Antes de falarmos em design de landing pages, precisamos definir o que é uma landing page.
Em tradução livre, landing page significa página de destino, ou seja, é a página para onde a pessoa é direcionada após clicar em alguma CTA (Call to Action – Chamada à Ação).
Seja esta página um anúncio patrocinado, postagem nas redes sociais, e-mail marketing, artigo num blog, banner no site, etc., a landing page tem como principal objetivo converter visitantes em leads e esses leads em clientes.
Nesse contexto, o landing page design pode ser uma ferramenta bastante efetiva.
Se você conhece, utiliza ou pretende utilizar as técnicas de Inbound Marketing, provavelmente já sabe que as landing pages são ferramentas muito importantes na execução dessa estratégia de marketing.
Uma boa estratégia de geração de leads demanda uma boa landing page, e criar uma requer pesquisas, testes e muita dedicação.
Para te ajudar nesse processo, apresentaremos nesse artigo 8 dicas de landing page design que te ajudarão a criar uma LP de sucesso.
Landing Page Design: as 8 dicas de ouro que você precisa conhecer
Não se deve julgar um livro pela capa, mas, no caso do design de landing pages, o visual é muito importante.
Entenda porque e como aplicar em seu negócio.
1 – Formate a Landing Page para SEO
Se você quer que sua landing page apareça nos resultados de pesquisas dos principais buscadores, como Google, Bing e Yahoo, é preciso trabalhar alguns elementos básicos de SEO na sua landing page:
- Defina uma palavra-chave para sua página, relacionada ao conteúdo abordado na página
- Distribua a palavra-chave definida e suas variações no conteúdo da página
- Utilize a palavra-chave no título e na URL da página
- Otimize as meta tags Title e Description com a palavra-chave
- Otimize as imagens da página com a palavra-chave (quando possível)
- Para organizar o conteúdo da página, utilize a hierarquia de tags “H1, H2 H3…”
2 – Títulos e Subtítulos Simples e Objetivos
Uma das primeiras dicas de design de landing pages é a importância do título.
Ele é o primeiro elemento da página com a qual o usuário tem contato, e é um dos principais responsáveis pela permanência, ou não, do usuário na página.
Simples e objetivos, o título e os subtítulos devem explicar resumidamente o conteúdo da página e prender a atenção do lead em potencial, fazendo com que ele permaneça na página e realize a conversão.
Use negrito nos títulos e subtítulos para destacá-los, tornar mais fácil e rápida a compreensão do conteúdo abordado na página, direcionar a leitura, evidenciar os benefícios da oferta e atrair a atenção do usuário.
Os títulos devem ser seguidos de seções curtas de conteúdo, o que facilita a leitura e interpretação, sem se tornar algo maçante e cansativo.
3 – Contraste de Cores no design de landing pages
Por mais surpreendente que parece, as cores exercem grande influência nos resultados de sua landing page.
Realce as informações mais importantes na página, as sessões que você mais quer que sejam vistas, com contraste de cores.
O título, o formulário de cadastro e a CTA são as principais áreas da página, nas quais o uso de cores contrastantes é recomendado. Por isso, na hora de criar sua landing page, o design dessas áreas deve ser o mais caprichado possível.
O contraste de cores destaca os principais elementos na página e atrai a atenção do usuário para o que é mais importante.
Mas esse trabalho é preciso realizar com cuidado, sendo recomendado usar apenas cores que contrastem entre si, utilize a roda das cores como referência, e não exagere na quantidade de cores na sua landing page.
Normalmente, 3 opções de cores já é o suficiente.
Veja também: Landing Pages: como converter visitantes em leads
4 – Elementos Visuais
Utilize imagens e vídeos para explicar a proposta da sua oferta. As imagens e vídeos devem ter um propósito direto, bem definido e que vá de encontro ao conteúdo abordado na página, em vez de apenas preencher o espaço.
Uma landing page de design adequado deve primar pela boa qualidade dos elementos visuais. Isso pode evidenciar mais claramente os benefícios da sua oferta e despertar o interesse do usuário.
Todavia, a má qualidade desses elementos pode prejudicar o desempenho da landing page e seu design.
Imagens de pessoas felizes tornam a página mais receptiva, calorosa e pessoal aos visitantes. Com imagens desses tipo, a landing page se tornará mais atraente, e deixará os leads em potencial mais confortáveis.
As pessoas agem de acordo com seus sentimentos, e é possível trabalhar o emocional das pessoas através dessas imagens, de modo a fomentar a conversão.
5 – Remova Links Externos e Navegação
Quando criamos o design de uma landing page devemos fornecer aos usuários um fácil caminho para a conversão, tanto visual como em termos de navegação.
Precisamos fornecer aos potenciais leads uma única ação que os leve a conversão, isso significa remover qualquer barra de navegação, rodapés e links externos (a não ser que seja muito importante), que possam desviar a atenção do usuário.
Ter muitas áreas de cliques na sua página pode distrair seu potencial lead, afastando-o do seu CTA e de seu objetivo principal. Então, mantenha-os focados e longe das distrações.
6 – Evidenciar Benefícios da Oferta
O conteúdo da landing page tem um papel muito importante no processo de conversão de visitante em um lead, pois ele é responsável por descrever a oferta e seus benefícios, de modo a convencer o usuário, seja a preencher o formulário, ou comprar o produto.
Potenciais leads precisam saber se os produtos ou serviços oferecidos correspondem às suas necessidades, saber o que exatamente obterão com este relacionamento.
Apresente os benefícios de uma forma clara e objetiva, e que deixe os usuários curiosos por mais informações.
Confira também: Como atrair clientes com Inbound Marketing
7 – Formulário Curto = Menor Taxa de Rejeição
Crie um fomulário de cadastro curto, para prevenir uma alta taxa de rejeição.
Para um usuário visitando uma página, não há nada mais frustante ou intimidador que um imenso e complicado formulário.
Ao pensar no design da landing page, o formulário de captura de cadastros deve ser simples, torne-o fácil para as pessoas se inscreverem, caso contrário, sairão de sua página antes de realizar a conversão.
8 – CTA – Call to Action
Umas das características mais importantes do design de uma landing page é o CTA.
Ele tem como principal objetivo fazer com que as pessoas realizem alguma ação na página, cujo objetivo é a conversão esperada.
Crie um CTA objetivo, que evidencie claramente ao usuário o que acontecerá ao clicar na chamada.
O Call to Action deve ser a área da página com maior destaque, uma vez que é a última etapa que o visitante percorre até a conversão.
Que achou destas dicas de landing page design? Veja mais dicas em nosso blog: