessoas que as representam), Marketing 5.0 traz a tecnologia para o centro dessa relação.

No período mais crítico do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o comportamento de compra do brasileiro mudou bastante. Muitas pessoas passaram a acreditar em e-commerces, perdendo o medo de comprar pela internet. Com tantas transações realizadas online, o que a inteligência artificial aprendeu para poder influenciar nossas decisões futuras?

O que torna esse um dos melhores livros de mídias sociais é o fato de que, mais uma vez, Kotler se revela um visionário. A mudança já está acontecendo, cabe ao mercado se adaptar.

7. Storybrand – Donald Miller

Essa é uma leitura revolucionária. Donald Miller, grande autor do tema storytelling (a técnica de contar histórias persuasivas, que envolvem a atenção e o aproximam o leitor das marcas), compartilha seus conhecimentos.

Acontece que não se trata da história de sua empresa, mas sim de qual papel seus produtos ou serviços terão na história dos seus clientes. 

Para ensinar seu método, Donald utiliza sete elementos universais, contidos em diversas histórias contadas ao redor do mundo, desde os tempos antigos. Depois de ler esse livro, você compreenderá o motivo por trás da decisão de compra. Com isso, a forma de descrever um negócio muda, trazendo o foco para as soluções, benefícios e transformações trazidas por ele.

Imagem de Livro - Storybrand

8. The Cluetrain Manifesto – Rick Levine e +

Lançado em 1999, esse manifesto ainda é muito atual. Ele é essencial para qualquer pessoa que estuda ou trabalha com marcas e influência. Claro que não ia faltar em nossa lista de livros de mídias sociais.

Seu conteúdo é gratuito e online, mas pode ser adquirido impresso também. Aqui os autores compilam 95 teses referentes a um novo e conectado mercado (pensando que foi escrito na virada do século). Os conceitos são essenciais e capazes de gerar incríveis reflexões até hoje. 

Ponto interessante: a obra já falava da necessidade de ouvir o cliente, de entender o que ele fala. Os negócios que mais fazem sucesso na internet hoje se valem desse conhecimento que, como vimos aqui, nem é tão inovador assim, mas muito necessário.

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9. Selfie – Will Storr

A obra aborda o individualismo das redes sociais e a era da autoestima. Como essa sensação de estar sempre em evidência mexe com nossos sistemas sociais. Quem éramos antes, e quem somos agora – pense bem, você consegue se lembrar da vida antes das selfies?

É um texto incrível, repleto de pesquisas sobre os impactos que essa cultura da imagem pessoal está causando na sociedade ocidental.

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O poder das mídias sociais

“Se o conteúdo é rei, a conversão é rainha.”

John Munsell

John Munsell, CEO da Bizzuka, foi notavelmente preciso em sua citação, pois um bom conteúdo que direciona tráfego das redes sociais para para sites não é o suficiente. Para ser realmente notável, ele também deve converter clientes em vendas.

Depois de twittada por uma pessoa, sua citação rodou o mundo, foi utilizada em centenas de postagens em blogs e até apareceu em um comunicado à imprensa. Esta foi, inclusive, considerada uma das 20 melhores citações de mídia social de todos os tempos.

Com apenas um tweet, milhares de usuários entenderam que as conversões são importantes, tal qual o conteúdo. Todo esse acontecimento traduz o grande poder das mídias sociais em disseminar uma mensagem, de forma rápida e exponencial.

Esperamos que esse fato inspirador possa motivar a sua jornada como profissional de mídias sociais, assim como as indicações de livros de mídias sociais que escolhemos para você neste artigo!

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Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores de best-sellers da atualidade. Temos como missão principal levar conhecimento diversificado que se encaixe no dia a dia de cada um dos nossos usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Sumário.

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